Logo no seu artº 9, alínea d), a Constituição Portuguesa refere ser Tarefa Fundamental do Estado “Promover o bem-estar e a qualidade de vida do povo e a igualdade real entre os portugueses, bem como a efectivação dos direitos económicos, sociais, culturais e ambientais, mediante a transformação e modernização das estruturas económicas e sociais”.
Promover
a igualdade real entre os portugueses, diz. Para que nada ficasse
descurado, a Constituição prevê ainda que para defender a garantia desta
igualdade existe o Tribunal Constitucional (TC), sendo este “o tribunal
ao qual compete especificamente administrar a justiça em matérias de
natureza jurídico-constitucional”.
E aqui começam as minhas
questões. Como é que o TC garante a igualdade real entre os portugueses
quando os seus juízes são em muito, diferentes de todos os restantes
portugueses? Não falando de remunerações (ainda que segundo pude apurar,
em 2011 o valor base era de 6.112,97€) e regalias, estamos a falar de
profissionais que têm o direito de se reformar com 12 anos de serviço,
independentemente da idade, ou com 40 anos de idade e dez anos de
serviço!
Como é que os juízes do Tribunal Constitucional podem
garantir a igualdade entre os portugueses quando consideram válidas as
subvenções vitalícias dos políticos, onde também os juízes jubilados
entram? Estas subvenções, repito, vitalícias, custaram ao Estado,
perdão, aos contribuintes, a módica quantia de 90 milhões de euros nos
últimos 12 anos. Em 2019 vão custar 7,17 milhões de euros.
Como é
que a Constituição e o Tribunal Constitucional garante a igualdade entre
os portugueses se no decorrer dos cortes orçamentais de 2014 e 2015 em
que o governo de Passos Coelho impôs um corte no valor destas
subvenções, o TC vem declarar tal medida inconstitucional obrigando ao
pagamento dos “devidos” valores a políticos e juízes, com retroactivos?
Esta
subvenção vitalícia mantém-se aliás, até em casos de antigos políticos
condenadas em processos de corrupção, como por exemplo, de acordo com a última lista conhecida, o antigo líder parlamentar do PSD, Duarte Lima, que foi condenado a 10 anos de prisão no caso Homeland – recebe 2.289,10 euros mensais desde 22 de janeiro de 2010 ou Armando Vara que também foi condenado a cinco anos de prisão efetiva no processo Face Oculta e recebia uma retribuição mensal de 2.014,15 euros, desde 23 de abril de 2003.;
Como é que a Constituição e o Tribunal
Constitucional garantem a igualdade entre os portugueses se alterações à
remuneração (e postos de trabalho) dos funcionários públicos são
protegidas pela Constituição mas não as dos trabalhadores das empresas
privadas?
Como é que a igualdade entre os portugueses é garantida
se os políticos têm uma remuneração base, aumentada em 40% para despesas
de representação, acrescida de subsídios de deslocação e de presença em
plenários quando falseiam moradas e presenças no Parlamento sem
qualquer consequência?
Como é que a igualdade é garantida se todos
os processos judiciais, de corrupção, esquemas de favorecimento, falhas
na actuação do estado ou quaisquer outros em que estejam envolvidos
políticos apenas sigam para “apuramento de responsabilidades” ou
“inquérito parlamentar” cujos desfechos nunca são claros, evidentes ou
consequentes?
Como é que a igualdade entre os portugueses é
garantida se há cidadãos presos por roubar para comer mas os banqueiros
que levaram bancos à ruína – bancos esses que estão a ser pagos por
todos nós – não são presos nem tão pouco os seus bens arrestados?
A
constituição portuguesa foi aprovada em 1976 e revista pela 7ª e última
vez em 2005. As últimas revisões tiveram mais por objectivo o
ajustamento da Constituição ao enquadramento de Portugal na União
Europeia do que propriamente a adaptação a evoluções estruturais e/ou
conjunturais do país e da forma como deve ser “regulado”.
Uma
alteração à constituição portuguesa é limitada pelo facto de não só
obrigar a uma votação favorável de 2/3 na Assembleia da República como
tem no seu artº 288º os chamados “Limites materiais da revisão” ou seja,
matérias que não podem ser alvo de revisão ou alteração. O que é também
muito curioso.
Se, de acordo com o n.º 1 do artigo 3.º da dita
Constituição, a soberania reside no povo, faz algum sentido estarem
designadas matérias que nunca mais podem ser alteradas? Significa que as
pessoas que na altura aprovaram a Constituição são mais inteligentes,
têm poderes superiores ou são visionárias e por isso souberam redigir
algo que nunca fará sentido mudar? Até “nisto” a Constituição não
garante a igualdade entre os portugueses. É como se tivesse subjacente
uma hierarquia: a superior legitimidade dos pais fundadores face à
actual legitimidade dos filhos.
Nada na Constituição, no Tribunal
Constitucional ou no funcionamento da Assembleia da República me dá
qualquer confiança na bondade do sistema, na qualidade do seu
funcionamento e menos ainda na garantia de igualdade entre os
portugueses.
E já agora: como é que tanto se fala sobre a
(pretensa) independência entre Política e Justiça se 10 dos 13 juízes do
TC são designados pela Assembleia da República e todo o sistema
judicial é financiado pelo Estado?
IN "O JORNAL ECONÓMICO"
26/12/18
.
Sem comentários:
Enviar um comentário