04/06/2015

.

HOJE NO
 "JORNAL DE NEGÓCIOS"

Varoufakis: 
O meu país precisa de esperança

"As objecções moralistas à atribuição de ajuda à Grécia são muitas, o que nega ao seu povo uma oportunidade de alcançar o seu próprio renascimento", escreve o ministro helénico das Finanças num artigo publicado no Project Syndicate. 

Num artigo de opinião para o Project Syndicate, publicado esta quinta-feira, o ministro grego das Finanças recua até 1946 e recorda o "Discurso de Esperança" do então secretário de Estado norte-americano, James F. Byrnes, quando se deslocou a Estugarda no pós-guerra, dando à Alemanha "a oportunidade de acreditar na recuperação, crescimento e regresso à normalidade".
.
"Sete décadas depois, é o meu país, a Grécia, que precisa dessa oportunidade", escreve Yanis Varoufakis.

"É claro que a Alemanha deve a sua recuperação e riqueza do pós-guerra ao seu próprio povo e ao trabalho árduo, bem como à sua inovação e devoção perante uma Europa unida e democrática. Mas os alemães não teriam conseguido o magnífico renascimento do pós-guerra sem o apoio expresso no ‘Discurso de Esperança", sublinha o ministro grego das Finanças.

E prossegue: "Actualmente, é o meu país que está encerrado nas mesmas circunstâncias e a precisar de esperança. As objecções moralistas à atribuição de ajuda à Grécia são muitas, o que nega ao seu povo uma oportunidade de alcançar o seu próprio renascimento".

* É natural desconfiar e muito dos gregos, principalmente porque falsificaram dados monstruosamente, para aderirem à então CEE mas não desejamos que vivam mal e muitos até em desespero.

.

Sem comentários: