11/10/2010

TENHA UM BOM DIA............


...e prepare-se para pagar mais....


compre jornais

 já esperávamos

Preço dos combustíveis 
vai aumentar já esta semana
Associação do sector diz que as oscilações nas cotações da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais vão começar a fazer-se sentir em Portugal nos próximos dias.
O preço da gasolina e do gasóleo vai subir esta semana. O alerta foi feito ontem ao DN pelo presidente da Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis (Anarec), Virgílio Constantino, que avisou que as oscilações registadas nas cotações dos combustíveis nos mercados internacionais deve começar a ser passado para os preços praticados pelas gasolineiras em Portugal "nos próximos dias". De acordo com a informação disponibilizada pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), ontem, os preços médios da gasolina e do gasóleo situavam-se nos 1,348 euros e 1,154 euros por litro, respectivamente.
Ao longo das últimas duas semanas, a cotação média dos combustíveis nos mercados internacionais esteve em constante subida. Segundo os dados compilados pela Bloomberg, o preço da gasolina subiu 7,17%, enquanto a cotação internacional do gasóleo aumentou 2,76%. Segundo Virgílio Constantino, "estas oscilações ainda não se reflectiram nos preços praticados em Portugal, onde os preços se têm mantido relativamente estáveis", um cenário que, adiantou ao DN o presidente da Anarec, "deverá alterar-se nos próximos dias".
"É muito provável que haja um ajustamento dos revendedores a estas oscilações durante esta semana", avançou aquele responsável. Virgílio Constantino assinalou, contudo, que "ainda não é possível saber qual será o nível de ajustamento e a alteração que os preços sofrerão", recordando que "paralelamente à subida das cotações [dos combustíveis nos mercados internacionais], tem havido também um fortalecimento do euro face ao dólar", uma situação que "pode atenuar, de alguma forma, o aumento esperado dos preços".
O presidente da Anarec realçou ainda que a situação dos preços dos combustíveis deverá agravar-se ainda mais a partir de Janeiro, caso o Orçamento do Estado para 2011 seja aprovado e entre em vigor a subida do IVA para 23%. "O mais provável é que os revendedores não tenham condições para absorver a subida do IVA", alertou, adiantando que "isto significa que o aumento será reflectido nos preços finais praticados e sentido pelos consumidores".
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

 mudança de tacho

Fernando Seara admite avançar 
se Madaíl sair de cena
O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara, admitiu hoje que poderá candidatar-se à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), caso o atual líder, Gilberto Madaíl, mantenha a decisão de se afastar.
"Se Gilberto Madail não for candidato, haverá um conjunto de circunstâncias que me poderão levar a refletir", afirmou.
Seara disse que, caso Madaíl não se recandidate, será preciso "ponderar todas as circunstâncias, como a adequação dos estatutos ao novo Regime Jurídico".
"É também preciso articular com os sócios da Federação a disponibilidade para apoiarem um projeto para o futebol português", adiantou.
"RECORD"
ao afundanço??
Frente Sindical tem alternativa
A Frente Sindical da administração pública anunciou ter pedido audiências ao presidente da República, ao presidente do PSD e aos diferentes grupos parlamentares para propor uma alternativa aos cortes salariais anunciados pelo Governo. Em comunicado, a Frente Sindical afirma que 'não aceita que o Governo apresente uma proposta de redução de salários', nem que 'escolha, periodicamente, os trabalhadores da administração pública para pagar o défice', de 2003 a 2007 e novamente este ano. Neste sentido, a Frente Sindical pediu na sexta-feira uma audiência com o presidente da República, Cavaco Silva, com o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, e com representantes de todos os grupos políticos com assento parlamentar.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"


off the record
PGR diz não ter conhecimento 
oficial da queixa ao STJ
“O procurador-geral da República não tem conhecimento oficial da queixa que a Lusa refere e que terá sido apresentada pelo procurador-geral adjunto Carlos Monteiro e não pode, por isso, pronunciar-se sobre um assunto que não conhece”, disse à Lusa fonte da Procuradoria-Geral da República.
O procurador-geral adjunto do TCAS Carlos Alberto dos Santos Monteiro requereu ao presidente do Supremo Tribunal de Justiça que instaurasse um procedimento criminal contra o procurador-geral da República, Pinto Monteiro, por alegada denegação da justiça.
Em causa está, segundo a queixa, a escusa de Pinto Monteiro em dar sequência a um requerimento do queixoso para avançar com um processo-crime contra o vice-procurador-geral, Mário Gomes Dias, pela alegada prática dos crimes de abuso de poder e de usurpação de funções.
Pinto Monteiro alega não ter conhecimento da queixa requerida contra si, mas diz saber que “contra o referido magistrado correram e correm vários processos disciplinares e até um processo-crime”.
"PÚBLICO"

