22/04/2018

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ESTE MÊS NO  
"MOTOR 24"
Responsável de Desenvolvimento
 de Motores Porsche foi preso

Joerg Kerner é o mais recente alvo da justiça germânica devido ao seu envolvimento no Dieselgate. No entanto, tudo aponta para que o responsável de desenvolvimento de motores Porsche foi preso pelas funções desempenhadas anteriormente à chegada a esta marca, quando ainda estava ligado à Audi.

Mais um alto quadro do Grupo Volkswagen foi preso devido à fraude de emissões que ficou conhecida como Dieselgate, que desencadeou um processo em que as autoridades germânicas procuram apurar responsabilidades. 
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 Agora o responsável de desenvolvimento de motores Porsche foi preso, com Joerg Kerner a ser detido pelo papel que terá desempenhado quando trabalhava ainda na Audi. Este engenheiro entrou para o Grupo VW através da Audi, em 2004 e oriundo da Bosch, tendo trabalhado no design, software e funcionamento dos motores e transmissões do fabricante dos quatro aros. É preciso ressalvar por isso que a marca dos quatro anéis tem sido considerada como o local de nascimento do ‘defeat device’ que permitiu alterar o comportamento de 11 milhões de motores, o que resultou numa gigantesca fraude relacionada com as emissões de CO2.

Joerg Kerner era considerado próximo de Matthias Muller, que recentemente abandonou a liderança do Grupo VW(que assumiu em 2015 quando era o CEO da Porsche). Além disso, este especialista também trabalhou de perto com Wolfgang Hatz, engenheiro de topo do consórcio germânico que no último ano foi preso devido ao envolvimento no Dieselgate. 

As recentemente tornadas famosas delações, que têm estado na ribalta devido ao papel no caso brasileiro do Lava-Jato, podem também ter sido utilizadas nesta situação. Afinal, existem indicações de que o responsável de desenvolvimento de motores Porsche foi preso devido às informações fornecidas às autoridades por Giovanni Pamio. Este antigo funcionário da Audi, que trabalhava no desenvolvimento de motores, foi detido e novamente libertado em 2017, e terá testemunhado contra os seus antigos colegas, sendo uma importante testemunha da acusação.

No início desta semana começou a apertar-se o cerco a Joerg Kerner. Na altura os investigadores germânicos visitaram dez instalações e confirmaram que recaiam suspeitas sobre dois atuais membros do staff e um ex-funcionário da Porsche. Agora chegou-se à conclusão de quem era um deles, pois o responsável de desenvolvimento de motores Porsche foi preso. Outro dos nomes que estará na mira da justiça alemã, segundo indicam meios de comunicação social germânicos, é o responsável de desenvolvimento e produto, Michael Steiner.

Numa carta enviada aos funcionários da empresa, o CEO da marca, Oliver Blume, reagiu ao caso. Nesse documento ele terá indicado que “rejeitamos estas alegações e vamos fazer todos os possíveis para clarificar este caso”.

* A reacção de Olivier Blume é só fumaça.

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