Londres'2012:
Missão portuguesa com 41 atletas
A 6 meses do início dos Jogos Olímpicos Londres'2012, 41 atletas portugueses têm presença garantida, mas até ao arranque, a 27 de julho, o contingente pode crescer para números perto dos de Pequim'2008.
"Neste momento, estando excluída a participação dos desportos coletivos, entre 60 a 80 será o número entre as nossas piores e melhores expetativas", disse à Lusa o chefe da Missão de Portugal, Mário Santos (na foto). Há quatro anos, foram 78 os portugueses que competiram em 17 modalidades na China.
Contabilizando os atletas com mínimos A e as quotas conquistadas para Portugal, contam-se na lista do Comité Olímpico de Portugal 43 elementos habilitados em oito modalidades, mas destes há que excluir Nelson Évora, que vai falhar a defesa do título no triplo salto por lesão, e uma das quatro marchadoras que atingiram a marca de referência, uma vez que há um limite de três.
Como é habitual, o atletismo lidera, apresentando 16 atletas no início de 2012 com mínimos A.
Nelson Évora, medalha de ouro no triplo salto em Pequim'2008 e grande esperança portuguesa para os Jogos Olímpicos deste ano, faz parte desta lista, mas a sua ausência é já uma certeza, devido à fratura na tíbia sofrida na semana passada.
Operado na terça-feira, Nelson Évora enfrenta um período de três a seis meses de recuperação, o que o impossibilita de estar nas condições necessárias para defender o título nos Jogos de Londres, que decorrem entre 27 de julho e 12 de agosto.
Sendo assim, as atenções lusas no atletismo vão estar centradas em Naide Gomes, campeã mundial do salto em comprimento em pista coberta em 2008, que acabou por desiludir em Pequim, falhando a presença na final.
Dos atletas já qualificados, destaque ainda para Sara Moreira, com mínimos em 3.000 metros obstáculos, 5.000 e 10.000, prova para a qual também está habilitada Ana Dulce Félix, igualmente possuidora de mínimo A para a maratona, tal como Jéssica Augusto e Marisa Barros.
Francis Obikwelu, medalha de prata em Atenas'2004, também é presença garantida nos 100 metros, enquanto Marco Fortes repete a participação no lançamento no peso.
Na marcha feminina, há quatro atletas para apenas três lugares: Susana Feitor, em busca de um recorde de seis presenças em Jogos Olímpicos, Vera Santos, Inês Henriques e Ana Cabecinha cumpriram a marca de referência, mas uma terá de ficar de fora.
Não incluídos nesta lista, há diversos atletas com mínimos B, cuja presença em Londres é expectável, nomeadamente Arnaldo Abrantes (200 m), Rui Silva (5.000 m), Luís Feiteira ou Hermano Ferreira (maratona) e Edi Maia (salto com vara), entre outros.
A vela tem também um grande peso na missão portuguesa nos próximos Jogos Olímpicos, com a presença de 11 competidores em seis categorias diferentes.
Aos 40 anos, o velejador João Rodrigues deverá somar a sexta presença em Jogos Olímpicos (a primeira foi em Barcelona'92), enquanto Álvaro Marinho e Miguel Nunes, que qualificaram o 470 masculino, apontam à quarta participação.
A canoagem também já garantiu cinco apurados, com destaque para Teresa Portela, que vai competir em K1 200, K1 500 e fazer equipa em K4 500.
Na ginástica, a portuense Zoi Lima é grande surpresa na lista dos quatro atletas já apurados.
Depois de Sydney'2000, Atenas'2004 e Pequim'2008, João Costa vai voltar a disputar duas provas no tiro em Londres'2012, enquanto no remo Pedro Fraga e Nuno Mendes já têm presença garantida em LM2x.
Na natação, apenas Diogo Carvalho, nos 200 m estilos, já adquiriu "bilhete" para a capital inglesa.
Nos próximos seis meses, a missão portuguesa irá "conhecer" os restantes "olímpicos" que vão defender as cores nacionais em Londres, com a esperada inclusão de atletas como Telma Monteiro e João Pina (judo) e João Silva e Bruno Pais (triatlo).
No judo, a decisão será conhecida até 30 de abril, sendo que Telma Monteiro, João Pina e Joana Ramos estão praticamente apurados, devido à confortável posição que ocupam no ranking mundial, e podem ainda ter a companhia de Yahmina Ramirez que, neste momento, está dentro dos lugares de qualificação.
No triatlo, o período de qualificação termina a 31 de maio e, para já, Bruno Pais, João Pereira e João Silva estão entre os lugares que dão acesso a Londres'2012.
Por ter estado ausente em grande parte das provas da Taça do Mundo de triatlo, Vanessa Fernandes, medalha de prata em Pequim2008, está muito longe dos lugares que acesso, mas pode ainda sonhar com a presença em Londres, caso vença no Campeonato da Europa, que vai decorrer no final de abril, em Israel.
Atletas já qualificados e quotas conquistadas para Londres2012, sem incluir mínimos B:
Atletismo:
5.000 m (F): Sara Moreira
3.000 m obstáculos (F): Sara Moreira
10.000 m (F): Sara Moreira e Dulce Félix
Maratona (F): Jéssica Augusto, Dulce Félix e Marisa Barros
Vara (F): Maria Eleonor Tavares
Comprimento (F): Naide Gomes
Triplo Salto (F): Patrícia Mamona
20 km marcha (F): Susana Feitor, Vera Santos, Ana Cabecinha e Inês Henriques (apenas três poderão participar nos JO)
100 m (M): Francis Obikwelu
3.000 m obstáculos (M): Alberto Paulo
Triplo salto (M): Nelson Évora
Comprimento (M): Marcos Chuva
Peso (M): Marcos Fortes
Canoagem:
K1 1000m: Quota conquistada por Fernando Pimenta
K1 200m: Quota conquistada por Teresa Portela
K1 500m: Quota conquistada por Teresa Portela
K4 500m: Quota conquistada por Teresa Portela, Beatriz Gomes, Joana Vasconcelos e Helena Rodrigues
Ciclismo:
Prova de fundo: Três atletas masculinos por quota do COP
Contrarrelógio: Um dos selecionados para a prova de fundo
Ginástica:
Artística (M): Quota conquistada por Manuel Campos
Artística (F): Zoi Lima
Trampolim (M): Quota conquistada por Nuno Merino
Trampolim (F): Quota conquistada por Ana Rente.
Natação:
200m estilos (M): Diogo Carvalho
Remo:
LM2x: Quota conquistada por Pedro Fraga e Nuno Mendes
Tiro:
Pistola Ar Comprimido 10 m: Quota conquistada por João Costa
Pistola Livre 50m: Quota conquistada por João Costa
Vela:
Laser Radial: Quota conquistada por Sara Carmo
RS:X (M): Quota conquistada por João Rodrigues
Star: Quota conquistada por Afonso Domingos e Frederico Melo
49er: Quota conquistada por Francisco Andrade e Bernardo Freitas
470 (M): Quota conquistada por Álvaro Marinho e Miguel Nunes
Match Racing (F): Quota conquistada por Rita Gonçalves, Diana Neves e Mariana Lobato
* Tragam-nos Gold, muito.
.