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NO "DINHEIRO VIVO"
Eurobest
Como ultrapassar a crise?
Numa banheira com versatilidade
Demonstrar que a criatividade pode ajudar a solucionar a crise económica. Este é o briefing lançado aos jovens criativos, este ano também para profissionais de agências, mas também a freelancers.
A competição Young Creatives Integrated Competition está integrada
no Festival Eurobest, a competição europeia da indústria publicitária e
da comunicação que se realiza este ano em Lisboa, de 28 a 30 de
novembro.
Para promover este evento, a agência Fuel acaba de
lançar um filme, que reforça o mote. A direção criativa é de Pedro
Bexiga e Marcelo Lourenço, que são também diretor de arte e copywriter.
A
produção é da Show Off e a realização de Alexandre Montenegro. Esta já
tinha sido a equipa que fez o anúncio de promoção da competição Young
Creatives do Eurobest do ano passado.
O vencedor da competição
nacional terá oportunidade de representar Portugal a nível
internacional, podendo assim mostrar o seu valor aos seus pares, à
indústria criativa nacional e a toda a Europa.
O desafio,
proposto pelo IADE e pela MOP, consiste no desenvolvimento do conceito
criativo e respetiva estratégia 360 º para explicar à comunidade
empresarial nacional que a criatividade é a melhor ferramenta para
ultrapassar a crise económica.
31/10/12
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O artigo de
PEDRO BIDARRA
Cunnilingus, jacuzzi e anunciantes
Na semana passada escrevi sobre uma boa e moderna campanha de publicidade. A melhor que vi este ano. Hoje escrevo sobre a pior que vi este ano e que o título deste artigo resume. Uma campanha ordinaríssima. Pelo menos para mim que assino esta coluna como publicitário. Na semana passada citei a agência e o autor. Esta semana não o faço. Não cito nem aos autores nem aos donos da agência. Para não os envergonhar e não envergonhar os clientes que com eles trabalham.
Antes de mais um esclarecimento. Não sou puritano, antes pelo contrário, e nada tenho contra da prática do cunnilingus em três miúdas de 18 anos que se lambem, nuas, num jacuzzi. Em boa verdade até acho o assunto interessante.
O
que acho absolutamente desinteressante, rasca, ofensivo (e muito pouco
criativo) é que num anúncio feito para um festival que premeia a
criatividade e a excelência na comunicação, num anúncio feito para
recrutar jovens para uma das mais sofisticadas indústrias criativas,
pelo nível de organização, conhecimento, talento e dinheiro que envolve,
se insinue, ou melhor, se compare publicitários a putas e anunciantes a
putanheiros. Não exagero.
A
triste metáfora que é o anúncio feito para o Eurobest a propósito do
concurso de Jovens Criativos pode ser interpretada de duas maneiras:
1.
Ou, em alguns sítios, é prática corrente subornar os clientes com sexo
para os manter felizes, e então o anúncio é um slice of life da própria
agência que o fez…
2. Ou é uma metáfora para definir a relação
entre publicitários e anunciantes. A saber: nós executivos (as),
planeadores (as) e criativos (as), somos umas putas que trabalhamos para
satisfazer os desejos dos clientes que são uns putanheiros. Edificante
imagem da profissão, esta que está no vídeo. Uma porcaria muito
provavelmente concebida por rapazinhos imberbes, cheios de hormonas e
fantasias adolescentes, e aprovada – se é que algum adulto aprovou a
coisa – por alguém que confunde arrojo criativo com badalhoquice.
Alguém
devia pedir desculpa por esta porcaria. A todos os que trabalham nisto
com profissionalismo e competência e, em particular, às mulheres da
publicidade e do marketing que duvido se revejam no jacuzzi.
P.S.:
Talvez o pedido de desculpas possa ser entregue na Associação
Portuguesa de Agências de Publicidade, que tem por missão a defesa da
profissão e nos representa a todos.
30/11/12
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