10/07/2010

TENHA UM BOM SÁBADO.....


...E PREPARE-SE PARA UM FUTURO PREOCUPANTE


mesmo assim compre jornais, informam mesmo

Sócrates nunca convidou Portas para qualquer cargo no executivo

O gabinete do primeiro ministro afirmou hoje ser falso que José Sócrates tenha alguma vez formulado um convite ao presidente do CDS, Paulo Portas, para integrar o Governo.Na sua edição de hoje, o semanário "Expresso" refere que, em fevereiro, durante um jantar em casa de Basílio Horta, o primeiro ministro tentou convencer Paulo Portas a fazer uma coligação de Governo e que teria sido mencionada a possibilidade de o líder democrata cristão ocupar as funções de ministro dos Negócios Estrangeiros. "É tudo pura mexeriquice. O primeiro ministro informa que nunca convidou o dr. Paulo Portas para qualquer cargo no Governo, nomeadamente para ministro dos Negócios Estrangeiros", acrescenta o gabinete do líder do executivo, numa posição oficial transmitida à agência Lusa. "EXPRESSO"

Queiroz: «Fui violento na resposta a uma clara manipulação»

ADMITE TER USADO A EXPRESSÃO "ESTRUTURA AMADORA"
MAS NEGA SENTIDO PEJORATIVO
O selecionador nacional, Carlos Queiroz, admitiu, em declarações a Record, poder ter utilizado a expressão "estrutura amadora" na entrevista concedida ao semanário "Sol" que tanta polémica provocou nas últimas horas. No entanto, o técnico repudia aquilo que considera ter sido "uma manipulação clara", o que terá motivado a sua própria resposta, ainda na noite de quinta-feira, que admitiu ter sido "violenta, para acabar de vez com as especulações". Carlos Queiroz disse a Record que começou por estranhar ter sido contactado "por um jornal que nunca falou comigo em dois anos à frente da Seleção Nacional", mas acrescentou que respondeu claramente à questão sobre eventuais alterações na estrutura de apoio da equipa. "Disse ao jornalista que nada estava previsto e eventualmente o assunto só seria abordado depois das férias, mas que estava muito satisfeito com o trabalho desenvolvido por toda a equipa", explicou o selecionador nacional que acrescentou. "Na conversa, até admito que possa ter usado a expressão que deu toda a polémica, a tal estrutura amadora, mas nunca o podia ter feito de maneira pejorativa, como é aproveitada pela manchete do jornal. Alguém acredita que seria num jornal que nem conheço e nunca falou comigo desde que sou selecionador que iria lançar uma ‘bomba' destas, criticando a FPF? A estrutura da FPF de apoio à Seleção Nacional teve uma resposta incrível, de entrega e dedicação, em todo o processo de preparação do Mundial. Como é que eu poderia criticá-la?", questiona Carlos Queiroz. RECORD"

Bancos recusam crédito à Estradas de Portugal

A banca está a negar crédito à empresa pública que tem o pesado fardo das Scut. Numa carta enviada aos ministros das Finanças e das Obras Públicas, Almerindo Marques pressiona para que sejam restituídos 227 milhões de IVA, que o fisco rejeitou devolver.
Os encargos com as Scut estão a deixar a Estradas de Portugal, S. A. (EP) com sérios problemas de tesouraria. Numa carta enviada pelo presidente da empresa pública, a 28 de Junho, aos Ministérios das Finanças e Obras Públicas, Almerindo Marques alerta não só para um "défice" que pode chegar aos 400 milhões de euros, mas sobretudo para outro problema, que pode revelar-se mais grave. É que pelo menos três bancos ameaçaram não renovar as linhas de crédito já contratualizadas com a EP. No documento a que o DN teve acesso, Almerindo Marques afirma que as necessidades de tesouraria, até ao final de Setembro, e para cumprir todos os compromissos, chegarão aos 2043 milhões de euros. Em causa está, nomeadamente, o pagamento de disponibilidade das quatro Scut (Costa da Prata, Grande Porto, Norte Litoral e Beiras Litoral e Alta) e das concessões Grande Lisboa e Norte. Neste valor já é tomado em linha de conta a arrecadação, nos meses de Julho a Setembro, de portagens líquidas no valor de 35,4 milhões de euros. Mas o maior problema é que, segundo a mesma carta, até mesmo os 1925 milhões de euros de financiamento que a EP já tem contratualizados estão em risco. Isto porque, daquele valor, cem milhões de euros terão de ser reembolsados no início de Outubro, visto que o "Deutsche Bank não renovou a sua linha de crédito na totalidade". Tal como fez em relação a uma outra operação a longo prazo de 150 milhões de euros, da qual só serão emitidos pelo banco apenas 125 milhões. "Assim sendo, estimamos que teremos um défice de tesouraria de 95 milhões", refere o documento. "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Sócrates consulta Lula da Silva sobre hipótese de fusão entre a PT e a Oi
Em Maio, Lula disse que havia barreiras a uma empresa de telecomunicações luso-brasileira,
mas aprovou a ideia
O primeiro-ministro José Sócrates consultou o presidente brasileiro, Lula da Silva, sobre a possibilidade de uma fusão entre a PT e a Oi, empresa brasileira de telecomunicações, quando visitou oficialmente o Brasil, no final Maio. Ou seja, já depois de ser conhecido, a 10 de Maio, o interesse da espanhola Telefónica em adquirir a Vivo. O i questionou o governo português e a presidência da República brasileira sobre a notícia avançada na quinta-feira pela "Folha de S. Paulo", que dá conta das conversas - até agora secretas - entre Sócrates e Lula da Silva. Nem Lisboa nem Brasília desmentiram a informação e ambas optaram simplesmente por não comentar o assunto. Na data em que decorreu a conversa, a Telefónica tinha oferecido 5,7 mil milhões de euros para adquirir os 30% da PT na Vivo. O presidente brasileiro terá alertado Sócrates para as barreiras que existem à criação de uma empresa de telecomunicações luso-brasileira, mas concordou com a ideia. Em resposta, o primeiro-ministro afirmou que vetaria a venda da Vivo aos espanhóis como forma de Portugal ganhar tempo até encontrarem uma solução. "i"