esteja atento
Nem todos os alimentos 
são perigosos fora do prazo
O consumo de alimentos após o prazo de validade indicado no rótulo nem sempre implica danos para a saúde. Existem diferenças consoante apresentem a menção "consumir de preferência antes de..." ou "consumir até...", como explicam dois investigadores.
As pessoas devem "habituar-se a olhar para a menção", sob pena de se desperdiçar comida, defende Rui Costa, docente dos cursos de licenciatura e mestrado em Engenharia Alimentar na Escola Superior Agrária de Coimbra e investigador do Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade.
Os alimentos em que surge a expressão "consumir de preferência antes de..." (ou "antes do fim de...") podem ser consumidos após o prazo sem risco de intoxicação alimentar, mas "a empresa já não garante" que estejam em "condições normais", clarifica Rui Costa. Exemplificando: "Se calhar, o sabor já não é tão bom. Se calhar, já tem um bocadinho de ranço. Mas não faz mal."
"Consumir de preferência antes de..." aplica-se a "produtos que podem ser armazenados durante mais tempo (por exemplo, cereais, arroz, conservas e especiarias). Não é perigoso consumir um alimento após esta data - mas este pode ter começado a perder características, como sabor e textura", reforça Paula Teixeira, investigadora e docente na Escola Superior de Biotecnologia da Católica, por e-mail.
Já a designação "consumir até..." é usada "quando os produtos se estragam rapidamente (por exemplo, carne embalada, ovos e lacticínios)", refere Paula Teixeira, alertando: "Após esta data, os alimentos não devem ser consumidos - existe o perigo de intoxicação alimentar". Rui Costa concorda: quando "consumir até..." acompanha os alimentos, "não convém comer depois do prazo que está estipulado".
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

isto é saúde!!

Mães aprendem como amamentar os bebés
A ausência de modelos de mulheres a amamentar os seus bebés, associado a fortes estratégias de marketing que, nos últimos 40 a 50 anos, promoveram os leites artificiais, são os principais entraves que os profissionais da Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra, enfrentam no âmbito dos programas de incentivo ao aleitamento materno.
"Até os livros escolares apresentam os mamíferos com as crias a mamar, mas os seres humanos são retratados, normalmente, com um biberão ao lado", exemplifica Luís Silva, enfermeiro-chefe da Maternidade Bissaya Barreto, onde decorreu a ‘Semana do Aleitamento Materno’. Esta ausência de exemplos "condiciona negativamente a motivação da própria mulher para amamentar", acrescenta a enfermeira Margarida Moura.
"Uma das formas mais eficazes de incentivar é através das crianças, que nunca viram irmãos, amigos ou a vizinha a amamentar", refere Luís Silva, ao sublinhar que é necessário derrubar mitos que ainda persistem. "O mais comum é dizer que as mamas ficam descaídas. É mentira", garantem os profissionais, que têm vindo a dar formação e a apoiar as mulheres.
"CORREIO DA MANHÃ"

o país do futebol e pouco mais
30 portugueses e tapete vermelho 
à espera da Selecção no hotel
Festa entre a comunidade portuguesa na Islândia com a visita da Selecção. Cerca de uma hora depois de aterrar em Reiquiavique, a equipa chegou ao hotel, onde era aguardada por cerca de três dezenas de adeptos.
À chegada, os atletas foram recebidos com cânticos personalizados e muitas palmas.
Também a gerência do hotel preparou uma surpresa à comitiva portuguesa: um tapete vermelho esperava as estrelas nacionais à entrada do edifício.
"A BOLA"

justiça????

"Ainda estamos com uma Justiça de há 50 anos"
Lúcio Barbosa, Presidente do Supremo Tribunal Administrativo, diz em entrevista que os tribunais administrativos e fiscais estão "em ruptura total".
Há mais de 43 mil pendências nos tribunais o que, em parte, se deve a um sistema de Justiça “de há 50 anos”, que tem de “todo” repensado.
Lúcio Barbosa, analisa também a intenção do governo de avançar com um sistema de arbitragem, ao qual dá o benefício da dúvida.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

convite macabro
Crise política Cavaco convida 
Jaime Gama a formar governo
O cenário de chumbo do Orçamento do Estado (OE) e a consequente demissão do governo apresentada por Sócrates já estão a ser equacionados por Belém, sabe o i. Apesar de a possibilidade de crise política ser, para Cavaco Silva, o pior dos desfechos e o Presidente da República ter apelado à responsabilidade dos diferentes partidos para chegarem a entendimentos em torno do próximo orçamento, o crescente extremar de posições entre o governo e o PSD faz com que o chefe de Estado comece a traçar cenários alternativos.
Sem OE aprovado na Assembleia da República a 29 de Outubro e com o governo demissionário, Cavaco Silva irá recorrer à segunda figura do Estado, o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama. O primeiro-ministro tem sido peremptório: se o OE apresentado pelo governo for rejeitado, o executivo não irá apresentar um novo orçamento, optando Sócrates por ir a Belém pedir ao Presidente que arranje outro primeiro-ministro. Neste caso, Cavaco Silva irá convocar audiências com todos os partidos com assento parlamentar para perceber sensibilidades e estudar alternativas à actual configuração de poderes. Nos encontros, Jaime Gama será apresentado como uma solução para encabeçar um governo de salvação nacional. O nome, que é considerado consensual por Belém, permitiria que o governo apresentasse outra proposta de Orçamento do Estado, que seria posteriormente votada na Assembleia da República. Para tal, era preciso que Gama aceitasse esta solução, algo que não é considerado líquido em Belém.
"i"

Sem comentários:

Enviar um comentário