.


151-ACIDEZ

FEMININA


Ela tá com medo de CASAR



A IMPRESCÍNDIVEL TATY FERREIRA
  
* Uma produção "ACIDEZ FEMININA" - BRASIL

.

A SOPA




Filme realizado pelos alunos do curso de Direção de Fotografia para Câmeras DSLR ministrado por Rafael Schlichting em Jan. 2011. Alunos: Bebeto Alves, Beatriz Boleman, Mario Oliveira, Rodrigo Scandolara. No Brasil!

.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/ 
/DA MADEIRA"

Indústria Papeleira diz que problema dos incêndios não se deve ao eucalipto

A Associação da Indústria Papeleira defende que o problema dos incêndios em Portugal não deve ser atribuído ao eucalipto, mas à falta de gestão da floresta e do “incendiarismo”, disse hoje à Lusa um representante.
.
“É uma questão da gestão, não é da espécie em concreto. O que não falta no país são exemplos de incêndios que ocorrem em áreas agrícolas e em áreas florestais com outras espécies que não o eucalipto. O fator comum a todos os incêndios é sempre a falta de gestão”, afirmou Henrique Vieira, colaborador da Associação da Indústria Papeleira (CELPA).

Em declarações à Lusa, em Fafe, onde hoje aquela associação promoveu uma sessão de esclarecimento no âmbito do projeto “Melhor Eucalipto”, Henrique Vieira sublinhou que o flagelo dos incêndios tem também a ver com “o elevadíssimo número de ignições no país”.

“Isto não é só um problema da floresta, é também um problema social, é um problema de incendiarismo”, disse.

A ligação que às vezes se faz do eucalipto à ocorrência dos incêndios florestais é um tema que a CELPA, anotou, tem procurado “desmistificar”:

“Onde há gestão, o fogo tem uma probabilidade muito menor de ocorrer e onde ocorre é com menos intensidade e causa menores estragos. Onde não há gestão, o que infelizmente se observa por inúmeras razões em boa parte do país, leva a estas condições catastróficas que se verificam ano após ano”.

Para o representante da associação, “o património das empresas associadas da CELPA é um excelente exemplo desse fator gestão, que é uma gestão profissional”.

“Se formos ver as estatísticas, em média arde menos de 1% anualmente do património gerido por estas empresas. Isto é um valor que só por si já diz tudo”, destacou, recordando que cerca de 200 mil hectares de floresta, a maioria de eucalipto, são geridos pelas empresas associadas da CELPA.

O projeto “Melhor Eucalipto”, que foi iniciado em 2015, “tem como principal objetivo partilhar a experiência que a CELPA e as suas empresas associadas adquiriram ao longo de várias décadas de prática e de investigação na silvicultura do eucalipto”.

“Desse modo, podermos ajudar os proprietários florestais, especialmente em regiões de minifúndio a melhorar a gestão das suas áreas de eucalipto e de produtividade da sua floresta”, explicou.

Em 2016, foram realizadas várias ações de esclarecimento e formação de produtores de eucalipto, em vários pontos do país, que permitiram chegar a cerca de 600 proprietários.

Para a Associação da Indústria Papeleira, este tipo de ações poderá também ser benéfica na ótica da prevenção dos incêndios.

“Uma das operações que abordamos nestas ações de informação é o controlo da vegetação, as melhores técnicas para o fazer e o sentido de oportunidade”, explicou, acrescentando isso tornará as técnicas “mais baratas e mais eficazes”, nomeadamente “o controlo dos matos quando eles ainda se encontram pouco desenvolvidos”.

“Se as coisas forem feitas de um modo oportuno são mais baratas, acessíveis a toda a gente e obviamente reduzem significativamente o risco de incêndio e os danos quando ele ocorre”, concluiu.

* Nenhum incêndio florestal se deve a qualquer árvore, toda a gente sabe que as árvores não querem arder, o problema é mesmo da imbecilidade dos agentes que não sabem gerir as florestas privadas e públicas.

.
.
XLVII- O UNIVERSO


3- ECLIPSE TOTAL



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Governo reserva 7,1 milhões para modernizar torpedos dos submarinos

O Ministério da Defesa vai modernizar os torpedos Black Shark junto dos italianos da Leonardo Defense Systems, por um valor máximo de 7,1 milhões de euros. O objectivo é aumentar a operacionalidade dos submarinos Tridente e Arpão.