Nigerianos controlam tráfico de cocaína

Uma rede nigeriana que dominava o tráfico de cocaína por via aérea foi desmantelada pela Polícia Judiciária, que identificou uma nova tendência criminosa que está a transformar Portugal numa das principais portas de entrada daquela droga na Europa.
A investigação do caso esteve a cargo da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes que deteve três indivíduos em Portugal e apreendeu 25 kg de cocaína, uma acção que foi concertada com as autoridades policiais de outros países e levou à detenção de nove correios portugueses no Brasil, Equador, Chipre e Hungria. Além destes detidos estão identificados mais seis portugueses, suspeitos também de serem correios. "JORNAL DE NOTÍCIAS"

Presidente da República apela às empresas para não se apoiarem no Estado

Na abertura do Global Business Forum da Cotec Portugal, que decorre hoje no Estoril, o Presidente da República voltou a apelar às exportações para os países emergentes: “É imperioso que mais empresas passem a exportar para o maior um número de mercados”. E continuou: “A sua abertura ao exterior, mais do que uma opção, é o caminho inadiável para que a economia nacional retome uma trajectória de crescimento sustentado.”
Para Cavaco Silva, o sucesso internacional das empresas portuguesas depende “de uma verdadeira cultura de inovação no interior das suas unidades produtivas” e da “rejeição do clientelismo e da evasão fiscal, da permuta de favores, da dependência do Estado, que relegam a competitividade para um lugar secundário nas prioridades estratégicas das empresas.” "PÚBLICO"

Temperaturas elevadas obrigam a aviso amarelo para sete distritos

O Instituto de Meteorologia colocou os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja sob aviso amarelo, este sábado, devido às altas temperaturas. Os termómetros nestas regiões devem variar entre 31 e 37 graus Célsius.
Céu pouco nublado ou limpo, embora temporariamente muito nublado e com neblinas ou nevoeiros no litoral a norte do Cabo Raso são as previsões para hoje. As temperaturas máximas devem andar entre os 24º no Porto, em Ponta Delgada e no Funchal, 30º em Lisboa, 32º em Faro. Recorde-se que o aviso amarelo é o segundo nível de uma escala de quatro. "A BOLA"

BCP apresenta queixa na PGR

Um e-mail fraudulento e vários SMS anónimos estão a assustar os clientes do Millennium BCP e a denegrir a imagem da instituição. Aquelas mensagens electrónicas dão conta de alegadas dificuldades de financiamento do banco gerido por Carlos dos Santos Ferreira e avisam para uma iminente intervenção do Governo, que aconteceria já na segunda-feira.
Segundo apurou o CM junto de fontes do BCP, o banco vai apresentar, segunda-feira, uma queixa-crime contra incertos na Procuradoria-Geral da República, de modo a apurar quem é o autor da mensagem fraudulenta, descobrir a sua origem e repor o bom-nome e a imagem do banco. O e-mail, a que o CM teve acesso, é assinado por um Augusto Ínsua Pereira (personagem que construiu uma página no Facebook), que refere ter informação de alguém "muito bem colocado no sector financeiro" de que "o BCP Millennium se encontra em graves dificuldades e que, inclusivamente, a partir da próxima segunda--feira, se vai verificar uma intervenção do Governo no banco". "CORREIO DA MANHÃ"

Sem comentários: