.
Cansados de blogs bem comportados feitos por gente simples, amante da natureza e blá,blá,blá, decidimos parir este blog do non sense.Excluíremos sempre a grosseria e a calúnia, o calão a preceito, o picante serão ingredientes da criatividade. O resto... é um regalo
01/06/2014
.
O QUE NÓS
.
O QUE NÓS
VISITAMOS!
Calcula-se em 850 Kg a quantidade de ouro que existe nas suas paredes.
Está em Salvador da Bahia, na magnífica zona histórica denominada Pelourinho.
Foto contínua de 360º
Coloque tela cheia, arraste o "rato" e não se esqueça de ver o tecto. Magnífico!
Clique nas setas e veja as opções no canto superior esquerdo. Pode usar o zoom do "rato" também.
Clique nas setas e veja as opções no canto superior esquerdo. Pode usar o zoom do "rato" também.
.
ANA BACALHAU
.
IN "NOTÍCIAS MAGAZINE"
25/05/14
.
«Por uma lágrima tua»
Lágrimas de tristeza. Lágrimas de alegria. Lágrimas
de dor. Lágrimas de raiva. Lágrimas de crocodilo. Cada lágrima com o seu
complemento determinativo.
A gramática a mostrar que sabe das coisas antes da ciência. Eu explico: a fotógrafa Rose-Lynn Fisher publicou um livro
com imagens que mostravam lágrimas observadas ao microscópio, ampliadas
centenas ou milhares de vezes. Durante um período atribulado da sua
vida, conta, perguntou-se a si mesma como seriam as suas lágrimas
ampliadas. Não se fez de rogada e procedeu à experiência. Apanhou as
suas lágrimas, esperou que secassem e examinou-as ao microscópio. Os
resultados surpreenderam-na.
Os padrões formados pelas lágrimas eram diferentes,
consoante elas fossem de dor, de alegria, de tristeza, de raiva ou por
descascar cebola. A ciência explica que assim é porque o nosso corpo
liberta diferentes substâncias consoante aquilo que sente e que, por
isso, cada lágrima apresenta o seu padrão distinto de acordo com a
emoção sentida. A poesia há muito que o sabe. As artes têm destas
coisas. Intuem algo que vem a confirmar-se ser verdade objectiva e
firmada cientificamente anos mais tarde.
De qualquer das formas, não deixa de ser fascinante
pensar que cada lágrima que nos corre é diferente. As razões do seu
nascimento dão-lhe forma e estrutura. É como se um pedaço da nossa alma
se consubstanciasse. Mas claro, como qualquer objecto poético, aquilo
que está à vista não deixa de estar escondido. Apenas os mais curiosos,
os mais voluntariosos, os mais engenhosos, se lembram de observar mais
de perto as «microscopices» da alma.
Dir-me-ão que as emoções, bem como as lágrimas, não
são pertença da alma, mas do corpo. Aqui por alma quer dizer-se tudo
isso somado e mais alguns grãozinhos que eventualmente apareçam na
equação. No sentido prático, daria algum jeito haver forma de se
conseguir esmiuçar as lágrimas com que nos brindam, para perceber se
são de crocodilo. Parecendo que não, evitar-se-iam muitos equívocos.
Aí está uma ideia que venderia milhares de itens.
Construir uma geringonça que pudesse averiguar no momento se as lágrimas
são «verdadeiras» ou forçadas. Uma espécie de polígrafo lacrimal.
Uma curiosidade: como serão as lágrimas que os
actores choram, quando fazem uma cena? Se a personagem chora de
tristeza, serão as lágrimas choradas pelo actor de tristeza? Ou as
lágrimas não confundem a realidade com a ficção?
E as lágrimas derramadas por descascar cebola? Serão
elas vazias de significado? Na verdade, foram provocadas por
necessidade. Não se quer chorar, mas é-se obrigado devido à natureza
daquilo que nos está nas mãos. Um castigo que a cebola nos impõe por a
irmos cortar aos pedaços. Será que a tristeza da cebola ao sentir que
irá desaparecer passa para as nossas lágrimas?
Poderá ser que a tristeza não se mostre igual de
pessoa para pessoa. Se calhar, os padrões são pessoais e
intransmissíveis, como uma impressão digital. E com diferentes graus,
como as cores. Por exemplo, o roxo, que se divide em púrpura, lilás ou
cor-de-vinho, tal como a dor, que se divide em fraca, média, forte ou
muito forte.
E quando os sentimentos são mistos, como serão as
nossas lágrimas? Talvez a complexidade do que se sente, que não permite
distinguir a tristeza da alegria, tenha efeito nos padrões lacrimais.
Que desenhos não poderão surgir desses momentos agridoces! Porventura,
obras de arte. E se todos (mesmo os que, como eu, não têm qualquer
talento para desenhar), se puderem revelar um verdadeiro Picasso
através das suas lágrimas? Será, com certeza, um sonho bonito. Que não
anda longe da verdade.
São as nossas emoções que moldam e criam a arte, tal como moldam e criam as lágrimas. E, nos seus traços, nos revelam.
IN "NOTÍCIAS MAGAZINE"
25/05/14
.
.
.
ESTA SEMANA NA
"VISÃO"
Portugal:
o paraíso fiscal dos estrangeiros
Reformados e profissionais de alto valor estão a fixar residência em Portugal, beneficiando de isenções e reduções nas taxas de IRS. Há outros países europeus a fazer o mesmo. Descubra quais:
O regime fiscal dos residentes não habituais
foi publicado em 2009, mas só no final de 2012 se limaram arestas
burocráticas que estavam a colocar entraves à aplicação da lei. Por essa
razão é que 2013 foi o ano da grande explosão de pedidos de isenção ou
de redução das taxas de IRS.
O ano passado, as finanças registaram 1 078 novos pedidos de inscrição,
o que representa um aumento de 98% face aos anos anteriores. Este ano, a
média tem sido de dois por dia. Holandeses, franceses e suíços
encabeçam a lista.
Em linhas gerais, o estatuto permite que os reformados que recebam a
pensão noutro país tenham isenção de IRS durante 10 anos. Por outro
lado, os profissionais de valor acrescentado (como engenheiros ou
investigadores) que venham trabalhar para Portugal beneficiam de uma
taxa fixa de 20% de IRS, pelo mesmo período.
O QUE DIZ A LEI:
PARA SER ENQUADRADO NO REGIME HÁ DUAS CONDIÇÕES:
- Não ter sido tributado como residente fiscal em Portugal nos cinco anos anteriores;
- Viver em Portugal 183 dias por ano ou, tendo vivido menos tempo, possuir uma habitação com a intenção de a manter como residência habitual
* SIMPLEX
.
.
.
ESTA SEMANA NO
"SOL"
Lisboa recebe primeira
conferência internacional de
Arte e Criatividade Urbana
O responsável pela exposição de Arte Urbana da Tate Modern, em
Londres, Cedar Lewinsohn, é o 'cabeça de cartaz' da primeira conferência
internacional de Arte e Criatividade Urbana de Lisboa, que deve dar
origem a um jornal científico semestral.
Um dos organizadores, Pedro Neves, explicou que a exposição
de 2008 num dos museus mais conceituados do mundo abriu debates e
precedeu exposições em museus, galerias e outras instituições, pelo que o
testemunho de Cedar é um dos principais atractivos para o evento de
Julho deste ano, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Já o jornal científico ainda não tem nome, com esta conferência, segundo o promotor, a ser um ponto de partida para o projecto.
Além das palestras de um dos responsáveis do NUART Festival e de
Marcus Willcocks, envolvido em design contra o crime no Reino Unido, o
programa da conferência deve incluir contacto com "grupos informais" que
desenvolvem "actividades espontâneas".
Este evento também quer "inovar no discurso", ao envolver ciências
que têm analisado a criatividade nas ruas, para lá da sociologia e
antropologia. Os conhecimentos da semiótica, design, análise de
comportamento e engenharias também vão ter voz, segundo a organização.
A designação da conferência foi propositadamente alargada para
criatividade, porque arte urbana tem sido reduzida a pinturas de murais
de grande escala, segundo Pedro Neves, que assumiu que de "uma
subcultura já se passou para uma cultura de massas", na qual se "perde
espontaneidade e geram-se dependências".
"Quem colheu os frutos não foi quem se arriscou fisicamente a trepar
vedações", argumentou o organizador, garantindo que "isso não tira o
mérito" a muitos artistas que exploraram, por exemplo, a estética do
grafiti nas suas obras.
"Esta conferência tem uma dimensão mais vasta, porque é necessária
essa 'bolha', mas a grande mais-valia do fenómeno são gestos
irreflectidos no quotidiano", explicou o organizador, lembrando as
"linhas do desejo", ou seja, os carreiros feitos em locais que à partida
não eram transitáveis.
Para Pedro Neves, a criatividade urbana tem força "nas pessoas que a fazem e na potencialidade de qualquer pessoa o fazer".
Em tempos, Pedro Neves respondia pelo nome de Uber quando queria
apenas "fazer banda desenhada em grande escala", mas a ilegalidade de
pintar paredes ou comboios possibilitou-lhe não só fazer 'bonecos', como
uma noite na prisão em Espanha.
Enquanto artista de rua, não encaixava no perfil habitual de
apreciador da música/cultura 'hip hop'. "Eu ouvia jazz", disse à agência
Lusa Pedro Neves, que depois da licenciatura "procurou o que ainda não
existia", um elo entre a prática e a academia.
Somou um mestrado em participação no espaço público, em Roma, e uma
segunda licenciatura e mobilizou uma conferência em 2008 que questionava
o futuro das paredes no Bairro Alto (Lisboa) e lançou as bases para a
Galeria de Arte Urbana.
Pedro Neves envolveu-se na Associação Portuguesa de Arte Urbana e no
projecto Crono, que incluiu a intervenção dos artistas Gémeos na Fontes
Pereira de Melo, pelo que uma nova intervenção em empenas de edifícios
"já não era algo novo" em Lisboa.
Por isso, está a concretizar um projecto antigo, mas inédito na
capital portuguesa, uma reflexão internacional sobre criatividade
urbana, como resumiu o organizador, que acrescentou que a conferência
quer "fazer ligações entre a cúpula e o terreno".
* Quem não cuida da arte não cuida da vida
.
.
.
ESTA SEMANA NO
"EXPRESSO"
Seguro convoca eleições primárias
António José Seguro quer convocar eleições primárias para o PS eleger o candidato a primeiro-ministro.
"Quero deixar bem claro que não me demito", disse.
O secretário-geral do PS anunciou hoje que não se
demite do cargo, mas defendeu a realização de primárias abertas a
simpatizantes para escolher o candidato socialista a primeiro-ministro.
António José Seguro assumiu esta posição na parte final
da sua intervenção perante a Comissão Nacional do PS, num discurso em
que deixou fortes críticas à corrente que contesta a sua liderança.
O líder socialista disse que marcará ainda esta semana
uma reunião da Comissão Política do seu partido para dar início a um
processo de revisão dos estatutos no sentido de permitir que a escolha
do candidato socialista a primeiro-ministro se faça através de eleições
primárias, tal como aconteceu recentemente em França.
As eleições primárias, frisou António José Seguro,
citado por fonte oficial da direção do PS, serão abertas a
simpatizantes, além dos militantes do partido.
Esta ideia de defender eleições primárias para a
escolha do candidato do PS a primeiro-ministro foi primeiro proposta por
Francisco Assis, em 2011, tendo sido retomada em 2013 por um grupo
liderado pelo ex-secretário de Estado João Tiago Silveira.
Nessas duas vezes, a maioria dos socialistas rejeitou esse modelo inspirado no modelo político norte-americano.
António José Seguro referiu ainda que, em breve, vão
realizar-se eleições nas federações, que constituem a cúpula política
distrital no sistema de organização dos socialistas.
Na sua intervenção, perante a Comissão Nacional do PS,
António José Seguro, citado por fonte oficial socialista, criticou a
corrente ligada ao presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, que
lhe está a disputar a liderança, alegando que "abre um grave precedente"
no partido.
António José Seguro considerou que, ao longo dos seus
quase três anos de liderança, houve sempre internamente "um movimento
oculto e invisível".
"A partir de agora, acabou a hipocrisia. Quero deixar
bem claro que não me demito", frisou o secretário-geral do PS, citado
pela mesma fonte deste partido.
* DE PERNAS PARA O AR
1- António José Seguro ganhou através de eleições internas a tarefa de colar os cacos em que José Socrates deixou o partido, reduzir o sentimento generalizado de corrupção e má fé que os portugueses votavam ao PS.
2- Provou que trabalhou ao ganhar dois actos eleitorais, Autárquicas e Europeias.
3- António Costa, cobardemente, nem sequer tentou liderar o partido após a derrocada justa do seu amigalhaço Socrates. Pairou, qual abutre, para ver como a situação política se desenrolava e bicou após 2ª vitória eleitoral de Seguro, muito cómodo.
4- Sabe-se lá porquê António Costa anda ao colo da comunicação social e dos mais "doutos" "comentaristas" nacionais.
5- Passos Coelho e Paulo Portas perderam para António José Seguro dois actos eleitorais, Autárquicas e Europeias, coincidência!
Pede-se a cabeça de António José Seguro enquanto de Coelho e Portas nem uma orelha se reclama, Bildeberg a funcionar, está visto!
* DE PERNAS PARA O AR
1- António José Seguro ganhou através de eleições internas a tarefa de colar os cacos em que José Socrates deixou o partido, reduzir o sentimento generalizado de corrupção e má fé que os portugueses votavam ao PS.
2- Provou que trabalhou ao ganhar dois actos eleitorais, Autárquicas e Europeias.
3- António Costa, cobardemente, nem sequer tentou liderar o partido após a derrocada justa do seu amigalhaço Socrates. Pairou, qual abutre, para ver como a situação política se desenrolava e bicou após 2ª vitória eleitoral de Seguro, muito cómodo.
4- Sabe-se lá porquê António Costa anda ao colo da comunicação social e dos mais "doutos" "comentaristas" nacionais.
5- Passos Coelho e Paulo Portas perderam para António José Seguro dois actos eleitorais, Autárquicas e Europeias, coincidência!
Pede-se a cabeça de António José Seguro enquanto de Coelho e Portas nem uma orelha se reclama, Bildeberg a funcionar, está visto!
.
.
ESTE MÊS NA
Segundo um comunicado dos mentores do
projeto, a solução pressupõe o uso de um módulo que deverá ser usado
pela criança ou pelo animal de estimação; um módulo usado pelo adulto,
que deve permitir comunicações bidirecionais e de longas distâncias, que
permitam alcançar o módulo usado pela criança ou animal de estimação; e
ainda uma estação-base que alarga a cobertura do sistema.
"EXAME INFORMÁTICA"
Findster:
a tecnologia portuguesa que
localiza crianças e cães
.
a tecnologia portuguesa que
localiza crianças e cães
.
Investigadores da Universidade de Aveiro criaram uma solução de localização que dispensa mensalidades e redes de telemóveis. Findster originou uma campanha de crowdfunding na plataforma Indiegogo.
.
Findster não exige pagamento de mensalidades para receber dados de localização de uma criança ou mesmo de um cão. A solução que acaba de ser anunciada por investigadores da Universidade de Aveiro é constituída por três módulos que se conectam através de uma rede sem fios que garante o envio de alertas para uma app de telemóvel (mas sem usar as denominadas redes GSM), caso a criança ou o animal tenha saído de um perímetro virtual predefinido.
.
Segundo um comunicado dos mentores do
projeto, a solução pressupõe o uso de um módulo que deverá ser usado
pela criança ou pelo animal de estimação; um módulo usado pelo adulto,
que deve permitir comunicações bidirecionais e de longas distâncias, que
permitam alcançar o módulo usado pela criança ou animal de estimação; e
ainda uma estação-base que alarga a cobertura do sistema.
Além da localização, o sistema pode ser usado para indicar desvios de rotas estabelecidas previamente ou mesmo quedas.
Os dados podem ser conferidos pelos legítimo proprietário da conta a partir de uma plataforma alojada na Internet.
Os
mentores do projeto preveem entregar em abril de 2015 os primeiros
módulos Findster que forem encomendados através da plataforma de
crowdfunding Indfiegogo.
* Excelente tecnologia fruto da inteligência lusitana
.
.
DIA MUNDIAL
.
DA CRIANÇA
ATITUDES INCRÍVEIS
‘Armas Domésticas’
AMIANTO
O amianto mata, existem inúmeros edifícios públicos e privados que incluem na sua construção materias com amianto, um perigo mortal, as autoridades portuguesas assobiampara o lado.
SÍNDROME ALCOÓLICO FETAL
Bebês que nascem com SAF
podem ter alterações na face, no sistema nervoso (responsável por
redução intelectual), e mal formações no coração e em outros órgãos, além de peso abaixo
do normal, problemas motores, de aprendizagem, de memória, de fala, de
audição, de atenção e para a resolução de problemas.
NÃO HÁ FUMADORES PASSIVOS
O uso do cigarro junto das crianças perturba o crescimento, mata-as devarinho, às vezes não tão devagar como se pensa.
NA ESTRADA
Os exemplos das imagens são de arrepiar, as estatísticas dizem que ainda há pais piores
NA GUERRA
Há dezenas de milhares de crianças usadas na guerra, África, Médio Oriente, Ásia e América Latina são exemplos deploráveis.
EM CASA
Em casa facilita-se e provavelmente morre-se
.