O Governo português decidiu gastar 7,1 milhões de euros (valor a que acresce IVA) na modernização dos torpedos Black Shark que equipam os submarinos Tridente e Arpão. O serviço vai ser contratado aos italianos da Leonardo Defense Systems por serem a "única entidade detentora dos direitos de propriedade intelectual e das competências técnicas exigidas". Este tipo de torpedos é considerado como um dos mais modernos da actualidade.
.
Os submarinos Tridente e Arpão chegaram às mãos da Marinha portuguesa em 2009 e 2010, respectivamente, embora o Governo já tivesse comprado 24 torpedos Black Shark em 2005 (uma vez que se esperava que os submarinos fossem entregues mais cedo) por 42 milhões de euros. Cada um dos submergíveis pode ser equipado com 12 destes torpedos.

No despacho do gabinete de Azeredo Lopes, hoje publicado em Diário da República, considera-se "imprescindível a sua modernização, de modo a dar continuidade ao programa de lançamento de torpedos de exercício, e manter o adestramento das guarnições na operação desta arma, mantendo assim a capacidade operacional onde os torpedos são usados".

A modernização deste armamento, com o objectivo de "permitir a continuação e incremento da operacionalidade dos submarinos", será feita através de um "procedimento por negociação sem publicação de anúncio de concurso com consulta à Leonardo Defence Systems", terá o valor total de 7,1 milhões de euros (a que acresce IVA) e a despesa será repartida por três anos, ficando a maior fatia, quatro milhões de euros, reservada para 2019.

Todo o processo em torno dos dois submarinos tem estado envolvido em polémica. A compra destas duas embarcações, pelo montante de quase mil milhões de euros, chegou a ser investigada por suspeitas de corrupção. Em Portugal, o processo foi arquivado, mas na Alemanha houve condenações.

Contrapartidas da compra dos torpedos foram "autêntica falácia"
No caso dos torpedos, a compra deste armamento ficou condicionada à prestação de contrapartidas da empresa WASS (parte da Finnmecannica, que pertence à Leonardo) de 47 milhões de euros. Porém, em 2013, o então ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, decidiu cancelar o contrato por incumprimento dos italianos – a execução era de 0%. O ministro chegou a dizer que a ideia de que Portugal tinha beneficiado com as contrapartidas militares era "uma autêntica falácia".

Portugal executou a garantia bancária de 11,6 milhões de euros prestada pela WASS, que depois colocou o Estado português e o banco espanhol BBVA em tribunal. No início do ano passado, o processo ainda "seguia os trâmites legais".

* Foram "muita bons" os negócios efectuados no governo de Passos/Portas.

.
.

XVI- Cidades

e soluções


2- Efeitos da poluição
no corpo

FONTE: GLOBONEWS

.
.

HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Empresário português e dois 
nepaleses condenados a penas 
pesadas por tráfico de pessoas 

SEF descobriu 23 pessoas a viver em condições desumanas numa quinta de Almeirim.

O Tribunal de Santarém condenou a 13 e 14 anos de prisão efetiva três homens, um português e dois nepaleses, por terem escravizado e mantido em condições desumanas 23 trabalhadores ilegais, oriundos do Nepal, na apanha de morangos numa herdade em Paço dos Negros, concelho de Almeirim. 
 .

O empresário português, Pedro Vital, de 42 anos, e o empresário nepalês Nabin Giri, de 33, apanharam 14 anos de cadeia, em cúmulo jurídico, ao passo que Upendra Paudel, empregado do compatriota, de 30 anos, foi condenado a 13 anos.

"Os senhores mantiveram as vítimas num alojamento que nem para animais teria condições dignas", sublinhou a presidente do coletivo de juízes do Tribunal de Santarém, onde o acórdão foi lido ontem à tarde. O caso remonta a junho de 2016, quando uma mega operação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) na propriedade agrícola do empresário português, a "Herdade dos Morangos", encontrou 23 nepaleses a coabitar num anexo de três divisões sem cozinha, janelas, eletricidade, água, saneamento básico e o mínimo de condições de habitabilidade.

O tribunal deu como provados todos os factos constantes na acusação do Ministério Público, nomeadamente que, durante o tempo que ali permaneceram, as vítimas foram obrigadas a beber e tomar banho com água desviada do sistema de rega e a partilhar baldes para fazer as necessidades básicas, entre outras privações. Já com o julgamento em curso, as 23 vítimas tornaram-se assistentes no processo, tendo o Tribunal condenado os arguidos ao pagamento solidário de indemnizações cíveis que oscilam entre os 2.500 e os 8.000 euros, consoante o tempo que cada um passou na propriedade. 

 * Grandes bandidos


 .

MAFALDA ANJOS

.





Carta aos professores

Façam-nos pensar, despertem-lhes a curiosidade, incentivem-nos a partir à aventura. Ensinar é a arte da assistência à descoberta

Caros amigos,
Não se importam que vos trate por amigos, certo? É que não vejo melhor palavra. Com quatro filhos em idade escolar, sinto que são uma espécie de companheiros de viagem. Escrevo-vos porque falar destes assuntos naquelas reuniões de pais é complicado – vocês sabem, é mais ou menos como nas reuniões de condóminos: muitos pais angustiados e impacientes e muitas perguntas idiotas sobre assuntos que não importam nada. 
O essencial parece que fica por dizer.

E há tanto para falarmos, caros professores, no arranque de mais um ano letivo, este marco definitivo nas rotinas de tantas famílias portuguesas como a minha. Espero encontrar-vos bem, carregados de energia para mais uma espécie de missão impossível – tenho a noção que é quase isso que se pede aos professores nos dias de hoje. Bem sei que muitos pais esperam que vocês façam todo o trabalho por eles: que ensinem, que eduquem, que sejam exemplos, que inspirem, que mantenham a serenidade em toda e qualquer situação, e que ainda por cima se contentem felizes com pouco como recompensa. Não é fácil corresponder a tanta expectativa, eu sei. Mas alguns de vós dão o vosso melhor e quase que chegam lá. Tiro-vos, honestamente, o chapéu.

Num ponto todos concordam – os professores moldam vidas e são eles o coração do sistema de ensino. Um bom professor guardamo-lo para a vida, marca para sempre. Mas não se deixem vergar pelo peso da responsabilidade. Não formalizem demasiado as relações. Tentem não perder a chama e a paixão dos primeiros dias, mantenham aquela boa dose de instinto na gestão de uma sala de aula. Usem e abusem do humor, sejam empáticos, sejam performers – era Steinbeck que dizia que um professor é um grande artista. A sala de aula é o vosso palco. Não se deixem formatar. Os melhores professores que tive foram sempre aqueles que fugiam do padrão.

Cada miúdo é um miúdo, não há fórmulas rígidas e infalíveis. Se tivesse de vos pedir uma só coisa, seria que se dedicassem a conhecer realmente as crianças que têm pela frente. O que lhes faz brilhar os olhos, o que detestam e o que lhes faz sono. Oiçam-nos: eles são mesmo seres incríveis. Acreditem, não será tempo perdido – a partir daí 
saberão como os agarrar.

Preocupem-se mais em estimular a curiosidade do que em debitar a matéria do manual. Aqui que ninguém nos ouve, quem me dera que pudessem esquecer essa rigidez das metas curriculares e algumas das coisas que se obrigam os miúdos a saber hoje em dia. Expliquem-lhes porque aqueles assuntos importam, e eles quererão conhecê-los melhor. Empinar matéria, em pleno 
século XXI, é absolutamente anacrónico. Os factos desgarrados são dados adquiridos: estão aí à distância de uma pesquisa no Google. Mais do que lhes dizer o que aconteceu, expliquem-lhes porque aconteceu assim. Façam-nos pensar, despertem-lhes a curiosidade, incentivem-nos a partir à aventura. Ensinar é a arte da assistência à descoberta.

Valorizem outras coisas que não as notas – venho a crer que elas importam afinal tão pouco na vida. Mais do que seres cheios de conhecimentos acumulados, ajudem a formar boas pessoas e adultos interessantes. Ensinem-lhes os valores da partilha, generosidade e espírito de equipa. Quem não ajuda um colega jamais deveria ter lugar num quadro de honra.

E, por favor, não menorizem os miúdos – deem-lhes máxima liberdade acompanhada de máxima responsabilidade. Eles têm desde cedo que perceber que a escola é o seu trabalho, não o dos pais. Imponham regras e limites claros desde o primeiro dia, e expliquem-lhes as consequências. Já agora, expliquem isso também aos pais, que cada vez mais tratam as crianças como flores de estufa no deserto para compensar a sua crónica ausência.

Peço-vos, é verdade, uma combinação de talentos e competências que parece quase de alquimia. Mas isto não é mística: é bem possível e há quem o faça todos os dias por essas escolas do País. Bem-hajam.

* Directora

IN "VISÃO"
14/09/17

.
.
HOJE  NO 
"OBSERVADOR"
Presidente da Filipinas irá matar o filho 
se ele estiver envolvido nas drogas

Rodrigo Duterte irá matar o filho caso se comprove o seu envolvimento com drogas e proteger o polícia que o matar. O filho do Presidente filipino é acusado de facilitar a entrada de droga no país.

Rodrigo Duterte, Presidente das Filipinas, afirmou que irá dar ordem para matarem o seu filho se forem provadas as acusações de que está envolvido no tráfico de droga, acrescentando que protegeria o agente da polícia que o matar.
.
“Já o tinha dito, a minha ordem é: se eu tenho filhos envolvidos com droga, matem-nos para que as pessoas não tenham nada a dizer. Disse ao Pulong [alcunha do filho, Paolo Duterte]: ‘a minha ordem é matar-te se tu fores apanhado. E vou proteger o polícia que te matar, se for verdade'”, afirmou Rodrigo Duterte, citado pelo jornal inglês The Guardian, esta quarta-feira, mas sem nunca abordar concretamente as acusações de que o filho é alvo.

Paolo Duterte, vice-presidente da câmara de Davao, é acusado de fazer parte da máfia chinesa, que fez entrar um carregamento de metanfetaminas na capital, Manila, num valor de 105 milhões de euros, refere o Independent. Acusações feitas por um membro da oposição ao governo e que Paolo negou, perante o Senado.

O presidente das Filipinas tem levado a cabo uma dura guerra contra o tráfico de droga no país. A sua promessa eleitoral, aliás, era matar até 100 mil traficantes e drogados. Desde que foi eleito, a 30 de junho de 2016, contam-se mais de 3.800 mortos em operações anti-droga e outros mil em circunstâncias ainda por explicar.

De acordo com o The Telegraph, já enquanto presidente, Duterte considerou que as crianças mortas no decurso das operações eram “danos colaterais” e garantiu que apenas deu ordens à polícia para matar em legítima defesa.

Os métodos de Duterte têm sido alvo de críticas e várias pessoas protestaram, na semana passada, contra o massacre que tem sido levado a cabo. Mas há também quem defenda o presidente, olhando para ele como alguém que poderá pôr fim ao crime à corrupção nas Filipinas.

A oposição, contudo, acusa Duterte e a sua família de estarem envolvidos em negócios corruptos desde o tempo em que o atual presidente era presidente da câmara de Davao.

* Somos contra a pena de morte mas o que se passa nas Filipinas não é uma condenação efectuada num tribumal, é um crime cujo mandante é um bárbaro assassino eleito presidente da república.
Coitado do filho que tem como pai um criminoso.

.
.
I- AS MAIS ESTRANHAS 
FORMAS DE MORRER
2-Obcecados por saúde e beleza



As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


.
.


2- A ESTATÍSTICA DO CORPO



FONTE: Visão do Mundo - Documentários

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

. .
.

HOJE NO 
"RECORD"
Cristiano Ronaldo é o atleta com mais
.aptidão física no mundo do desporto

Cristiano Ronaldo foi considerado, esta quinta-feira, o atleta com mais aptidão física para a prática desportiva, pela Sports Illustrated. A revista norte-americana elaborou dois rankings (um masculino e outro feminio) de 50 desportistas com o intuito de encontrar aqueles que estão mais bem preparados para a prática das suas modalidades e o português bateu a concorrência, no setor masculino.
 .
A lista foi elaborada por um painel de preparadores físicos e especialistas em performances e os critérios passaram "pelo desempenho dos atletas nos últimos 12 meses, pelas exigências e riscos dos seus respetivos desportos, pelos regimes de treino, pela longevidade e pelas características físicas" como, por exemplo, a velocidade, força e agilidade.

O futebolista do Real Madrid é reconhecido, na publicação, "pelo seu físico perfeito, cujas imagens de marca dos abdominais e dos músculos são produto da obsessão do jogador com a sua forma física". São ainda referidos os "sprints e os treinos específicos do futebol, bem como o levantamento de pesos e os exercícios de resistência". Cristiano Ronaldo treina "todos os aspetos de condição física e mental", conclui a revista.

Ainda no top 10 do ranking masculino, por ordem, surgem os nomes de LeBron James (basquetebol), Roger Federer (ténis), Mat Fraser (CrossFit), James Harrison e Odell Beckham Jr. (futebol americano), Russell Westbrook (basquetebol), Wayde Van Niekerk (atletismo/200 e 400 metros), Conor McGregor (MMA) e Jordan Burroughs (luta greco-romana).

N'Golo Kanté é, além do internacional português, o único futebolista presente na lista, aparecendo na 48.ª posição.

Já do lado feminino, a ginasta Simone Biles bateu a concorrência da atleta de 100, 200 e 400 metros, Allyson Felix, e da nadadora Katie Ledecky.

* A aptidão física de CR7 deve-se a trabalho e competência, imbatível.

.
.

