11/04/2011

ALMORROIDA CIENTÍFICA


Investigadora portuguesa publica artigo 
sobre medicina regenerativa


A revista científica Nature publica, na sua próxima edição, um artigo que "abre portas" à utilização de células diferenciadas na medicina regenerativa, que conta com a participação de uma investigadora portuguesa.

Em comunicado enviado à Lusa, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) revela que Joana Marques, investigadora daquela faculdade, é "coautora" desse artigo científico.

O trabalho em causa, desenvolvido na Universidade de Cambridge, "revela novas informações sobre a ação de uma determinada modificação epigenética (hidroximetilação) no processo de pluripotência e diferenciação das células estaminais embrionárias".

Acrescenta que esse conhecimento poderá ser útil para criar eficazmente células pluripotentes induzidas a partir de células comuns, sendo que "as células pluripotentes induzidas poderão ser alteradas de forma a integrar qualquer tipo de tecido humano, abrindo portas à sua utilização na medicina regenerativa".

O projeto que Joana Marques está a desenvolver tem por objetivo "avaliar a influência de vários genes na transformação de células comuns em células pluripotentes induzidas".

A investigadora explica que estas células poderão "entrar na formação de qualquer órgão", tal como as células embrionárias, "mas apresentam a vantagem de não levantarem os problemas éticos e deontológicos que as células estaminais embrionárias implicam".

Para além disso, acrescenta a FMUP, este tipo de células elimina também o risco de rejeição comparativamente às estaminais embrionárias, uma vez que se usam nos pacientes as suas próprias células.

A equipa responsável por esta investigação verificou que "esta nova marca epigenética (hidroximetilação) está associada a um aumento da expressão dos genes e, quando provocada a diminuição dos seus níveis em laboratório, verifica-se que as células adquirem uma propensão para a diferenciação, ou seja, deixam de ser pluripotentes".

IN "i"
11/04/11

Sem comentários:

Enviar um comentário