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(CONTINUA PRรXIMO SรBADO)
FONTE: Religiรตes Ocidentais Rubem Ayang Oliveira
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(QUE MEIGUICE)
(CONTINUA PRรXIMO SรBADO)
* A Dor como instrumento de purificaรงรฃo religiosa na Idade Mรฉdia e no
Renascimento
Durante toda a Idade Mรฉdia a civilizaรงรฃo atravessou uma longa fase de
adormecimento cultural, onde o conhecimento humano ligou-se
essencialmente ao sentimento religioso, quando nรฃo, mรกgico e mรญtico.
Embora a era medieval seja um perรญodo histรณrico muito definido ( desde o
fim do Impรฉrio Romano atรฉ a queda de Constantinopla em 1453), o
espรญrito medieval atravessou as รฉpocas posteriores.
Nesta รฉpoca a tortura e o sofrimento infringido ao corpo humano eram
considerados instrumentos de purificaรงรฃo da alma. Algumas tรฉcnicas de
torturas medievais, tais como empalamento, esfolamento, perfuraรงรฃo,
despedaรงamento, ingestรฃo de รกgua fervente, e evisceramento, dentre
outras, tinham como objetivo prolongar indefinidamente a dor e agonia,
marcando indelevelmente a alma do supliciado.
A purificaรงรฃo da alma exigia o sofrimento fรญsico e tambรฉm o da alma.
Assim procedia a Igreja, na รฉpoca poder mais temporal do que espiritual.
E para mantรช-lo,criou a Santa Inquisiรงรฃo, cujas atrocidades cometidas
em nome da consagraรงรฃo da alma, atรฉ hoje sรฃo repudiadas como o mais
negro perรญodo da histรณria da religiรฃo.O prรณprio destino, ou melhor a
realidade histรณrica, contribuiu para que o perรญodo medieval fosse
irremediavelmente doloroso para o homem.
FONTE:
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