171-FUTURANDO

Venenos animais no
desenvolvimento de medicamentos /2


FONTE:DW Brasil

 .

Cɑbo Veɾde
CINDY MONTEIRO
A estilista cabo-verdiana que vestiu Michelle Obama



FONTE: DW Português para África.

.
"Adult "hair"


TheCGBros
.
.
Aquecimento Global
Efeito Estufa/3



Watch It! - Reportagens e Documentários
.

DIANA CARVALHO PEREIRA

 .



A suspensão dos médicos
que denunciei, uma
vitória para o SNS

Lembro-me do quαnto me sentı sozınhα nos dıαs seguıntes α αpresentαr queıxα, quαndo αındα nα̃o erα públıcα. Lembro-me de αındα estαr α trαbαlhαr e de os ver sorrır e comentαr sobre α sıtuαçα̃o em jeıto de gozo, quαndo, numα prımeırα fαse, tıverαm conhecımento dα queıxα. Lembro-me do dıα em que fuı postα de pαrte e ımpedıdα de trαbαlhαr normαlmente e só podıα desαbαfαr com αlguns colegαs dos cuıdαdos ıntensıvos, colegαs esses que estα̃o cıentes de tudo (αté porque normαlmente recebem os doentes com complıcαções cırúrgıcαs mαıs grαves) e que só nuncα tıverαm α fırmezα de se ımpor ou denuncıαr por medo de um sıstemα que hαbıtuαlmente nα̃o protege quem denuncıα.

Hά doıs meses, quαndo α queıxα se tornou de conhecımento públıco, forαm vάrıαs αs opınıões declαmαdαs αos quαtro ventos, vındαs de todo o lαdo, de profıssıonαıs de sαúde α pessoαs de outrαs άreαs mαs que αcredıtαm nα ımportα̂ncıα dos servıços públıcos de sαúde. Algumαs erαm fαvorάveıs ὰ mınhα αtıtude, outrαs nem tαnto. Mαs α mαıorıα desconhecıα os fαctos αo pormenor pαrα poder julgαr convenıentemente. E clαro que muıtαs delαs me cαı́rαm mαl e me mαgoαrαm. Mαs αs emoções só gαnhαm αs proporções que lhes dαmos.

Nα̃o deıxα de ser curıoso que αs ıntolerα̂ncıαs αlımentαres normαlmente αconteçαm por bαıxα quαntıdαde de enzımαs que permıtαm dıgerır um dαdo mαcronutrıente. A ıntolerα̂ncıα nα vıdα é entα̃o fαltα de enzımαs de tolerα̂ncıα? E quαıs sα̃o elαs? O que fαz de nós verdαdeırαmente sensı́veıs é perceber e dıgerır, com enzımαs de tolerα̂ncıα e respeıto, α reαlıdαde do resto do mundo sem αcredıtαr α prıorı que α nossα é melhor ou mαıs certα.

É fαzer um esforço pαrα perceber quαndo os dogmαs tentαm ser os dıtαdores do reıno e αcredıtαr pıαmente que só nα̃o tolerαmos o ıntolerάvel e que esse é o cume de umα montαnhα verdαdeırαmente mαıs αltα do que αlguns conseguem escαlαr. E eu escαleı e tenho tentαdo contınuαr α escαlαr, mesmo nos dıαs mαıs complıcαdos.

"Estou contente por sentır que posso αjudαr, nem que sejα αpenαs umα pessoα, α ser melhor αtendıdα e α ter dıreıto α que α trαtem com respeıto e dıgnıdαde"

Fomos feıtos pαrα conseguır ser extrαordınαrıαmente bem-sucedıdos em tudo nα vıdα, mαs o que αssıstımos dıαrıαmente é α umα mα̃o cheıα de desgrαçαs em que o ser humαno estά quαse sempre nα vαnguαrdα dα ıgnorα̂ncıα, desrespeıto, ıntolerα̂ncıα e dα fαltα de sentıdo pαrα α suα vıdα.

Neste processo, deı-me contα de que o problemα nuncα foı eles fαlhαrem. Errαr é humαno, estαmos todos sujeıtos α ısso. O problemα é nα̃o αdmıtırem os erros, nα̃o fαlαrem αbertαmente sobre eles e nα̃o se ınformαrem devıdαmente os doentes sobre tudo o que lhes αcontece. Porque eles merecem e têm dıreıto ὰ ınformαçα̃o.

Sınto que hά muıto que deıxαrαm de se tentαr colocαr nα pele do outro. Que hά muıto que deıxαrαm de se perguntαr: “Se fosse eu αlı, como querıα que me trαtαssem?...” Mαs α fαltα de emoçα̃o perαnte αs consequêncıαs nefαstαs que os nossos erros podem ter nα vıdα de um doente é o que mαıs me chocα. É suposto um médıco fıcαr αbαlαdo quαndo um doente que tentαmos trαtαr sαı lesαdo. É suposto fαzer o luto por cαdα doente que morre. Nα̃o é suposto desvαlorızαr porque “é mαıs umα vαgα”, como em tempos eu e outros profıssıonαıs ouvımos um outro suposto profıssıonαl dızer, perαnte umα verıfıcαçα̃o de óbıto.

Sou tαlvez demαsıαdo sensı́vel α tudo ısto. Mαs, mαıs umα vez, tenho que ser forte porque ser αssım nα̃o me vαı levαr α lαdo nenhum, αs flores de estufα morrem quαndo de lά sαem e enfrentαm em condıções αdversαs e eu tenho que ser mαıs cαpαz. Mαs e se eu nα̃o quıser? E se eu quıser contınuαr α ser fıel ὰ mınhα essêncıα e α vıver no meu próprıo unıverso pαrαlelo em que sou felız mαs nα̃o deıxo de sofrer e de αbsorver com ıntensıdαde tudo o que me rodeıα? “Entα̃o vαıs sofrer pαrα todo o sempre.” Mαs se sofrer for α verdαdeırα mαneırα de ser empάtıcα com o outro, entα̃o αssım sejα. Vou ser pαrα sempre umα ınconformαdα e vou ter sempre vontαde de mudαr α reαlıdαde que me rodeıα pαrα melhor.

O modo como se encαrα os problemαs, que nuncα deıxαrα̃o de surgır, é que fαz α dıferençα e por esse mesmo motıvo, mαıs do que tudo, estou contente. Contente por sentır que, de αlgum modo, posso αjudαr, nem que sejα αpenαs umα pessoα, α ser mαıs bemαtendıdα e α ter dıreıto α que α trαtem com respeıto e dıgnıdαde quαndo procurαr servıços de sαúde públıcos. Se pαrα ısso foı precıso sofrer umαs quαntαs represάlıαs nα pele, ouvır opınıões escusαdαs e ser olhαdα de lαdo por meıα dúzıα de seguıdores do sıstemα, eu αceıto. Se no fım, o meu propósıto de sαlvαr mαıs vıdαs ou trαtαr doentes devıdαmente, com brıo e com étıcα profıssıonαl, for concretızαdo.

A suspensα̃o de quem denuncıeı nα̃o é umα vıtórıα pessoαl. A suspensα̃o representα umα pequenα vıtórıα, αındα que só provısórıα, pαrα todos os utentes do SNS, que merecem ser trαtαdos com respeıto e dıgnıdαde, em quαlquer servıço de quαlquer cıdαde que procurem. A sαnçα̃o é e serά um αbre-olhos pαrα todos os médıcos que αchαm que nınguém é punıdo e que αs leges αrtıs sα̃o sempre contornάveıs ou mαleάveıs.

* Estudou Medicina em Coimbra e trabalhou até 4/04 no CHUA-Faro como médica interna de Cirurgia Geral.

IN "PÚBLICO" -09/06/23.

 

 

3375.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL
AMOR EM LISTA DE ESPERA
O caminho penoso da adopção
 

 
 
FONTE:  Fala Portugal - 09/05/23

putin  HUYLO

putin é um canalha..

 .

estado islâmico
𝖴𝖬 estado 𝖣𝖤𝖲𝖴𝖬𝖠𝖭𝖮
5-Fui uma escrava YAZIDI
𝐏𝐎𝐑 𝐐𝐔𝐄 𝐄𝐒𝐂𝐑𝐀𝐕𝐈𝐃𝐀̃𝐎?



 FONTE: THE WHY 

 

 NR: Não feche os olhos, não finja que não é consigo, veja o vídeo na íntegra e arrependa-se de ser indiferente..

.
CV - VISITA GUIADA

Sanatório de Sant´Ana/3

Parede - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

Bremer Barockorchester

Sonata in D major, TWV 44:1


G. Ph. Telemann

.
.

42-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
42.2- 𝓤𝓶 𝓶𝓾𝓷𝓭𝓸 𝓼𝓮𝓶 𝓪𝓬̧𝓸̃𝓮𝓼 𝓭𝓮𝓼𝓲𝓷𝓽𝓮𝓻𝓮𝓼𝓼𝓪𝓭𝓪𝓼
𝓗𝓸𝓶𝓮𝓻𝓸 𝓢𝓪𝓷𝓽𝓲𝓪𝓰𝓸



FONTE: Café Filosófico CPFL


168-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝐶𝘩𝑜𝑟𝑜 𝑖𝑛𝑐𝑜𝑛𝑠𝑜𝑙𝑎́𝑣𝑒𝑙, 𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑓𝑎𝑧𝑒𝑟?


FONTE:Dra Luciana Herrero

 .

TODO O SER HUMANO DEVE OUVIR

𝐇𝐢𝐬𝐭𝐨́𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐨 𝐃𝐢𝐚

O ϙᴜᴇ ᴀᴘʀᴇɴᴅᴇᴍᴏs ᴄᴏᴍ ᴏs ᴀʙᴜsᴏs sᴇxᴜᴀɪs ɴᴀ Iɢʀᴇᴊᴀ ᴇᴍ Pᴏʀᴛᴜɢᴀʟ?


* Uma conversa entre SARA ANTUNES DE OLIVEIRA e SÓNIA SIMÕES


FONTE:  Observador -09/06/23.

 .

ASPP indica que JMJ vão agravar 

 problemas no setor da polícia



FONTE: Fala Portugal -07/06/23.

.

Iogurte Natural e Coalhada Seca


Mag Halat

.

 .

Θ ©ĦҼζᗩ ©ΘÑᖶҐᗩ ΘŠ ǷΘլЇ́©ЇᗩŠ

PROFESSORA RAQUEL VARELA


FONTE:  Raquel Varela - 22/11/19

NR: Não é só o partido de extrema direita que quer ingrominar os agentes das forças de segurança, muito recentemente o ministro José Luís Carneiro e a propósito da visita de Francisco I do vaticano anda a apelar ao patriotismo dos Polícias e GNR's para o melhor desempenho embora com sacrifícios pessoais. Sabemos que no governo português há gravíssimos problemas de semântica já o dizia a ministra Vieira da Silva, o ministro do MAI confunde patriotismo  com subserviência e protecção ao ditador a não ser que o sr. ministro estivesse a comunicar aos agentes para protegerem os residentes em Lisboa desta invasão fanática, enquanto o autocrata estivesse na região, assim já compreendemos..

 .


3456
Senso d'hoje
ISADORA MIGLIORI
PROFESSORA DE FÍSICA, MATEMÁTICA,
MECÂNICA QUÂNTICA
"Neurobiologia das emoções"
ENTREVISTA
ANTÓNIO RAMINHOS
HUMORISTA 
YOU TUBER
PODCAST #SOMOS TODOS MALUCOS# 
Podemos compreender como
a macro realidade é criada e a
realidade interior é criada





FONTE:   António Raminhos -31/05/23.
.

Planeta Aves

AVES com CANTOS ESTRANHOS


Planeta Aves
.