22/09/2011

CATARINA FIGUEIREDO

                                      O primeiro dia

O meu filho, de três anos, vai entrar, pela primeira vez, para o jardim de infância. O que poderei fazer para o preparar para esta nova etapa? Célia Cruz.A entrada para o jardim de infância é sinónimo de um novo mundo para descobrir, mas também de ansiedade para pais e filhos. Para que esta adaptação ocorra de forma equilibrada é necessário que exista uma preparação prévia de ambos.
É importante que tenha uma imagem positiva do colégio e que a transmita ao seu filho. Diga-lhe que vai conhecer novos amigos para brincar, educadores e que será um espaço onde fará novas aprendizagens. Se possível, dias antes, visite o colégio – mostre o espaço, sem que surja a ansiedade de separação.
Convém também fazer um período de adaptação, que deve ocorrer numa semana. No 1.º dia, será importante que fique na sala do jardim de infância por um determinado período, para que o seu filho conheça o local, a educadora, os colegas e as rotinas. No 2.º dia, o seu filho deverá já ficar sozinho uma parte da manhã. Nos dias seguintes, o tempo de permanência na escola deverá prolongar-se. Sair às escondidas não é aconselhável, pois só vai fazer com que o seu filho experimente um sentimento de abandono. O ideal é dizer-lhe a verdade no momento da despedida: ‘Vou trabalhar e vais ficar aqui a brincar. Ao fim da tarde, venho buscar-te’. Em casa, deverá mostrar interesse pelo que o seu filho fez, valorizando os aspectos positivos. Se entre um a dois meses, o ainda não estiver adaptado, chorar e sofrer de alterações alimentares, de irritabilidade ou comportamentos regressivos, há uma situação de ansiedade de separação. Será necessário recorrer a um especialista.

IN "SOL"
19/09/11
.

Sem comentários:

Enviar um comentário