02/06/2018

.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Bioplástico produzido com borras 
.de café vence concurso no Porto 

Material sustentável foi desenvolvido por estudantes de Ovar com recurso a borras de café, folhas secas, bolotas e cascas de tremoço.

Um bioplástico sustentável, desenvolvido por estudantes de Ovar com recurso a borras de café, folhas secas, bolotas e cascas de tremoço, foi o projeto vencedor da 12.ª Mostra Nacional de Ciência, que terminou este sábado, na Alfândega do Porto. 
 .

Através do projeto "Bioplástico dá-te vida!", criado por alunos da Escola Secundária Júlio Dinis, de Ovar, pretende-se combater o desperdício alimentar, recorrendo igualmente aos excedentes de arroz cozido - proveniente da restauração - e a proliferação de plantas invasoras (como a acácia), cujas sementes podem ser incorporadas no bioplástico. 

Os resultados obtidos "foram bastante satisfatórios, visto que conseguimos produzir a maioria dos bioplásticos, tendo o amido do arroz se destacado, revelando características de resistência e elasticidade", indicou o grupo responsável pelo projeto, referido numa comunicação divulgada pela Fundação da Juventude, a entidade promotora da Mostra Nacional de Ciência.

* Os cientistas começam assim!

.

Sem comentários:

Enviar um comentário