.
ABSOLUTAMENTE IMPERDÍVEL
4188
Senso d'hoje
RICARDO
ARAÚJO PEREIRA
ESCRITOR, HUMORISTA
ANALISTA POLÍTICO
#HUMOR À PRIMEIRA VISTA#
GUSTAVO CARVALHO ENTREVISTA
“É grotesca a condenação do Léo Lins a 8 anos de prisão por piadas,é impensável”
* A justiça de São Paulo condenou o humorista brasileiro Léo Lins a 8 anos e 3 meses de prisão. Tem ainda de pagar uma multa 1,4 milhões de reais e 303 mil reais por danos morais coletivos. Em causa estão piadas consideradas preconceituosas feitas no especial de stand-up comedy “Perturbador”, que já tinha sido retirado do YouTube em maio de 2023.
Na altura com mais de 3 milhões de visualizações. O humorista argumentou então que estavam a igualar “expressão artística a um ato criminoso” e que “a justificação usada para remover o especial podia ser aplicada a 95% dos shows de stand-up.”
Esta decisão da justiça foi provocada por um pedido realizado pelo próprio Ministério Público.
Na sentença expõe-se piadas do espetáculo que são consideradas “declarações depreciativas e injuriosas contra as pessoas idosas, gordas, portadoras do vírus HIV, homossexuais, judeus e negros, inclusive exaltando o período esclavagista como época em que negros gozavam de privilégios.
”
No Humor À Primeira Vista, com Gustavo Carvalho, o humorista Ricardo Araújo Pereira discute as implicações desta sentença, afirma que é uma decisão “grotesca a um ponto inimaginável”, critica o “silêncio ou até compreensão” de alguns humoristas e ironiza que sendo um crime muito grave, “as pessoas que se riram” também deviam cumprir pena.
Sem comentários:
Enviar um comentário