25/07/2020

.
2-𝕸𝖊́𝖙𝖔𝖉𝖔𝖘 𝖉𝖊 𝖙𝖔𝖗𝖙𝖚𝖗𝖆𝖘 𝖉𝖆 𝕴𝖓𝖖𝖚𝖎𝖘𝖎𝖈̧𝖆̃𝖔 𝕮𝖆𝖙𝖔́𝖑𝖎𝖈𝖆
(QUE MEIGUICE)


(CONTINUA  PRÓXIMO SÁBADO)

* A Dor como instrumento de purificação religiosa na Idade Média e no Renascimento Durante toda a Idade Média a civilização atravessou uma longa fase de adormecimento cultural, onde o conhecimento humano ligou-se essencialmente ao sentimento religioso, quando não, mágico e mítico. 

Embora a era medieval seja um período histórico muito definido ( desde o fim do Império Romano até a queda de Constantinopla em 1453), o espírito medieval atravessou as épocas posteriores. 

Nesta época a tortura e o sofrimento infringido ao corpo humano eram considerados instrumentos de purificação da alma. Algumas técnicas de torturas medievais, tais como empalamento, esfolamento, perfuração, despedaçamento, ingestão de água fervente, e evisceramento, dentre outras, tinham como objetivo prolongar indefinidamente a dor e agonia, marcando indelevelmente a alma do supliciado. 

A purificação da alma exigia o sofrimento físico e também o da alma. Assim procedia a Igreja, na época poder mais temporal do que espiritual. E para mantê-lo,criou a Santa Inquisição, cujas atrocidades cometidas em nome da consagração da alma, até hoje são repudiadas como o mais negro período da história da religião.O próprio destino, ou melhor a realidade histórica, contribuiu para que o período medieval fosse irremediavelmente doloroso para o homem.


FONTE:  Religiões Ocidentais Rubem Ayang Oliveira

.

Sem comentários:

Enviar um comentário