10/06/2020

.
HOJE  NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Bruxelas vai lançar investigação aprofundada a mega-fusão da PSA e Fiat

A fusão no valor de 50 mil milhões de euros deverá demorar mais tempo a ser concluída após as autoridades da concorrência da UE lançarem uma investigação aprofundada ao negócio.

A Comissão Europeia vai lançar uma investigação aprofundada à fusão de 50 mil milhões de euros entre as fabricantes automóveis PSA (Peugeot, Citroën e Opel) e Fiat Chrysler Automobiles (FCA), avança esta quarta-feira a Reuters, citando fontes próximas do processo.
.
As autoridades da concorrência da UE comunicaram na semana passada às duas construtoras automóveis as suas reservas quanto a alguns aspetos da fusão, em particular a elevada quota de mercado no segmento de comerciais ligeiros, segundo foi noticiado pela Reuters na segunda-feira.

As empresas tinham até esta quarta-feira para responder às dúvidas levantadas, mas terão declinado propor "remédios". Assim, Bruxelas irá lançar uma investigação aprofundada à operação, o que deverá prolongar-se por pelo menos quatro meses.

A fusão anunciada em outubro do ano passado e cujo memorando de entendimento foi formalizado no final de 2019 dará origem ao quarto maior grupo fabricante automóvel do mundo.

O CEO da PSA, Carlos Tavares, indicou em abril que o processo de fusão estava a ser "acelerado" pelas equipas de ambas as empresas e que a pandemia da covid-19 não alterou o calendário previsto para a concretização do negócios.

Logo em novembro, Tavares disse estar disponível para "todas as concessões" necessárias para receber "luz verde" da Concorrência europeia.

A proposta de fusão entre iguais prevê que Carlos Tavares assuma o cargo de CEO da nova "gigante" do setor automóvel.

* Mega fusões tem como consequência mega engenharia financeira ou mega burla.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário