19/03/2017

.
ESTA SEMANA NO 
"DINHEIRO VIVO"

Idade já não é entrave 
para encontrar trabalho

Há cada vez mais empresas a precisar de pessoas para funções menos qualificadas e dispostas a empregar pessoas mais velhas.

No ano passado, a taxa de desemprego das pessoas com mais de 45 anos ficou abaixo dos 10%. 

Desde o final da década passada que isto não sucedia. Ao mesmo tempo, o número de trabalhadores naquela faixa etária recuperou 3,2% face a 2015. Estes números refletem uma tendência que a empresa de recrutamento Adecco começou a sentir no final do ano passado: há cada vez mais empregadores que não olham para a idade quando precisam de pessoas para trabalhar. 
 .

 “Há clientes que olham para pessoas com mais de 50 ano e consideram a sua contratação”, referiu ao Dinheiro Vivo Carla Rebelo, diretora geral da Adecco, assinalando que esta é uma das mudanças que começou a verificar-se a partir do último semestre do ano passado e que irá acentuar-se este ano. E porque é que isto acontece? Porque, por um lado, as empresas acabam por aproveitar a experiência a maturidade do novo trabalhador e, por outro, porque isto lhes permite dar resposta a alguma escassez de oferta de mão de obra que vai começando a sentir-se.

Os dados do Instituto Nacional de Estatística indicam que no último trimestre de 2016 havia mais 77 mil pessoas empregadas na faixa dos 45 aos 64 anos do que no período homólogo de 2015. A evolução do desemprego neste intervalo de idades espelha o inverso: naquele período o número de desempregados caiu de 234,5 mil para 205,4 mil. 

A taxa de desemprego situou-se no final de 2016 nos 9,4%. Não há registo nos últimos seis anos de um valor tão baixo. A idade não é a única mudança que Carla Rebelo assinala. “O mercado está em grande atividade e isso não acontece apenas com as profissões mais qualificadas”, refere, acrescentando haver cada vez mais empresas a necessitar de recrutar pessoas para funções menos qualificadas e mais operacionais. 

Logística, transporte, operações de produção, trabalhos de construção civil são algumas das áreas onde a procura de mão-de-obra está a crescer e onde nota mesmo alguma dificuldade em encontrar pessoas. “Há um elemento novo nesta dinâmica e começam a faltar pessoas para trabalhar”, refere a mesma responsável. Ou seja, perante esta maior dinâmica no emprego, direcionada sobretudo para procura interna, começa a sentir-se maior dificuldade em encontrar pessoas. Esta leitura tem também reflexo nos dados do INE: ao longo do ano passado o universo de trabalhadores na indústria e serviços avançou 1,9% (em ambos os casos). E apenas a agricultura fechou o ano e 2016 com menos população empregada, com a quebra a ascender a 7%. 

O nível salarial oferecido – sobretudo a quem já passou por uma situação de emprego/desemprego – faz também não ajuda já que nem todos estão disponíveis para aceitar salários mais baixos do que tenham antes ou de valor inferior ao do seu subsídio de desemprego, assinada ainda Carla Rebelo. A procura por alguns tipos de profissionais mais qualificados que já vinha de trás está também a crescer, mantendo-se a escassez de oferta que já antes se verificava. 

A maior procura, refere Carla Rebelo, verifica-se nas áreas de tecnologias de informação, digital, engenharia de processos ou ainda marketing. Mas também entre os mais qualificados, a diretora-geral da Adecco vê sinais de alguma mudança. “Valoriza-se cada vez mais as pessoas com capacidade de liderança. Nunca como agora as empresas estiveram tão preocupadas em em pessoas multitarefa”, afirma Carla Rebelo. Ou seja, as empresas procuram pessoas para funções mais abrangentes. 

* Infelizmente temos dúvidas no que respeita à empregabilidade de "gente não nova". "Gente não nova" vai dos quarenta anos para a frente e pelas pessoas que conhecemos naquela idade cada vez se torna mais difícil arranjar trabalho.

.

Sem comentários: