31/10/2016

.
HOJE NO
  "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Fugiu para o Brasil, mas foi "apanhado"
. pelas vítimas no Facebook

João Almeida terá desviado 600 mil euros em Portugal. Fugiu para o Brasil, onde abriu um restaurante, mas denunciou-se na internet.

João Almeida, um mediador de seguros que fugira de Portugal há quatro anos, acusado pelo Ministério Público de burla, falsificação, abuso de confiança e de emissão de cheques sem provisão, foi detido no Brasil depois de as vítimas o terem "apanhado" no Facebook.
.
O BURLÃO DO FACALHÃO
A notícia é avançada pelo Jornal de Notícias: o homem, que terá desviado 600 mil euros a clientes e à Zurich, era natural de Cinfães e mediador da seguradora. Angariava contratos de seguros novos mas começou por convencer as vítimas de que a Zurich lançara um plano de investimento com juros a 10% ao ano.

O primeiro esquema pô-lo em prática em 2004, com uma tia, que só cinco anos depois percebeu que tinha sido burlada, quando pediu resgate total do dinheiro que tinha investido: 45 mil euros. Todos os documentos que assinara tinham sido forjados, apesar de serem em papel timbrado da Zurich

João Almeida terá fugido para o Brasil em 2012, depois de ter burlado mais clientes recorrendo ao mesmo esquema fraudulento. Houve quem lhe entregasse 150 mil euros.

Em Manaus, montou um restaurante com página na Internet e no Facebook: "Cozinha do Português". Para promover os pratos típicos da gastronomia portuguesa, tornou-se ativo nas redes sociais, tendo sido descoberto pelos clientes que tinha burlado. Foram as vitimas que alertaram as autoridades, que pediram a colaboração da polícia brasileira para deter o suspeito.

De acordo com o JN, João Almeida está preso no Departamento Federal do Estado do Amazona e aguarda extradição para Portugal.

* Ora aqui está a primeira vez em que achamos útil o uso do facebook.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário