19/04/2012

.

HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Durão Barroso em Luanda para "relançar as relações" entre Angola e UE

"É uma visita de trabalho com o governo angolano para ver como vamos relançar as relações entre Angola e a União Europeia. É essencialmente esse o objectivo da visita", disse Durão Barroso à chegada a Luanda.

O Presidente da Comissão Europeia chegou hoje a Luanda para uma visita oficial, cujo objectivo é relançar as relações entre Angola e a União Europeia, disse José Manuel Durão Barroso à chegada.

"É uma visita de trabalho com o governo angolano, com um encontro com o Presidente José Eduardo dos Santos para ver como vamos relançar as relações entre Angola e a União Europeia. É essencialmente esse o objectivo da visita", disse à imprensa Durão Barroso, que recebeu cumprimentos de boas vindas da ministra do Planeamento, Ana Dias Lourenço.

"Angola é um país que assume cada vez maior importância em África, e mesmo além de África, e penso que é do nosso interesse mútuo reforçarmos relações, que são já bastante positivas, mas que podem ainda ser aprofundadas em muitos domínios", concluiu.

Neste primeiro dia da visita, a primeira de um Presidente da Comissão Europeia a Angola, Durão Barroso vai ser recebido, durante a manhã, pelo chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, com o presidente da Assembleia Nacional e os líderes das bancadas parlamentares.

Do programa consta ainda a assinatura dos contratos com organizações da sociedade civil para projectos de educação cívica e observação eleitoral, no valor de 1,2 milhões de euros.

Um encontro com Isaías Samakuva, líder da UNITA, maior partido da oposição, encerra a agenda do primeiro dia da visita a Angola.

Segundo os últimos dados disponíveis, a UE é o maior exportador para Angola e o terceiro principal parceiro comercial em termos globais.

Em termos regionais, Angola é actualmente o segundo principal parceiro comercial da UE na África Austral.

A UE é ainda o maior doador de ajuda pública ao desenvolvimento de Angola, país com que desenvolve um programa de cooperação plurianual (2008-2013), ao abrigo do 10.º Fundo Europeu para o Desenvolvimento e do Orçamento da Comissão Europeia, de mais de 250 milhões de euros.


* Vai visitar o ZEDU ditador.

.

Sem comentários: