23/11/2018

.
HOJE NO 
"A BOLA"
Tramadol proibido a partir de março

Embora não faça parte das substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidopagem (AMA), Tramadol será proibido no ciclismo a partir do dia 1 de março do próximo ano.

Existe a possibilidade dos testes serem da responsabilidade dos comissários anti-doping da UCI. «Existem aspetos médicos, técnicos e legais que temos de examinar com o nosso comité médico. 
 .
Não será um teste anti-doping, mas usaremos as nossas regras de saúde, para o controlo se efetuar porque apenas será necessário uma gota de sangue do dedo. O teste será feito antes de se iniciar a corrida ou no final. No caso de o limite ser ultrapassado, a sanção passa pela exclusão da corrida se o teste for efetuado antes da partida e a desqualificação se for efetuado no final», afirmou David Lappartient, presidente da UCI.

O Tramadol é um opioide utilizado como analgésico e estudos efetuados no ciclismo garantem que a maioria das quedas no pelotão são originadas por corredores que utilizam esta droga, que, muitas vezes, é dissolvida nos bidons juntamente com pílulas de cafeína.

* O Tramadol misturado com cafeína é um 'explosivo' que não se sabe como 'rebenta'. Quem droga os ciclistas, eles próprios ou as equipas técnicas?

.

Sem comentários: