29/03/2019

ANA ROMA TORRES

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Então a Internet ‘crashou’…

Há uns dias a internet ‘crashou’, parou, desligou-se, evaporou-se. Ficou tudo maluco e sem saber o que se estava a passar. Telemóveis e computadores em refresh constante a ver se voltava, ai meu Deus o que fazemos agora.

Nos dias seguintes foram vários os memes e comentários em torno do tema e as brincadeiras em que se dizia até que finalmente tínhamos convivido uns com os outros, olhando no olho como já não fazíamos há uns bons tempos.

Eu achei piada, confesso. Numa era em que a digitalização é mandatória e em que quando falamos de comunicação parece que não há mais nada além do digital, este tipo de acontecimento abana todas as nossas certezas.

É inegável o seu poder e a revolução que o mundo vive por causa da internet. E neste momento o desafio de todas as marcas é como trabalhar o digital, como trabalhar a data, como inovar, como segmentar audiências, como criar o conteúdo mais relevante e servi-lo a quem interessa.

Hoje em dia sentimos de facto que o digital além de ser um monstro que nem sempre sabemos domar é um verdadeiro desafio do ponto de vista estratégico. No meio de tanta data a primeira ideia seria que é muito mais fácil trabalhar, porque sabemos de facto o que interessa às pessoas, onde elas estão e o que querem ver.

Mas a verdade é que o desafio vai muito mais além porque a informação é tanta que já não sabemos por onde pegar. É como se estivéssemos a escrever um livro, mas estamos bloqueados na página em branco.

É neste contexto, que surgem novos perfis e pessoas verdadeiramente nativas digitais, que se movem nesse ecossistema e o percebem melhor que ninguém, o que se deve fazer. As equipas de marketing reforçam-se neste sentido e de repente todos falamos uma nova linguagem. Surgem novos cargos e novas necessidades para acompanhar toda esta evolução.

E torna-se mais evidente que, apesar de tudo estar hoje em dia muito relacionado com data, a criatividade assume um papel que não pode ser descurado.

Seja qual for o nosso perfil, a criatividade leva-nos a ver o mundo de uma forma sempre enriquecedora e pode ser o trigger para que a data passe de monstro a um animal super domável e querido, que está aqui só para chegar aos melhores resultados.

Até porque, sejamos honestos, se um dia a internet acabar de vez, temos mesmo de ser muito criativos para voltarmos todos a sermos amigos e a gostarmos uns dos outros sem ser à distância de um clique.

*Diretora Criativa Havas Sports & Entertainment

IN "SOL"
25/03/19

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