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XII-A HISTÓRIA 
DO SEXO
10- SEXUALIDADE ESSENCIAL 
10.4 -Sexualidade no espaço



FONTE:   DocuZone !
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ANA BOLA NA CONSULTA DE JOAQUIM MONCHIQUE


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10-SISTEMA
MÚSCULO-ESQUELÉTICO
10.5-Alavancas do Corpo Humano
10.5.1- Interfixa, Interresistente
e Interpotente/1


(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)

* Uma interessante série produzida para auxiliar alunos da área de saúde mas também muito útil para quem quer que deseje aprender sobre esta matéria. Desfrute.


FONTE:  Anatomia Fácil com Rogério Gozzi

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𝐷𝑖𝑛𝘩𝑒𝑖𝑟𝑜 𝑡𝑟𝑎𝑧 𝑓𝑒𝑙𝑖𝑐𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒?


FONTE:Nerdologia

FRANCISCA MAGALHÃES BARROS

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Testemunhas, para quê?

A sobrevivente, que deve ter toda uma linha de montagem onde lhe é incutida uma proteção absoluta,  é ainda desacreditada neste país

Uma mulher, vamos chamar-lhe ‘Rita’,  foi vítima de uma violação atroz, ainda nem o corpo arrefeceu das sensações pavorosas de pânico e ansiedade, pelo corpo ter sido atacado de forma monstruosa e sem piedade, mas esta mulher, já tem de se preparar para recompor estoicamente, para explicar o quão pegajosa se sente, o quão mentalmente a sua cabeça (foi afetada), atropelada por um camião, pois tem apenas 6 meses, para apresentar queixa, ao invés de não ter prazo, em caso de a violação ser considerada crime público. No entanto, não é que neste crime, ela teve ‘sorte’ pois o homem que a violou por trás, para que ela não o identificasse, foi identificado por um homem que ia a passar de carro e assistiu a todo um terror, (conhecia o violador), como um homem que costumava andar sempre a rondar a mesma zona e de manhã trabalhava nas obras locais. 

O violador, deixou-a semi nua, numa calçada gelada. A sobrevivente, que deve ter toda uma linha de montagem onde lhe é incutida uma proteção absoluta,  é ainda desacreditada neste país: «Ilda Afonso, técnica do projeto EIR – Emancipação, Igualdade, Recuperação, da UMAR, refere ter ouvido no centro de atendimento do Porto relatos de mulheres com experiências semelhantes: períodos de espera longos, atendimento sem ter em conta o possível estado de choque em que estavam, acompanhamento insuficiente.

Na raiz destas situações, acredita, estará a própria desconfiança em relação ao que é relatado, desde colocar a culpa nas vítimas a minimizarem-se as agressões, ou mesmo duvidar-se do que é dito. Este duvidar é que traz esta frieza no atendimento, esta despreocupação. 

Segundo o último Relatório Anual de Segurança Interna, 421 pessoas apresentaram queixa por violação em 2018». ‘Rita’, então, completamente apavorada, não consegue falar, está em choque, a fazer terapia, para recuperar do stress-pós traumático, e tão agradecida por ter este homem a depor, que ainda não conseguiu apresentar queixa. Não fora informada que isso não bastava. 

No fundo, ‘Rita’, pensa o mesmo que todos nós, se o Luís viu, eu posso ter mais tempo para recuperar do que estes malditos seis meses! No entanto, ‘Rita’, está doente, pouco come, a terapia demora a fazer tempo! ‘Rita’ está isolada, não sai de casa, passa a vida a olhar pela janela. Está petrificada. Espera que ‘Luís’, a testemunha o faça. ‘Rita’ foi finalmente avisada que tem apenas um dia, para apresentar queixa. Calou-se. ‘Rita’ achou que o pesadelo tinha acabado, mas foi bem pior. O violador, saiu impune, pois o testemunho de ‘Luís’ nada serviu, e caso foi encerrado. O violador, voltou para as ruas, e violou mais duas ‘Ritas’. A primeira ‘Rita’, soube, não aguentou a culpa. Cometeu suicídio.

* Pintora, vítima e activista na luta contra a violência doméstica.

IN "SOL" - 27/03/21

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2591.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL

PEDRO FERREIRA
Hino das Jornadas 
Mundiais da Juventude Lisboa 2023




FONTE:   esectv
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4-QUEM É SATANÁS?


* Excelente documentário onde se explica que o diabo não é tão mau como o pintam.

FONTE:   Religiões Ocidentais Rubem Ayang Oliveira

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LVIII -VIDA SELVAGEM
4- SOLO 
A Caçadora Fêmea de Mabeco




FONTE:  Mundinho Fernandes
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VIDEOS DE SEMPRE

Elise LeGrow

Going Back Where I Belong


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93-UM POEMA POR SEMANA

CLÁUDIA MARCZAK
 
O SEXO É SAGRADO 
 


dito por
JÉSSICA IANCOSKI

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VII-CAÇADORES DE NAZIS

2-KURT LISCHKA



FONTE:  Guerras Mundiais   

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A ECONOMIA DA VENEZUELA

 De 4ª nação mais rica do mundo 

ao colapso económico


FONTE:   Razão Econômica

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29.5-ADEGA SUPERIOR
OS MELHORES DO ANO
2020
REVISTA DE VINHOS
CERIMÓNIA DE CONSAGRAÇÃO



* VINHO É CULTURA E CULTURA É LIBERDADE! 
Apenas aprendizes e apreciadores não poderíamos ignorar a nomeação dos MELHORES DO ANO em PORTUGAL, avaliação que a REVISTA DOS VINHOS efectua anualmente das melhores produções, empresas, enólogos, personalidades e  demais histórias relevantes. Nada melhor que editar em episódios a talvez melhor Festa do Vinho que se realiza no país. Não perca nos próximos sábados, depois serviremos mais vinho.


FONTE:   Revista de Vinhos
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2659
Senso d'hoje
HENRIQUE
DE GOUVEIA E MELO
VICE ALMIRANTE PORTUGUÊS
COMANDANTE DA "TASK FORCE"
Se continuarmos a vacinar
por “grupinhos” vamos 
acumular doses em armazém






FONTE:  PÚBLICO

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A GRACINHA
QUE NÓS SOMOS





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VIII-BACANTES

1ºACTO



NR: Este espectáculo não é aconselhável a olhos, corações sensíveis e pudorentos, tem cenas de nudez muito explícitas. Os vídeos da representação serão editados diariamente.

ARTE É CULTURA, CULTURA É LIBERDADE!

O rito vive a chegada de Dionyzio , filho de Zeus e da mortal Semelle, em sua cidade natal, TebaSP, que não o reconhece como Deus. Trava-se o embate entre o mortal Penteu, filho de Agave, que, através de um golpe de estado, tomou o poder do avô, o Governador Kadmos e tenta proibir a realização do Teatro dos Ritos Báquicos oficiados por Dionyzio e o Coro de Bacantes e Sátiros nos morros da cidade.

Penteu é a personagem mais contemporânea da peça. Ele incorpora o pensamento dominante, herança do legado racista, patriarcal, escravocrata e sexista, que tem na propriedade privada a legitimação de genocídios; no discurso de hategroups que não conseguem contracenar com as diferenças e no privatizante e “apolítico” projeto neoliberal.

No terceiro ato, o coro de Bacantes e Sátiros que presentificam a multidão insurgente, conduzidos por sua mãe, estraçalham e devoram Penteu num trágico banquete antropófago – um rito de adoração da adversidade. Nesse movimento, o coro se revela mais contemporâneo que Penteu, pois vai em direção ao primitivo, num retorno ao pensamento em estado selvagem com percepção da cosmopolítica indígena, que hoje nos mostra como totemizar a predação e o trauma social do capitalismo e do antropocentrismo que atravessam continentes e séculos carregando a mitologia do Progresso a qualquer custo.

Com músicas compostas por Zé Celso, incorporando o Teatro de Revista, Bacantes vai muito além do musical americano, e depois de 20 anos da estreia, a evolução musical do Coro do Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona, desde as montagens de Os Sertões até as imersões nas obras de Villa Lobos e Paul Hindemith, preparou a companhia para a atuação nesta ópera eletrocandomblaica com a qualidade que lhe é devida. A música é executada ao vivo pelos coros & banda.

BACANTES – FICHA TÉCNICA

Texto:
EURÍPEDES

Versão brazyleira
CATHERINE HIRSCH
DENISE ASSUNÇÃO
MARCELO DRUMMOND
ZÉ CELSO MARTINEZ CORREA
Tradução para o inglês | Legendas
ANA HARTMANN y MARIA BITARELLO
DIREÇÃO E MÚSICA
JOSÉ CELSO MARTINEZ CORREA
Conselheira poeta
CATHERINE HIRSCH
Direção Musical:
MARCELO PELLEGRINI
GUILHERME CAZALVARA
CHICÃO
Direção de Cena:
ELISETE JEREMIAS
OTTO BARROS

TYAZO:
Dionysio
MARCELO DRUMMOND
Penteu
FRED STEFFEN
Tirézias
ZÉ CELSO MARTINEZ CORREA
Semele
CAMILA MOTA
Zeus
RODERICK HIMEROS
Kadmos
RICARDO BITTENCOURT
Hera
VERA BARRETO LEITE
Rheia e Coriféria Negra
CARINA IGLESIAS
Coriféria Negra
DENISE ASSUNÇÃO
Agave e Moira Corta Vida
JOANA MEDEIROS
Autonoe e Moira Puxa Vida
LETÍCIA COURA
Hino e Moira Tece Vida
MARIANA DE MORAES y NASH LAILA

RODERICK HIMEROS
Ganimedes
OTTO BARROS
RODERICK HIMEROS
Ampelos
LUCAS ANDRADE
Cupido
KAEL STUDART
Mensageiro I
RODERICK HIMEROS
Mensageiro II
MARCIO TELLES
Comandante da Tropa de Elite
TONY REIS y CYRO MORAIS
Harmonia e Paz
CAMILA GUERRA Y DANIELLE ROSA
Afrodita
MÁRCIO TELLES
Artemis
WALLACE RUY
Coripheia
SYLVIA PRADO
Touro enfurecido
CYRO MORAIS
Adoração
VERA BARRETO LEITE
Bacantes
BÁRBARA SANTOS
CAMILA GUERRA
CLARISSE  JOAHANSSON
DANIELLE ROSA
FERNANDA TADDEI
GABRIELA CAMPOS
MARINA WISNIK
NASH LAILA
WALLACE RUY

Satyros & Coro de Penteu
CYRO MORAIS
IGOR PHELIPE
KAEL STUDART
LEON OLIVEIRA
LUCAS ANDRADE
RODERICK HIMEROS
RODRIGO ANDREOLLI
TONY REIS
TÚLIO STARLING

BANDA ANTROPÓFAGA
GUILHERME CAZALVARA (bateria e trompete)
FELIPE BOTELHO (baixo elétrico)
ITO ALVES (percussão)
CHICÃO (piano e teclados)
MOITA (guitarra elétrica)
ANDRÉ SANTANA LAGARTIXA (bateria)

Sonoplasta
DJ JEAN CARLOS

Preparação Vocal
GUILHERME CALZAVARA
CHICÃO

Preparação corporal/dança/atuação
MÁRCIO TELLES
SERGIO SIVIERO
HUGO RODAS

Figurino
SONIA USHIYAMA
GABRIELA CAMPOS
CAMILA VALONES
SELMA PAIVA
VALENTINA SOARES
SYLVIA PRADO

Camareira
CIDA MELO

Maquiagem
CAMILA VALONES
PATRÍCIA BONÍSSIMA

Arquitetura Cênica
CARILA MATZENBACHER
MARÍLIA CAVALHEIRO GALLMEISTER
CLARISSA MORAES

Objetos
CRIAÇÃO COLETIVA DA COMPANHIA

Objetos cênicos
RICARDO COSTA

Máscara de Dionyzio
IGOR ALEXANDRE MARTINS

Contraregragem/maquinária
OTTO BARROS
ELISETE JEREMIAS
CARILA MATZENBACHER
MARÍLIA CAVALHEIRO GALLMEISTER
BRENDA AMARAL

Residência no  Processo Criativo da  Direção de Cena
ANA SOBANSKY

Cenotecnia
JOSÉ DA HORA

Som
FELIPE GATTI

Assistentes de som
RAIZA SORRINI

Iluminação
desenho dos mapas de luz, afinação, direção do roteiro de operação, coro de pin-beams e operação de luz ao vivo
CIBELE FORJAZ

Direção técnica e de montagem, Co-operação de luz ao vivo
PEDRO FELIZES
LUANA DELLA CRIST

Coro de pimbeans
CAMILE LAURENT
LUCIA RAMOS
NARA ZOCHER

Cinema ao vivo
IGOR MAROTTI (diretor de fotografia, câmera)
CAFIRA ZOÉ (câmera)
PEDRO SALIM (corte de mesa, vídeo mapping)

Produção Executiva e administração
ANDERSON PUCHETTI

Produção
EDERSON BARROSO

Direção de Produção, Estrategistas e Captação
CAMILA MOTA
MARCELO DRUMMOND
ZÉ CELSO

Editoria WEB
BRENDA AMARAL
CAFIRA ZOÉ
IGOR MAROTTI

Núcleo de Comunicação Antropófaga | Mídia Tática
BRENDA AMARAL
CAFIRA ZOÉ
CAMILA MOTA

Projeto Gráfico e Poster
IGOR MAROTTI

Texto do Programa
CAFIRA ZOÉ
CAMILA MOTA
ZÉ CELSO

Fotógrafos
CAFIRA ZOÉ
IGOR MAROTTI
JENNIFER GLASS

Programação WEB
BRENDA AMARAL

Operação de legendas
MARIA BITARELLO

Makumbas Graphykas
CAFIRA ZOÉ
CAMILA MOTA


FONTE:  Teatro Oficina Uzyna Uzona


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