.
HOJE NO
"i"
"i"
Uma carta da GNR?
É um íman importante para colar no frigorífico
Guarda Nacional Republicana vai distribuir ímanes a idosos mais vulneráveis com o telefone dos militares mais próximos.
.
O objetivo da campanha, que conta com a parceria dos CTT, é sensibilizar para a adoção de procedimentos de segurança e prevenir situações de violência, burlas, furtos e roubos em residências.
Este ano a GNR identificou, no âmbito da Operação Censos Sénior, 43 mil idosos a viver sozinhos ou isolados, um número que não tem parado de crescer. Em 2011 eram apenas um terço.
Já os dados da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima alertam para uma realidade muitas vezes escondida. Entre 2013 e 2015, a APAV acompanhou 3214 processos de idosos, em que 2603 foram vítimas de crime e violência. Na maioria das situações, as agressões aconteceram de forma continuada e duraram dois a seis anos.
Em mais de um terço das situações, os agressores são os filhos e cônjuges. Dominam as situações de violência doméstica, em particular maus tratos psíquicos. À APAV chegam todos os anos as situações mais diversas, de agressões físicas, a sequestro, violação do domicilio, falsificação de documentos, abuso de confiança, burla ou extorsão.
* Uma boa medida, proteger os idosos.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário