27/06/2011

TENHA UM BOM DIA............


... prepare-se 
       para emagrecer o bolso



COMPRE JORNAIS


oxalá
Agricultura no Alentejo pode criar 50 mil empregos
Produtor vitivinícola do vale da Rosa 
quer ver Portugal menos dependente do exterior.
“Se o Vale da Rosa emprega, em média, 300 pessoas, com o Alqueva o Alentejo pode dar 50 mil empregos. Não é difícil mesmo”. António Silvestre Ferreira, proprietário da herdade Vale da Rosa, que produz uva sem grainha, é um incondicional defensor da agricultura no Alentejo.
O Alqueva permitirá novas culturas. O Vale da Rosa já vai beneficiar da água transportada desde o Grande Lago até Ferreira do Alentejo, distrito de Beja.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

mãos ao alto!
Processos por crime fiscal 
dispararam 75% em 2010
A pressão fiscal sobre os contribuintes está a aumentar. A Direcção Geral dos Impostos (DGCI) enviou 8793 processos contra contribuintes pela prática de crime fiscal para o Ministério Público em 2010. Este número, que se traduz numa média diária de 24 novos crimes para investigação judicial, representa um crescimento de 75% face aos 5023 processos de 2009 e mais que triplica face aos 2455 delitos detectados em 2008.
Os dados constam do relatório preliminar da monitorização das alterações introduzidas pela Assembleia da República em 2010 no âmbito da Prevenção e Combate à Corrupção, da autoria da Direcção-Geral da Política de Justiça. O relatório será posteriormente enviado ao Parlamento.
A tendência crescente nas irregularidades detectadas é justificada, no documento, com o fim do levantamento do sigilo bancário sem o consentimento do contribuinte e com os novos mecanismos de acesso às contas bancárias, cuja legislação foi aprovada em Setembro de 2010.
Esta alteração legislativa concedeu mais poderes ao Fisco para aceder a informações ou a documentos bancários sem consentimento do titular, sempre que existam dívidas à Segurança Social. A administração tributária pode ainda inspeccionar toda a informação bancária relevante de familiares ou terceiros que estabeleçam uma relação próxima com o contribuinte. Questionada pelas medidas adoptadas para cumprir estas mudanças e sobre a sua fiscalização, a DGCI diz que "algumas das alterações introduzidas têm reduzido impacto", referindo, por exemplo, que a existência comprovada de dívidas à Segurança Social veio apenas "colmatar uma lacuna que já havia sido identificada".
"i"

com sombra de pecado
Administradores da CGD 
suspeitos de crime fiscal na fusão da Compal
A operação de fusão da Compal com a Sumolis está a ser passada a pente fino no âmbito de um inquérito pendente no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Évora, por suspeita de crimes fiscais, entre os quais burla tributária e abuso de confiança fiscal.
O montante em causa ascenderá a vários milhões de euros, e é relativo ao pagamento e posterior devolução de IMT (Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis), que os investigadores consideram ter sido recebido indevidamente. Mas diz respeito também à assunção, pela Compal, dos encargos financeiros relativos à operação de financiamento que esteve na base da sua própria compra, atirando-a para resultados negativos. Tal operação permitiu à empresa evitar o pagamento avultado de impostos, além de ter recebido verbas do Estado.
A investigação surge na sequência da aquisição da Compal por parte de empresas do grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD), com financiamento do banco público. A compra foi feita em 2005, em parceria com a Sumolis. O acordo entre as duas empresas pressupunha a fusão da Compal com a Sumolis, operação que começou em 2006 e foi concluída em 2008, com a instituição bancária a manter uma participação na empresa fusionada de 19,5 por cento.
É esse processo de fusão que levanta suspeitas ao DIAP, que acredita que se tenha ultrapassado a barreira da agressividade fiscal e entrado em área de crime fiscal. No âmbito do inquérito, que conta com a colaboração da Polícia Judiciária e da Inspecção Tributária, foram constituídas arguidas perto de uma dezena de pessoas e empresas, entre administradores do grupo Caixa Geral de Depósitos, empresas do seu universo envolvidas na operação e a própria Sumol+Compal.
"PÚBLICO"

desdejum
ATLETISMO
Benfica campeão nacional masculino
PRIMEIRA VEZ DESDE 1996
O Benfica sagrou-se este domingo campeão nacional masculino, título alcançado na última prova (4x400), batendo o Sporting no Estádio Universitário de Lisboa.
Desde 1996 que o Benfica não conquistava este título.
Já em femininos, o Sporting não deu hipótese e voltou a conquistar o campeonato nacional.
"RECORD"


negócios privadíssimos
Tribunal de Contas 
acusa ministério de beneficiar privados
Organismo recomenda ao Ministério da Saúde que reveja o acordo da região de Lisboa e alerta para desperdício de verbas.
Hospitais e centros de saúde da região de Lisboa enviaram doentes para o Hospital da Cruz Vermelha antes de verificarem se outras unidades do sector público eram capazes de dar resposta às necessidades de consultas e cirurgias. Uma solução que é possível há dez anos, ao abrigo de um acordo entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e a Cruz Vermelha.
Os doentes não pagam taxas moderadoras e chegam a saltar a lista de espera, conclui o Tribunal de Contas (TC), que lembra que os recursos não são ilimitados e que deve ser feita uma análise custo-benefício a justificar estes protocolos.
No relatório, o TC alerta que há doentes a ser tratados de forma desigual e pouco transparente ao abrigo deste acordo, que pode nem sequer ser o mais vantajoso actualmente para o Serviço Nacional de Saúde.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

independentes de quê e de quem???
Maioria dos 30 secretários de Estado 
serão independentes
Passos fecha hoje o Governo com Cavaco Silva. Tomada de posse de secretários de Estado está marcada para amanhã.
Pedro Passos Coelho vai levar hoje, às 11 da manhã, ao Presidente da República uma lista com cerca de 30 secretários de Estado, a maioria independentes, para que Cavaco Silva complete, amanhã, a posse do XIX Governo Constitucional.
Depois de ter participado no seu primeiro Conselho Europeu, o novo primeiro-ministro reservou o fim-de-semana para fechar a equipa de Governo. Nas Finanças, para além dos três nomes já conhecidos (Luis Morais Sarmento no Orçamento, Paulo Núncio nos Assuntos Fiscais e Maria Luís de Albuquerque no Tesouro e Finanças) estará ainda Hélder Rosalino, um quadro do Banco de Portugal, que vai assumir a secretaria de Estado da Administração Pública.
Na Economia, outra das pastas-chave do novo Governo, o empresário e deputado do PSD Almeida Henriques será o número dois de Álvaro Santos Pereira como secretário de Estado Adjunto e do Turismo. Já o professor da London Business School, Pedro Silva Martins, assumirá o Trabalho. Permanecem dúvidas quanto aos Transportes (José Manuel Rodrigues, actual presidente da Carris, é um dos nomes apontados) e à Energia e Competitividade.
"DIÁRIO ECONÓMICO"

origem portuguesa!!!
Medicamento para Parkison perto dos EUA
A farmacêutica Bial tem um novo medicamento para o Parkinson 'próximo de chegar ao mercado', norte-americano, numa altura em que prepara a comercialização do primeiro, para a epilepsia. O presidente da empresa, António Portela, adiantou que o medicamento ainda terá de ser licenciado pelo regulador do mercado farmacêutico norte-americano e que para já a Bial procura um parceiro. O medicamento está em 'fase 3, a última fase de desenvolvimento', a ser testado 'em todo o mundo', para a sua eficácia e efeitos secundários.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

as bacas magras, carago
Área de escritórios vazios no Grande Porto 
equivale a 15 estádios
Há 150 mil metros quadrados destinados a escritórios no Grande Porto sem ocupantes. Uma área que equivale, em dimensão, a 15 campos de futebol. A oferta excede largamente a procura e existem cada vez menos interessados em arrendar esses espaços.
Longe vão os anos dourados da década de 90 e do início do século XXI em que, na falta de moradores, muitos apartamentos da Baixa do Porto foram convertidos em escritórios. O negócio com as empresas era bem mais lucrativo para os proprietários, que podiam cobrar rendas mais elevadas. Hoje, o investidor surge selectivo e, com a crise económica, tornou-se numa espécie rara.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

