15/07/2023

ALINE HALL DE BEUVINK

 .




Altíssimo

Esta semana foi preenchida com notícias de buscas: vários organismos ligados ao PSD sofreram uma invasão de autoridades e, nos últimos dois dias, surpreendentemente, a Altice foi a visada. Armando Pereira acabou sendo preso, assim como outras duas pessoas que não foram nomeadas. Como há greve de funcionários judiciais, Armando Pereira e estas duas outras pessoas vão passar o fim-de-semana na cadeia, sem se apresentarem ao juiz Carlos Alexandre, junto do Tribunal Central de Instrução Criminal, para a definição das medidas de coacção. Pelo que parece, serão ouvidos no sábado. Aguardemos.

O que se sabe: foram apreendidos 20 milhões de euros, além das detenções mencionadas, após 90 buscas domiciliárias e não domiciliárias, de norte a sul do país, feitas em dois dias, com recolha de provas. Há suspeitas de desvios na ordem dos 250 milhões de euros. Conclusão: a antiga Portugal Telecom foi lesada. Ou seja, aquela que outrora foi uma das maiores empresas do país, que supostamente tinha força e dava lucro, acabou por ser um exemplo de má gestão. Ou terá sido de roubo descarado? 

Desde fraude fiscal a branqueamento de capitais, passando por alegada chantagem a antigos fornecedores da PT para manterem contrapartidas, já se ouviu falar de tudo. É uma vergonha, é uma tristeza, é a sensação total, nos últimos dias, de vivermos num país mal gerido, mal governado, a saque. Pergunto-me se não haverá, um dia, uma amnistia papal, mas para começarmos do zero. Chegámos a um ponto que, pelos vistos, só com a intervenção do Altíssimo. Portugal não merece.

* Professora universitária

IN "NOVO" -15/07/23..

Sem comentários:

Enviar um comentário