04/10/2011


HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

S&P diz que probabilidade de nova recessão europeia em 2012 
subiu para 40%
A Standard & Poor's alertou hoje para a possibilidade de a Zona Euro poder voltar a cair em recessão. Apesar de o "double dip" ainda não ser previsível, a probabilidade da sua ocorrência, considera a agência de "rating", aumentou significativamente nos últimos tempos.


Para já, a S&P “apenas” reviu as suas previsões de crescimento para o conjunto da união monetária, de 1,5 para 1,1% em 2012. No Reino Unido, a projecção aponta para um crescimento em linha com o valor anterior – 1,7%, apenas menos 0,1 pontos percentuais do que antes.

“Ainda não esperamos um genuíno “double dip” [nova recessão] na Zona Euro, mas reconhecemos que a probabilidade de uma nova recessão na Europa Ocidental continuou a crescer”, afirma a S&P. “Estimamos que a probabilidade desse cenário se materializar no próximo ano é de 40%, ainda que no nosso cenário base continuemos a antecipar um crescimento fraco e mal distribuído nos próximos cinco trimestres”.

A puxar as expectativas para baixo estão vários inquéritos a empresários, que em Agosto e Setembro apontam para uma grande deterioração da confiança. Um movimento que se nota não apenas na periferia da Europa mas também nalgumas das economias do centro. Os problemas da banca europeia, diz a S&P, também colocam grandes desafios e explicam uma parte da revisão das perspectivas.

“Ainda acreditamos que a procura robusta das economias emergentes, e a resiliência dos consumidores francês e alemães, bem como o apoio continuado da política monetária, evitem a recessão em 2012”, disse Jean-Michel Six, economista-chefe da empresa. “Contudo, os riscos não devem ser subestimados. Eles podem vir dos mercados financeiros, com uma nova subida das taxas de juro de longo prazo, ou da “componente real” da economia, através de um crescimento mais fraco dos emergentes”.


* Se esta previsão se tornar real, é bem provável, a vida dos portugueses piora para o triplo.

.

Sem comentários: