21/03/2014

.
HOJE NO

"CORREIO DA MANHÃ"

Detido chinês com visto 'Gold' 
dado por Portugal 

O detido já estava referenciado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) e em seu nome existe um mandado de detenção internacional, emitido pela Interpol pedido por parte da justiça chinesa. 

A Polícia Judiciária deteve esta quinta-feira, um cidadão chinês que tinha recentemente adquirido um visto ‘gold’. O detido tem cerca de 40 anos e estava a viver em Portugal desde o final do ano passado, altura comprou uma casa de luxo em Cascais que lhe deu direito a uma autorização de residência. 

O homem é procurado no seu país por crimes de burla e o dinheiro utilizado na compra da casa, de acordo com a 'Rádio Renascença', resulta desses crimes. 


O detido já estava referenciado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) e em seu nome existe um mandado de detenção internacional, emitido pela Interpol pedido por parte da justiça chinesa. O mandado pede extradição do suspeito. Esta sexta-feira o detido foi levado ao Tribunal da Relação de Lisboa para um primeiro interrogatório. 

As autoridades portuguesas estão a investigar a proveniência do dinheiro que serviu para comprar a casa de Cascais e permitiu ao suspeito a autorização de residência em Portugal. A autorização de residência em Portugal, cedida por via do investimento feito na compra da casa de luxo, dá ao suspeito o direito de circular em toda a União Europeia. 

* Por várias vezes referimos que os "vistos gold" invenção "pórtista" eram um enorme atractivo para criminosos de grande porte, dissemos também que investidores a sério não vinham a Portugal investir 500 mil euros. 
Foi tão rápida a descoberta do primeiro criminoso, mais veloz do que poderíamos imaginar, um sucesso do vice-ministro gold. Consta que os vistos vão ter outro nome, "Gold Crime".


.

Sem comentários:

Enviar um comentário