03/12/2022

 .

XII-A HISTÓRIA 
DO SEXO
12- SEXUALIDADE ESSENCIAL 
12.09 -  É MALANDRAGEM DA FINA
Como se masturbar
MÉTODO DO GOLFINHO



* Cᴀ́ᴛɪᴀ Dᴀᴍᴀsᴄᴇɴᴏ Fᴇʀʀᴇɪʀᴀ﹐ ᴍᴀɪs ᴄᴏɴʜᴇᴄɪᴅᴀ ᴄᴏᴍᴏ Cᴀᴛɪᴀ Dᴀᴍᴀsᴄᴇɴᴏ﹐ ᴇ́ ᴜᴍᴀ ғɪsɪᴏᴛᴇʀᴀᴘᴇᴜᴛᴀ﹐ ᴄᴏᴀᴄʜ ᴅᴇ ʀᴇʟᴀᴄɪᴏɴᴀᴍᴇɴᴛᴏ ᴇ ᴘʀᴏᴘʀɪᴇᴛᴀ́ʀɪᴀ ᴅᴇ ᴜᴍ ᴅᴏs ᴍᴀɪᴏʀᴇs ᴄᴀɴᴀɪs sᴏʙʀᴇ ᴇᴅᴜᴄᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ sᴇxᴜᴀʟ ᴅᴏ Bʀᴀsɪʟ﹐ ϙᴜᴇ ᴀᴊᴜᴅᴀ ᴀs ᴘᴇssᴏᴀs ᴀ ᴍᴇʟʜᴏʀᴀʀᴇᴍ sᴇᴜs ʀᴇʟᴀᴄɪᴏɴᴀᴍᴇɴᴛᴏs﹐ ᴀᴜᴛᴏᴇsᴛɪᴍᴀ ᴇ ᴀ ғᴏʀᴍᴀ ᴄᴏᴍᴏ ʟɪᴅᴀᴍ ᴄᴏᴍ ᴀ ᴠɪᴅᴀ sᴇxᴜᴀʟ. Cᴀᴛɪᴀ sᴇ ғᴏʀᴍᴏᴜ ᴇᴍ ғɪsɪᴏᴛᴇʀᴀᴘɪᴀ ᴘᴇʟᴀ FPC ﹙Fᴀᴄᴜʟᴅᴀᴅᴇ ᴅᴇ Rᴇᴀʙɪʟɪᴛᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ ᴅᴏ Pʟᴀɴᴀʟᴛᴏ Cᴇɴᴛʀᴀʟ﹚﹐ ᴇᴍ ₂₀₀₀ ᴀᴏs ₂₄ ᴀᴏs ᴅᴇ ɪᴅᴀᴅᴇ. 

Fᴜɴᴅᴀᴅᴏʀᴀ ᴅᴏ “Mᴜʟʜᴇʀᴇs Bᴇᴍ Rᴇsᴏʟᴠɪᴅᴀs”﹐ ᴘʀᴏɢʀᴀᴍᴀ ϙᴜᴇ ᴀᴊᴜᴅᴀ ᴍᴜʟʜᴇʀᴇs ᴀ sᴇʀᴇᴍ ʙᴇᴍ sᴜᴄᴇᴅɪᴅᴀs ɴᴏs ʀᴇʟᴀᴄɪᴏɴᴀᴍᴇɴᴛᴏs ғᴀᴍɪʟɪᴀʀᴇs﹐ ᴘʀᴏғɪssɪᴏɴᴀɪs﹐ ᴀᴍᴏʀᴏsᴏs ᴇ sᴇ sᴇɴᴛɪʀᴇᴍ ʀᴇᴀʟɪᴢᴀᴅᴀs ᴇᴍ ᴛᴏᴅᴏs ᴏs ᴀsᴘᴇᴄᴛᴏs ᴅᴇ sᴜᴀs ᴠɪᴅᴀs﹐ Cᴀ́ᴛɪᴀ Dᴀᴍᴀsᴄᴇɴᴏ ғᴏɪ ᴘɪᴏɴᴇɪʀᴀ ɴᴏ ʟᴀɴᴄ̧ᴀᴍᴇɴᴛᴏ ᴅᴇ ᴄᴜʀsᴏs ᴠᴏʟᴛᴀᴅᴏs ᴘᴀʀᴀ ᴏ ᴅᴇsᴇɴᴠᴏʟᴠɪᴍᴇɴᴛᴏ ᴅᴀ sᴇxᴜᴀʟɪᴅᴀᴅᴇ. 

Aᴛᴜᴀʟᴍᴇɴᴛᴇ ᴊᴀ́ ᴜʟᴛʀᴀᴘᴀssᴀ ᴏs ₈ ᴍɪʟʜᴏ̃ᴇs ᴅᴇ ɪɴsᴄʀɪᴛᴏs ᴇᴍ sᴇᴜ ᴄᴀɴᴀʟ ɴᴏ Yᴏᴜᴛᴜʙᴇ﹐ ϙᴜᴇ ғᴜɴᴅᴏᴜ ᴇᴍ ₂₀₁₃﹐ ᴀᴏs ₃₇ ᴀɴᴏs ᴅᴇ ɪᴅᴀᴅᴇ﹐ sᴇʀᴠɪɴᴅᴏ ᴄᴏᴍ ɪɴsᴘɪʀᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ ᴘᴀʀᴀ ᴍᴜɪᴛᴀ ɢᴇɴᴛᴇ ϙᴜᴇ ᴀᴄʜᴀ ϙᴜᴇ ᴇxɪsᴛᴇ ɪᴅᴀᴅᴇ ᴄᴇʀᴛᴀ ᴘᴀʀᴀ ᴄᴏᴍᴇᴄ̧ᴀʀ ᴀ ᴇᴍᴘʀᴇᴇɴᴅᴇʀ.

 ** Aquilo que muito nos agrada nesta senhora é que ela aborda a sexualidade com alegria e graça ao contrário da austeridade com que a maior parte dos sexólogos o fazem.

Por causa da sua alegria e simplicidade apostamos nela durante algumas semanas.

 

 FONTE:   Cátia Damasceno .

 .

ꁲ ꄙꀤ꒒ꀍꁲ ꂡꁲ ꃴꀤꁴꀤꋊꀍꁲ/1

ⲞⲊ ⲦⳘⲚⲈⲸⲀ



FONTE:  angolanos actualizados.

15-CITOLOGIA
1- BIOLOGIA CELULAR
1.2-INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS CÉLULAS 
Organelas Citoplasmáticas e Citosol

(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)

* Uma interessante série produzida para auxiliar alunos da área de saúde mas também muito útil para quem quer que deseje aprender sobre esta matéria. Desfrute.


FONTE:  Anatomia Fácil com Rogério Gozzi...

O palácio da memória

FONTE:Nerdologia

FILIPE GARCIA

 .



Proibido poupar

.
Uma sociedade que oprima a poupança e reduza o indivíduo a uma máquina de consumo será, indubitavelmente, opressora.

De tempos a tempos, surgem nos motores de busca notícias acerca de testes feitos pela China num novo yuan digital e destaca-se a possibilidade de que essa e outras moedas digitais dos bancos centrais (CBDC), possam ser programáveis para terem características diferentes do dinheiro como o conhecemos.

Para além da rastreabilidade que a tecnologia blockchain permitiria, a China estará, segundo as notícias, a testar uma moeda com prazo de validade.

O objetivo principal será o de incentivar a economia, obrigando a que se gaste o dinheiro em vez de poder ser guardado ou investido, sendo que as moedas também podem ser configuradas de forma a só terem validade em determinadas atividades.

Onde termina a realidade e começa o rumor é difícil saber, embora estas notícias já tenham aparecido em jornais de referência como o “Wall Street Journal”. Mas é consensual entre os especialistas que a programação e rastreabilidade de uma moeda digital é possível e plausível, o que levanta questões seríssimas sobre democracia e liberdade.

Decisores e público em geral poderão ser seduzidos por novas ferramentas de política monetária (e económica), mas também arriscam abrir uma caixa de Pandora.

Por um lado, o detentor de moeda poderá ver o seu ativo invalidado ou rastreado a qualquer momento pela autoridade monetária e, por outro, devemos notar que a escolha de poupar é um ato reflexivo de liberdade. Poupo porque quero e posso e por ter poupado tenho mais graus de liberdade sobre o futuro.

Uma sociedade que oprima a poupança e reduza o indivíduo a uma máquina de consumo será, indubitavelmente, opressora.

Não pensemos que este conceito das moedas com validade é exclusivo de regimes mais obscuros. Há menos de um ano, o Banco Central do Canadá publicou o documento de trabalho “Best Before? Expiring Central Bank Digital Currency and Loss Recovery”, de acesso público, no qual se enaltecem as vantagens de uma moeda com data de validade. É assim que as coisas começam.

IN "O JORNAL ECONÓMICO" - 25/11/22

Uma emergência climática
Portugal não é um país frio, comparando com o resto da Europa, mas é um país pobre, mal gerido e de prioridades trocadas. 

A descida das temperaturas já se nota, afetando sobretudo os mais carenciados e idosos. Este ano, devido à subida dos preços da energia, as dificuldades serão maiores e os efeitos poderão ser – escrevo sem medo das palavras – fatais.

O frio faz lembrar a inflação. É verdade que quem terá maior aumento absoluto nos custos com o aquecimento serão os que têm mais possibilidades, já que irão manter o seu conforto nas suas [maiores] habitações à custa de contas de gás e eletricidade bem mais altas. Mas serão os mais carenciados a sofrer mais porque terão de escolher entre frio, fome, medicação ou outras necessidades básicas.

Há um problema de falta de atenção e de justiça social no que toca ao planeamento energético das habitações. Acostumamo-nos a ouvir que as casas são mal isoladas e muito suscetíveis aos rigores do inverno. Portugal não é um país frio, comparando com o resto da Europa, mas é um país pobre, mal gerido e de prioridades trocadas.

Décadas de incentivos fiscais e de regulamentação continuam a não responder a este problema básico: as casas têm fraco isolamento térmico e não defendem os idosos e as crianças que, invariavelmente, entopem as urgências no inverno devido a doenças respiratórias, quando o desfecho não é pior.

Um artigo desta semana no “The Economist” demonstra que a mortalidade no inverno é substancialmente mais alta do que no verão, mas que, paradoxalmente, esse diferencial de mortalidade é maior nos países onde as temperaturas são mais altas do que naquelas onde até há mais frio.

“Os dados confirmam que o frio mata” e, em Portugal, morrem mais 36% de pessoas por semana no inverno, face a mais 13% na Finlândia, por exemplo. Por outro lado, por cada inverno que seja 1º C mais frio que o normal, morrem mais 1,2% pessoas, o que é potencialmente exacerbado quando os custos de energia sobem.

IN "O JORNAL ECONÓMICO" - 02/11/22

* Economista da IMF - Informação de Mercados Financeiros.

 

 

3187.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL
CLIMA
Que perguntas têm as crianças
sobre as alterações climáticas?




FONTE: PÚBLICO

NR. Desejamos que tenha estado atenta/o às perguntas e às respostas, nunca é demais aprender, faça alguma coisa pelo clima, não precisa ser fundamentalista.

putin  HUYLO

putin é um canalha.

 .

ᛜ ᛖᛊ́ᚧᛁⳘᛖ ᛊ ᛜ ᛁᚢᛁᛈᛁᚣᚧᛜ


FONTE:  Mundo Proibido


NR: Mais ficção ao sábado para aliviar as tensões oriundas da "ditadura rosa" e dos castrantes e seculares monoteísmos...

 .

LXXIV -VIDA SELVAGEM
5- PINGUINS DA ANTÁRTIDA
NO FRIO MAIS DURO DA TERRA



(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)


FONTE:   FPLANETA 
.
Sasha Silva
Falling


The Voice Portugal 2022 - Duelos

.
..

179-UM POEMA POR SEMANA

RUI LAGE
BIOSÍNTESE DA ROSA


Interpretado por
RUI LAGE


FONTE:   O Poema Ensina a Cair  

 .

GENTE COM BOM INTERIOR 

JOÃO MOITAL

ⲆⲤⲦⲞⲄ ⲆⲞⲊ 77 ⲆⲚⲞⲊ

ꓦᛁᚳᚣ ᚧᛊ ᛖᛜᚢᚾᛊ ᚱᛊᚧᛜᚢᚧᛜ



FONTE:  Fala Portugal.

 .

JAƝƐIRO

Ɑ ƤƠRƬƲƓƲҼՏⱭ


FONTE:  Observador.

 .

55-ADEGA SUPERIOR

4-ⲘⲆⲊⲦⲈⲄⲤⳐⲆⲊⲊ

ɠгคภ๔єร ๒гคภς๏ร

๔๏ร vเภђ๏ร vєг๔єร/2




(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)

FONTE: Revista de Vinhos.

 .

𝕺 𝕯𝖎𝖆 𝖉𝖆 𝕯𝖊𝖋𝖊𝖓𝖊𝖘𝖙𝖗𝖆𝖈̧𝖆̃𝖔

𝖊𝖒 𝕻𝖔𝖗𝖙𝖚𝖌𝖆𝖑


FONTE:  Saloia TV

NR: O sarcasmo de GUILHERME LEITE sempre útil..

 .


3267
Senso d'hoje
RUI RAMOS
HISTORIADOR PORTUGUÊS
ESCRITOR
JOÃO MIGUEL TAVARES
EX-JORNALISTA PORTUGUÊS
CRONISTA
COMENTADOR POLÍTICO
E O RESTO É HISTÓRIA
O melhor livro para compreender Portugal? 
"Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico"  
 



 

FONTE;   Observador..
.
A GRACINHA
QUE NÓS SOMOS






.