11/10/2010

ALMORRÓIDA LITERATA


Primeira revista-objecto surrealista portuguesa


"Debout Sur L"oeuf" (de pé sobre o ovo) foi o nome escolhido para a primeira revista-objecto surrealista portuguesa, lançada, anteontem, sábado, no Centro de Artes e Espectáculos (CAE) da Figueira da Foz, por Miguel Carvalho, poeta, editor surrealista e livreiro antiquário.

Numa tiragem de 100 reproduções, feitas à mão e com 30 exemplares que comportam seis obras originais de desenho, pintura, fotografia e objectos, assinadas e numeradas, a nova revista "é um lugar de (re)encontros, pondo frente a frente as motivações dos que fazem do seu modo de vida a liberdade, o amor e a poesia", realça Miguel Carvalho.

Segundo o editor, a "Debout Sur L"oeuf" (DSO) nasceu no Cabo Mondego e colabora com surrealistas do movimento/grupo criado em torno de Breton, portugueses e internacionais, centrando a sua actividade na produção editorial, mas também na organização de exposições internacionais de surrealismo.

A anteceder o lançamento da revista, foi inaugurada, no mesmo local, a exposição de pintura "Constelação Rikiliniana", do holandês Rik Lina, elemento activo do movimento surrealista na Holanda e em Portugal e que- integra também as actividades da DSO e do The Cabo Mondego Section of Portuguese Surrealism, um núcleo de criação artística criado em torno da DSO.

Até ao próximo dia 1, o CAE abre diariamente as portas desta exposição e de uma mostra de "Debout Sur L"oeuf", onde Miguel Carvalho apresenta a revista e uma parte do espólio icono-bibliográfico e epistolográfico reunido desde 2005 em torno da actividade editorial e organização de exposições internacionais de surrealismo.

A "revista" encontra-se albergada numa caixa de madeira, cujo conteúdo reúne objectos poéticos, folhetos, fotografias, colagens, manifestos, poemas visuais, livretos cosidos manualmente à maneira japonesa de poemas e textos teóricos de colaboradores convidados.

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS"
11/10/10

Sem comentários:

Enviar um comentário