KEPA JUNKERA

Bok-Espok



.
.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Trump elogia sistema de saúde 
de país africano que não existe

Disse ainda que tem muitos "amigos" que vão "enriquecer" para África

O Presidente dos EUA, Donald Trump, disse estar interessado em aumentar o investimento do país em África para ajudar a criar postos de trabalho e oportunidades nos dois lados do Atlântico.
 .
As declarações surgiram num almoço com líderes africanos, em Nova Iorque, em que elogiou o sistema de saúde da Nâmbia. Só há um problema: não existe nenhum país africano com esse nome.

Trump referiu-se, inclusivamente, ao (não existente) país por duas vezes durante o seu discurso, diz a CNN. "Na Guiné e na Nigéria lutaram contra o horrível Ébola", disse. Acrescentou, porém, que o "sistema de saúde da Nâmbia é autossuficiente".

Nas redes sociais, e por toda a Internet, especulou-se sobre que país estaria Trump a falar. Se sobre a Namíbia, a Zâmbia ou a Gâmbia, todos com nomes similares ao que Trump referiu.

A Casa Branca esclareceu mais tarde que o Presidente dos EUA estava a falar sobre a Namíbia, país que não foi atingido pelo surto de Ébola, há cerca de dois anos, que matou milhares de pessoas em África e chegou também a outros países.

A Namíbia, com cerca 2,5 milhões de habitantes, é um dos maiores produtores de urânio do planeta.

Trump tem muitos "amigos" que vão "enriquecer" para África
O Presidente dos EUA falou ainda das oportunidades de investimento em África, esperando também que os países daquele continente possam investir no país norte-americano.
"Tenho tantos amigos que vão para os vossos países para enriquecer", afirmou o Presidente, considerando que África tem um enorme potencial de negócio.
Trump sublinhou que quando vê aqueles líderes, vê "parceiros" na promoção de prosperidade e paz.

O Presidente dos EUA reuniu-se com os líderes de Gana, da África do Sul, da Nigéria, da Costa do Marfim, da Etiópia, da Guiné Conacri, do Senegal, da Namíbia e do Uganda para um almoço à margem da Assembleia-Geral da ONU.

* E os habitantes da Nâmbia chamam-se "trâmpios"

.
.


3.OS MESTRES
DO DINHEIRO


Como uma série de 1996 está tão actual, à parte algumas afirmações "datadas", tudo o resto ensina-nos a compreender o espírito da Troika, a economia de Trump, os capitalismos russo e chinês.

FONTE: lucas84doc


* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro a Julho do próximo ano, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.

Que futuro para a indústria
 automóvel na Alemanha?



FONTE: EURONEWS


.
.
OKTOBERFEST
CAROL BERSCH explica
História
As tendas
TEUFELSRAD


O Teufelsrad está presente na OKTOBERFEST desde 1910. Consiste numa plataforma de madeira giratória onde os mais aventureiros se sentam e tentam segurar-se à medida que a plataforma vai girando com aumento gradual da velocidade. É uma risota, deste ano ainda não temos imagens, fiquem com as de 2016


.
.
Para cozer os miolos/24


INSANIDADE EM 2 RODAS

FONTE: TechZone


.
.




CUIDE DOS SEUS 
FILHOS E NETOS,
DE TODAS AS CRIANÇAS 








 TOCA A DIFUNDIR PELOS
PAIS, AVÓS, TIOS E PRIMOS
QUE CONHECE



.
.

1374
Senso d'hoje
MARISA MATIAS
EURODEPUTADA  
BLOCO DE ESQUERDA  
"Combater desigualdades para  
mais emprego e crescimento" 



FONTE:BE Internacional

* Reunião da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários (ECON) Bruxelas, 2017.09.04
.
.

BOM DIA


.
.

10-TEATRO
FORA "D'ORAS"

III-MALDITA  
COCAÍNA



FONTE: ricardomoco


* "Maldita Cocaína" foi o espectáculo que Filipe La Féria estreou no recém-remodelado Teatro Politeama, em 1993. Escrito e encenado por Filipe La Féria, e com música do maestro Nuno Feist, tratou-se do primeiro musical português plenamente original e constituiu uma magnífica obra-prima a nível de criatividade, inovação e qualidade. Contou com um elenco de luxo, com verdadeiros monstros do espectáculo português: Simone de Oliveira, Carlos Quintas, Rita Ribeiro, Ruy de Carvalho, Manuela Maria, Varela Silva, Vera Mónica, Henrique Feist, Wanda Stuart (a grande revelação deste musical), Fernando Heitor, José Manuel Rosado, Helena Afonso, Camané, Joaquim Monchique, Manuel Coelho, João Baião, ...


.