para inglês ver...
Villas Boas e Ferguson em choque de gerações
Alex Ferguson está a caminho dos 70 e Villas Boas tem 33 anos. O manager do Manchester United é o mais velho da Premier League e o português, o mais novo. Quanto vale a experiência?
Só o Chelsea de Roman Abramovich para espantar o Mundo. No Manchester United, por exemplo, era impossível ver André Villas Boas como manager antes de ultrapassar a barreira dos 40 anos. Quem o diz é Alex Ferguson, que assumiu a liderança da equipa de Old Trafford com 44 anos.
«Não acredito que o Manchester pudesse ter sucesso com um jovem manager. Ser manager deste clube implica ter muita experiência ao nível do jogo. No Manchester nunca poderás evitar a sensação de surpresa. Está sempre algo a acontecer e há sempre assuntos delicados para resolver. Eu, pelo menos, fruto da minha experiência, sei como contornar e solucionar qualquer género de assunto. Se já é tremendo e duríssimo lidar com todas as variantes do jogo, para que as vitórias sejam uma constante, imaginem isso acrescido de tudo o que está para lá do relvado mas que surge publicamente agrafado ao futebol, via Imprensa, sensacionalista ou não» - bem curiosa e espécie de sentença irrevogável a opinião de Sir Alex, expressa no dia em que conseguiu convencer Wayne Rooney a prolongar a ligação ao adversário n.º 1 do Chelsea.

Agora no cadeirão
Faz todo o sentido recuperar essa ideia tão singular e cartilha inquestionavelmente conservadora, numa altura em que André Villas Boas faz as delícias dos media britânicos, sem excepção.
A vida do português é esmiuçada ao mais ínfimo detalhe, a carreira integralmente passada a pente fino e os 33 anos - verdes 33 anos, acentuam vários comentadores - denunciam a excentricidade do russo, que pagou 15 milhões de euros ao FC Porto pelo treinador que os dragões acreditavam estar a preparar-se para dar-lhes mais um ano de luxúria e excesso triunfal.
Abramovich impediu que se concretizasse o sonho de Pinto da Costa em ver André Villas Boas superar a marca do seu criador/mentor - José Mourinho, claro -, que em 2004 também havia percorrido a mesma rota Porto-Londres, legando uma Taça UEFA, a Champions League, duas Ligas...
"A BOLA"


piorar a qualidade
Privatização da RTP avança
O programa de Governo está praticamente concluído e, afinal, não prevê o adiamento da privatização da RTP, apurou o Correio da Manhã junto de fonte próxima de São Bento.
O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, reúne-se esta manhã em Belém com o Presidente da República, Cavaco Silva, para aquele que será o primeiro encontro semanal entre os dois.
Tendo em conta os prazos da agenda política para os próximos dias, a equipa de Pedro Passos Coelho esteve reunida ao longo de todo o fim-de-semana a ultimar o programa de Governo. Hoje, o primeiro-ministro terá o primeiro encontro com Cavaco Silva, e terá lugar a conferência de líderes destinada, entre outras, a calendarizar as sessões plenárias para discutir o programa do Governo. Por outro lado, amanhã tomam posse os novos secretários de Estado, pelo que na quarta--feira estará tudo a postos para o arranque do debate do programa da coligação PSD/CDS-PP na Assembleia da República.
O CM sabe que, ao contrário do que foi noticiado, a intenção do primeiro-ministro em privatizar um canal da televisão pública não será adiada. Aliás, este objectivo já constava do programa eleitoral do PSD e foi explicitado ao ‘Financial Times’ numa entrevista onde Passos Coelho adiantou que pretende vender um dos canais abertos da RTP. Isto, apesar de Paulo Portas (CDS), agora ministro dos Negócios Estrangeiros, nunca ter visto esta privatização com bons olhos.
"CORREIO DA MANHÃ"

Sem comentários:

Enviar um comentário