12/05/2015

.
HOJE NO
 "CORREIO DA MANHÃ"

Cancro da pele aumenta em Portugal

Milhares de novos casos são diagnosticados todos os anos.

Doze mil novos casos de cancro da pele são diagnosticados todos os anos em Portugal. Desses, um milhar de casos são melanomas, a forma mais grave da doença. Especialistas apresentaram esta terça-feira o novo Plano Nacional de Combate ao Cancro da Pele, aprovado pela Assembleia República. 

No dia 20 deste mês assinala-se o Dia do Euromelanoma. No plano constam oito medidas, que incluem o reforço de campanhas de informação e sensibilização da doença junto da população. O plano prevê ainda a criação de uma base de dados para registo nacional de todos os doentes com melanoma e o estabelecimento da obrigatoriedade de notificação, ao Ministério da Saúde e Registos Oncológicos Regionais.

"Todos os casos de cancro da pele detetados pelos laboratórios de anatomia-patológica são notificados para um sistema de vigilância e esperamos que este sistema de notificação obrigatória esteja a funcionar em 2016", afirmou Francisco George, diretor-geral da Saúde. Especialistas alertaram ainda a importância da prevenção da doença, que inclui alguns cuidados a ter na exposição ao sol.

"O cancro da pele tem vindo a aumentar no nosso país. É necessário investir na prevenção e as pessoas devem ter cuidados na exposição ao sol, não estar exposto entre as 11h00 e as 15h00, usar chapéu, protector solar, mesmo depois do banho no mar, e lembrar que o sol é igual na praia, piscina e campo", afirmou o dermatologista Osvaldo Correia, secretário-geral da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo.

O especialista alerta para a importância da vigilância de um sinal novo ou que alterou a forma. "A pessoa pode tirar uma fotografia com o telemóvel e ir vendo se altera a sua forma", recomendou o médico. No dia 20 deste mês realizam-se rastreios em 36 serviços hospitalares em todo o país, que obriga a inscrição prévia. 

* Previna-se, a saúde está primeiro!

.

Sem comentários:

Enviar um comentário