28/03/2017

.
HOJE  NO 
"A  BOLA"

Acusação feita ao Sporting 
passou de falta grave a leve

O Sporting viu substancialmente reduzido o risco de ser punido com jogos à porta fechada na sequência do processo aberto pela Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga (que antecedeu a atual Comissão de Instrutores da Liga) em maio de 2016, na sequência de queixas apresentadas por Benfica e Vítor Pereira contra o clube de Alvalade por declarações proferidas ainda em 2015 por Bruno de Carvalho e Octávio Machado.
 .
O processo relativo ao Sporting será, muito em breve, decidido pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), mas o que primeiro foi entendido como uma falta grave passou, ainda antes de chegar ao CD, para uma falta leve, o que implica também uma pena mais leve. A menos que o CD da FPF tenha outro entendimento. Um processo complexo que A BOLA lhe explica a seguir.

A origem de tudo

O caso remonta à época 2015/16, na sequência de críticas lançadas por Bruno de Carvalho e Octávio Machado a Vítor Pereira. O antigo presidente do Conselho de Arbitragem da FPF e o Benfica apresentaram queixa contra o Sporting, Bruno de Carvalho e Octávio Machado e o processo de inquérito começou a 30 de novembro de 2015, na então Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga, que a 4 de maio de 2016 apresentou um relatório final, que dizia ter o clube de Alvalade violado o artigo 118.º do Regulamento Disciplinar da Liga (ver nesta página), uma infração disciplinar grave, que configura uma pena de interdição de estádio entre 1 a 3 jogos, além de multa. Nesse dia foi aberto o respetivo processo disciplinar.

A mudança de acusação

Depois disso, em junho de 2016, a Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga foi substituída pela atual Comissão de Instrutores, que pegou no caso. A 8 de fevereiro de 2017, a acusação resultante do mesmo processo disciplinar já não continha a violação do artigo 118.º, mas sim do 127.º (ver também nesta página), que configura não uma infração disciplinar grave, antes uma leve, e que prevê apenas multa. Além disso, entende a Comissão de Instrutores que, por tratar-se de uma falta leve, o processo já prescreveu. Ou seja, o risco de o Sporting ser punido com jogos à porta fechada é bem menor.

Bruno e Otávio à espera

Se no processo relativo ao clube a Comissão de Instrutores da Liga mudou a primeira acusação e diz que está prescrito, o mesmo não sucede com os processos referentes a Bruno de Carvalho e Octávio Machado, que estão para ser decididos no CD. 
 
* Baboseiras...

.

Sem comentários:

Enviar um comentário