19/05/2020

.
HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Fundo de Recuperação da UE atira juros de Portugal para mínimo de março

As obrigações soberanas dos países do sul da Europa negociaram em forte alta esta terça-feira, com os investidores a reagirem de forma favorável à proposta da Alemanha e França para a Comissão Europeia constituir um fundo de recuperação de 500 milhões de euros que vai fazer subvenções (e não empréstimos) aos países da região afetados pela pandemia da covid-19.
.

Os juros das obrigações do tesouro a 10 anos cedem 9 pontos base para 0,75% e a taxa dos títulos espanhóis recua 9,2 pontos base para 0,633%. Na dívida italiana a yield desce 3,8 pontos base para 1,63%. Já a taxa das bunds a 10 anos está pouco alterada em -0,469%, sendo que hoje já tocou em máximos de três semanas.

A yield das obrigações portuguesas a 10 anos está em mínimos de 31 de março, acentuando assim a tendência descendente das últimas sessões e afastando-se dos máximos anuais acima de 1%.

A proposta do eixo franco-alemão está a ser bem recebida pelos investidores uma vez que a ajuda que os países vão receber será a fundo perdido e não vai acrescer à dívida pública de cada país. Os moldes em que vai ser constituído este fundo vai ainda ser alvo de uma proposta da Comissão Europeia, que terá que ser aprovada por todos os países da União Europeia.

* A notícia é boa, não se sabe o tempo que  dura. O que dura há muito tempo é a autoridade da sra. Merkel acolitada pela França, nem sempre nos tem sido favorável. A horda nórdica mais a Áustria vão fazer sangue.

.

Sem comentários: