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As carreiras do futuro
A volatilidade dos novos tempos, o desenvolvimento tecnológico e a hiperconectividade global têm quebrado com as barreiras geográficas, o que aliado à mudança de expectativas dos colaboradores, têm vindo a alterar as práticas de gestão de pessoas, nomeadamente, o conceito tradicional de carreira.
A ideia de carreira assente na progressão, em termos verticais ou horizontais, baseada em regras e conceitos pré-definidos formais e altamente rígidos, onde o auge era alcançar um cargo de alto nível de gestão tem vindo a alterar-se e a ser substituída por uma visão alargada que se traduz num apoio aos colaboradores para desenvolver as suas próprias trajetórias profissionais de acordo com as suas características individuais.
Neste novo paradigma o desenvolvimento de carreira vai evoluindo de acordo com as competências, ambição, expectativas e objetivos individuais de cada profissional. Para isso, a gestão de pessoas tem de se tornar cada vez mais ágil e flexível com capacidade de adaptação e determinação para endereçar as necessidades e expectativas dos colaboradores, assim como as necessidades de negócio. Assim, identificamos alguns passos essenciais para acompanhar esta evolução:
- Invista tempo a entender melhor os seus colaboradores: Analise dados, trace padrões e trabalhe de forma preditiva. Desta forma irá conhecer melhor, as suas necessidades, comportamentos e tipos de experiências que desejam viver;
- Promova o (auto)desenvolvimento: A formação e aprendizagem são peças-chave. Promova o autodesenvolvimento, aproveite as competências de cada um, apoie os colaboradores na exploração de outras habilidades independentemente da missão da sua função atual;
- Incentive a partilha de conhecimento: Crie estratégias e novas formas de partilha de conhecimento na Organização fazendo uso da diversidade para o enriquecimento deste conhecimento;
- Faça uso da tecnologia: Utilize as tecnologias disponíveis para proporcionar uma boa experiência e aproximar as pessoas, ao mesmo tempo que promove a flexibilidade;
- Envolva os colaboradores nas decisões sobre a carreira: Torne cada um dos seus colaboradores no protagonista da sua trajetória de carreira, suportando-o através de feedback constante ou até mesmo coaching sensibilizando-o para a importância deste comprometimento
* Manager-Neves de Almeida HR Consulting
IN "DINHEIRO VIVO" 18/05/21
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