28/07/2011




HOJE NO 
" PÚBLICO"
 
Portugal reconhece 
Conselho Nacional de Transição na Líbia
O Governo português decidiu reconhecer o Conselho Nacional de Transição da Líbia como a “autoridade governativa legítima da Líbia até à formação de uma autoridade transitória”, revela um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros enviado à agência Lusa

No texto do documento, o Ministério esclarece que a decisão “reflecte o reconhecimento do papel que o Conselho Nacional de Transição desempenha na liderança do processo de transição na Líbia e obedece à melhor ponderação dos interesses de Portugal, cuja política externa deve ter em linha de conta o relacionamento futuro com a Líbia”.

O Governo reitera o apoio “à soberania, independência, integridade territorial e unidade da Líbia e às aspirações do povo líbio na construção de uma sociedade livre e democrática”.

O comunicado recorda ainda que, no quadro do exercício do seu mandato de membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, “Portugal preside ao Comité de Sanções à Líbia”.

Fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros esclareceu à Lusa que o CNT foi informado da decisão do Governo português no dia 25 de Julho.

Há dez dias, na declaração final de uma reunião em Istambul, o grupo de contacto para a Líbia decidiu tratar o Conselho nacional de Transição como “a autoridade governamental legítima” do país “até que uma autoridade interina seja escolhida”.


* Hipócritamente deixaram de ser amigos de Kadafi, quando poucos anos antes o receberam com pompa e circunstância e bajulação.



.

Sem comentários:

Enviar um comentário