22/09/2019



25-FUTURANDO

Solidão, uma condição que pode matar

Esta semana no Futurando vamos discutir os impactos da solidão sobre a nossa saúde física. Estudos mostram que pessoas solitárias correm um risco maior de desenvolver hipertensão, câncer e até sofrer ataques cardíacos. Nas sociedades modernas, a solidão é considerada um perigo maior que o fumo, o alcoolismo e a obesidade.

Você sabia que alguns medicamentos podem engordar? Cortisona e insulina, por exemplo, estão na lista. Cada um por uma razão diferente, que no programa você vai saber. Mas o ganho de peso pode ser amenizado se o paciente tiver uma orientação correta. E, em alguns casos, é necessário considerar a suspensão do remédio ou regular a dosagem.


A indústria farmacêutica divulga muito os benefícios de determinados medicamentos e esquece que eles não somente curam, mas também pode matar. Estimativas indicam que entre 25 e 28 mil pessoas morrem por uso de remédios. Alguns médicos ainda relutam em falar sobre o assunto.


Ainda no tema saúde, O Futurando explica o que pode ocorrer com o nosso corpo quando a gente fica sentado por muito tempo, seja no escritório, na frente da TV, ou no carro. Um fato alarmante é o aumento nos níveis de açúcar no sangue depois de um período longo sem se levantar, que podem ser comparados aos níveis de alguém que tem diabetes. 


O sangue, aliás, tem diversas funções. Você conhece quais são? Alguns até dizem que ele é um órgão fluido, por ter tantas tarefas no corpo. O Futurando reuniu para esta edição alguns fatos interessantes sobre o nosso sistema sanguíneo.


Vamos trazer ainda uma reportagem sobre transfusão de sangue. Será que é totalmente seguro? Especialistas avaliam que o ideal é optar pelo procedimento em último caso. E já existem técnicas para prevenir a necessidade da transfusão. Uma delas garante que o paciente não perca tanto sangue durante cirurgias.


FONTE: DW Brasil

.

Sem comentários:

Enviar um comentário