28/05/2012

JOANA PETIZ



 
Está na hora
     de conseguir 
      o lugar do seu chefe

O seu chefe foi convidado e aceitou um lugar noutra empresa e alguém da sua equipa será escolhido para substituí-lo. [Não julgava que ia ler aqui um rol de conselhos sobre como roubar a cadeira ao seu chefe, pois não?...]

É a oportunidade que sempre esperou. Trabalhou toda a vida para chegar aqui e sabe que tem mesmo aquilo que é preciso para ser escolhido – afinal, é o melhor –, mas um comportamento errado na entrevista pode dar cabo dos seus sonhos.

Respire fundo. A primeira coisa que tem de recordar ao sentar-se na cadeira com um possível futuro brilhante à frente é precisamente aquilo que o levou ali: determinação, ambição e qualificações devem pesar na sua apresentação. Mas não chega elencar as suas qualidades e desfiar o currículo, por muito impressionante que seja – afinal, se foi chamado, é porque gostaram do que viram na sua candidatura. A entrevista de promoção não deve servir para repetir aquilo que o entrevistador já sabe mas antes para mostrar as suas qualidades pessoais. Aquilo que o diferencia, que o torna especial.

Tomar as rédeas da conversa é essencial. Exponha as suas capacidades, vantagens e mais-valias e explique clara e concisamente por que razão é a pessoa ideal para aquele lugar. A melhor maneira de convencer alguém de alguma coisa é acreditar naquilo que diz – os melhores vendedores são precisamente aqueles que acreditam no potencial de um produto. E o que é uma entrevista senão a sua oportunidade para convencer alguém a comprar os seus talentos?

É precisamente por essa razão que é muito importante desenvolver as suas soft skills – inteligência emocional, capacidade comunicativa e outras características pessoais relevantes para a sua carreira.

 No fundo, esta é a sua hipótese de mostrar que está ali porque a empresa precisa de si para melhorar, para ficar mais forte – e não o contrário. Uma atitude confiante pode fazer milagres na hora de decidir entre dois candidatos com capacidades profissionais semelhantes.

Agora que já conseguiu captar as atenções e tem todos rendido aos seus encantos, chegou a altura de começar a conversa difícil. Ok, está à beira de conseguir o lugar com que sempre sonhou. Mas isso não quer dizer que deve aceitar tudo o que lhe propuserem sem condições. Ponha as cartas todas na mesa. Diga quanto espera receber e negoceie dentro dos seus limites – sobrevalorizar-se pode custar-lhe o lugar, mas subvalorizar-se pode levar os outros a pensar que talvez você não valha tanto quanto prega.



IN "DINHEIRO VIVO" 
21/05/12

 .

Sem comentários:

Enviar um comentário