09/03/2017

.
HOJE NO
  "DIÁRIO DE NOTÍCIAS  
DA MADEIRA"

Detenções na fronteira com o México
.caíram a pique no 1.º mês
.de Trump como Presidente

A Patrulha Fronteiriça dos EUA deteve em fevereiro, o primeiro mês completo com Donald Trump como Presidente, 18.762 imigrantes indocumentados no limite sul com o México, uma descida de 26% face ao período homólogo de 2016.
 .
O número - que traduz uma diminuição de 40% face a janeiro - figura ainda como o valor mensal mais baixo dos últimos cinco anos, segundo os dados facultados na quarta-feira pela Patrulha Fronteiriça dos Estados Unidos.

Das 18.762 detenções, 1.922 corresponderam a menores desacompanhados.

Em comunicado, o Departamento da Segurança Nacional (DHS) considerou a descida “especialmente significativa”, dado que historicamente a tendência de detenções entre janeiro e fevereiro é de aumento entre 10% e 20%.

O DHS, do qual depende a Patrulha Fronteiriça, afirmou ainda que os ‘coyotes’ (traficantes de seres humanos) aumentaram em 130% os valores que cobram (de 3.500 para 8.000 dólares) para fazer passar imigrantes do México para os Estados Unidos.

Além das detenções, a Patrulha Fronteiriça recusou a entrada no país em fevereiro 4.808 pessoas (incluindo a 266 menores desacompanhados) nos postos de entrada da fronteira sul com o México.
Essa valor traduz uma diminuição de 56% face a janeiro.

A queda do número de detenções tem lugar depois de meses com o registo do maior fluxo migratório dos últimos anos.

As 31.575 detenções de janeiro traduziram um aumento de 32% em termos anuais homólogos, enquanto em dezembro foram 43.254 os indocumentados detidos (mais 17%), em novembro 47.211 (mais 44%) e em outubro 46.182 (mais 41%).

Para gerir esse fluxo crescente, a Patrulha Fronteiriça destacou 150 agentes adicionais na região do vale do Rio Grande (Texas) e abriu duas esquadras em Donna e Tornillo, ambas no Texas, cada uma com capacidade para acolher meio milhar de pessoas.

Além disso, Donald Trump, que tomou posse como Presidente dos Estados Unidos a 20 de janeiro, prometeu contratar 5.000 novos agentes para a Patrulha Fronteiriça e renovou a promessa da campanha eleitoral de erguer um muro ao longo de toda a fronteira.

* Vergonhoso o que se passa na fronteira entre México e USA por ser uma atitude xenófoba.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário