.


24.O QUE NÓS  

"APRENDEMOS"!


GINÁSTICA RÍTMICA






Na etiqueta "PEIDA E DESPORTO" estamos a apresentar regras de várias modalidades desportivas e olímpicas desde 13 de Novembro de 2015. .
.

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


.
.
.
.
7.O NOVO MUNDO


DOCUMENTÁRIO DO

LIVRO DE MÓRMON





* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.
.
.

HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Executadas 250 raparigas 
por recusarem ser escravas sexuais

Negaram-se a casar e a ser escravas sexuais de militantes do Estado Islâmico e foram assassinadas, 250 raparigas, muitas delas mortas juntamente com as suas famílias.
.
"Pelo menos 250 raparigas foram executadas pelo Estado Islâmico (EI) por recusarem a prática da jihad sexual e, em alguns casos, as suas famílias foram também executadas por recusarem submeter-se aos pedidos do EI", disse, esta sexta-feira, o porta-voz do Partido Democrático Curdo, Said Mamuzini a uma agência de notícias curda estabelecida em Londres.

A execução aconteceu em Mossul, no Iraque, onde, garantiu a mesma fonte, continuam a repetir-se atos de violência extrema, sobretudo, contra mulheres.

Recorde-se que, no final do ano passado, chegaram às Nações Unidas relatos chocantes de casos de mulheres que se queimaram a si próprias para não serem escolhidas pelos terroristas e de outras que foram queimadas vivas por se negarem a praticar atos sexuais.


.
.


6-QUANTO VALE

A TERRA?


Formada há mais de 4,6 milhões de anos, a Terra acumula grandes riquezas, desde a madeira ao gado, passando pelo ouro. Em conjunto, esses recursos construíram nossas grandes civilizações.


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


.
.
HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Sogrape repete galardão de melhor
. empresa mundial de vinhos

A produtora de Vila Nova de Gaia superou a concorrência espanhola e francesa, colocando também um Porto Sandeman na lista de melhores vinhos da associação mundial de críticos.
 .
A Associação Mundial de Críticos e Jornalistas de Vinhos e Espirituosas (WAWWJ, na sigla inglesa) voltou a reconhecer a Sogrape como melhor empresa do sector a nível mundial, repetindo assim uma distinção já alcançada no ano passado.

No ranking de 2016, a empresa sediada em Vila Nova de Gaia consegue uma margem confortável para a sociedade espanhola que detém a Bodegas Lustau e para os franceses da Vranken Pommery, a segunda maior produtora mundial de champanhe e que tem também vinhas no Douro Superior, onde produz vinho do Porto.

Na lista de melhores sociedades do sector vitivinícola a nível global surgem ainda em destaque a Casa Santos Lima – a empresa da região de Lisboa surge no 9.º lugar – e a Symington Family Estates. A maior proprietária duriense, que coloca no mercado os Porto Graham’s ou o DOC Douro Altano, aparece na 11.ª posição.

A mesma associação de críticos e jornalistas especializados, que actualmente tem a presidência em Mendoza, na Argentina, premiou também um produto da Sogrape, fundada em 1942, cuja maioria do capital ainda é detida pela família Guedes. O Sandeman Porto Tawny 40 Anos foi o vinho português mais bem pontuado na lista deste ano, figurando no sétimo lugar da classificação geral.

Além da Sandeman, a Sogrape detém marcas como Porto Ferreira, Mateus Rosé, Gazela ou Barca Velha, produzindo vinhos nas principais regiões portuguesas, que exporta para 120 países. Fora de Portugal, a sociedade que tem perto de mil trabalhadores tem propriedades e produção também em Espanha, Argentina, Chile e Nova Zelândia.

Com três quartos das vendas realizadas fora de Portugal, o volume de negócios do grupo liderado por Fernando da Cunha Guedes (à esquerda na fotografia) ronda os 200 milhões de euros. Uma espécie de barreira psicológica que foi quebrada em 2012 depois do investimento, em Março desse ano, de 50 milhões de euros na compra da espanhola Bodegas LAN.

* A Sogrape é a empresa que congrega o maior número de vinhos portugueses de qualidade superior. Está de parabéns!

.
.

AS SOBRELOTADAS
PRISÕES ITALIANAS


FONTE: EURONEWS

.
.
HOJE NO 
"DESTAK"
Número recorde de países assinam 
acordo contra alterações climáticas

Um número recorde de países, incluindo os EUA e a China, os maiores poluidores do mundo, assinaram hoje na ONU o acordo histórico que visa diminuir o aquecimento do planeta, negociado em dezembro passado em Paris. 
 .
De forma simbólica, o Presidente francês, François Hollande, foi o primeiro a assinar o documento, entre mais de 171 países representados.

"Nunca antes tantos países tinham assinado um acordo internacional num único dia", congratulou-se o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, saudando um "momento histórico". 

* Muito simbolismo para pouco, o documento parece mais um livro de autógrafos de adolescente.

.

JOSÉ PACHECO PEREIRA

.



O problema de opinar 
sobre tudo

O Presidente Marcelo pronuncia-se todos os dias sobre alguma coisa de natureza política, em particular sobre questões de natureza governativa. Como o Presidente se encontra numa espécie de permanente estado de graça ninguém acha mal e aqueles com quem o Presidente manifesta concordância acham ainda melhor. Mas o Presidente faz mal em banalizar a sua opinião, até porque nem sempre tudo vai ser tão fácil como é nestes dias.

A uma dada altura vai ficar silencioso sobre umas matérias e loquaz sobre outras, o que motivará legitimamente a presunção de que, nos casos em que fique silencioso, discorda. Ora este permanente metadiscurso sobre a governação, como aliás sobre a actuação dos partidos, acaba também por dar um sinal de interferência contínua na governação, o que não cabe ao Presidente. Acresce a tentação de tornar o Conselho de Estado numa espécie de governo próprio a que ele Presidente preside, ao também aumentar o número de vezes que anunciou ir ouvir esse órgão de aconselhamento sem decisão. Os tempos que aí vêm, insisto, não são fáceis e por isso o Presidente precisa de autoridade e gravidade e não de banalização.

Ar fresco no que dizemos sobre a Grécia
António Costa praticou um acto político importante ao nível europeu ao assinar com Tsipras um documento contra a austeridade, que diz com clareza que a austeridade não é uma solução económica mas uma ideologia, e que a prática da austeridade não resolveu nenhum dos problemas que dizia resolver. Foi, no pior sentido, uma política em que muitos pagaram um enorme preço social a favor de poucos, com o escândalo de que esses poucos foram os principais responsáveis pela própria crise de 2008. Os gregos sabem-no melhor do que ninguém e Tsipras tornou-se uma personagem paradoxal, que suscita uma relação incomodada, entre o traidor e o "responsável".

Mas, o que mostra o outro ar que se começa a viver, é perceber a gigantesca diferença entre o discurso que Cavaco, Passos e Portas tinham sobre a Grécia, uma mistura de revanchismo, de querer ficar com os poderosos a esmagar os fracos, de má consciência, de um convocar de ameaças e fantasmas e a afirmação límpida de que hoje na Europa é preciso mudar, e que essa mudança pode hesitar quanto ao caminho, mas não pode hesitar quanto a que andar para trás é um novo desastre.

O prato da novidade é um dos que os jornalistas mais gostam de comer
Eu acho espantoso que haja jornalistas a dizerem que o PSD "mudou" de estratégia, abandonou a esperança de eleições a curto prazo e deixou de considerar o Governo Costa ilegítimo e apoiado pelos "comunistas". Porquê? Porque houve um discurso de Passos em que ele veio dizer tudo isso, preocupando-se em dizer quase ipsis verbis tudo o contrário do que tinha dito, num acto de mudança verbal quase tão tonitruante como o "social-democracia sempre". E depois mudou alguns aspectos mais ou menos coreográficos da actuação parlamentar, nenhum dos quais muito relevante, nem substantivo. O homem disse que mudara 180º e os senhores jornalistas tomam-no à letra e dizem que sim, que o homem entrou no Congresso verde e saiu vermelho, ou vice-versa. Ninguém se interroga que partido político, que direcção partidária, que liderança, muda assim de um dia para o outro sem uma explicação, uma análise, uma constatação de erros, e está tudo bem. Como o prato que se punha aos senhores jornalistas era o da "novidade", eles comeram-no sofregamente. Não adianta perceber que os homens que estão com Passos são os mesmos e pensam o mesmo, e que a bandeirinha continua lá na lapela. Basta dizer umas coisas e está tudo mudado. Passos já fez isto várias vezes, mas também ninguém se lembra. O que parece é, já dizia o Velho.

O congresso virou radical e esquerdista?
Vejo com alguma ironia que a maioria dos temas que tem servido de base às críticas que tenho feito ao PSD no "ajustamento", passaram de malditas a aceitáveis. Não é que há quem venha falar da necessidade de "recentramento" do PSD, ou seja que considera implicitamente que este virou e muito à direita? Sorrio, com ironia. Não é que há quem venha falar da necessidade de o PSD se voltar outra vez para a "classe média" que abandonou nestes últimos anos? Sorrio, com ironia. Não é que há quem venha falar da necessidade de dar atenção ao "elevador social", ou seja à mobilidade social, que nos anos do "ajustamento" só desceu e não subiu? Sorrio, com ironia. Não é que há quem venha dizer que o PSD precisa de fazer uma "viragem social", o que significa que o não fez nestes anos? Sorrio, com ironia. Claro que é tudo dito de forma vaga e inconsequente, porque o passo de dizer quem é que virou o PSD à direita, quem conduziu com vasta concordância a política anti-social da troika, quem culpou a "classe média" do pecado de "viver acima das suas posses", teve 95% dos votos dos delegados e quem quer fazer carreira dentro, não pode passar destes vagos enunciados. É este modo de actuar que transforma os partidos políticos em desertos de pensamento. Mas eu, radical e esquerdista, sorrio com ironia, ao ver a enorme influência do radicalismo e do esquerdismo no PSD de Passos.

IN "SÁBADO"
15/04/16

.
.
 
HOJE NO  
"i"

CDS vai pedir a votação 
do Programa de Estabilidade

O CDS vai recomendar ao governo a votação do Programa de Estabilidade (PE) e do Programa Nacional de Reformas (PNR) pelo Parlamento antes dos dois documentos seguirem para Bruxelas.
.
Segundo apurou o i, os centristas querem que o projeto de resolução com a recomendação seja votado já na quarta-feira, 27, dia em que o PE e o PNR, aprovados ontem em Conselho de Ministros, são discutidos no Parlamento. .
Os centristas vinham desafiando as bancadas do BE e do PCP, mas sobretudo a do PCP, a pedirem a votação dos documentos, tal como fizeram nos quatro anos de governação PSD/CDS. Mas bloquistas e comunistas deixaram cair os apelos do CDS em saco roto e, ao que tudo indica, irão votar contra o projeto centrista para impedir que os dois diplomas sejam votados em Lisboa.
.
Também as medidas propostas pelo CDS para o PNR serão apresentadas a voto, tal como as mais de 200 apresentadas pelo PSD. Mas PSD e CDS divergem na estratégia de oposição ao governo, já que Luís Montenegro confirmou ontem que a bancada social-democrata nada irá fazer para forçar a votação do PE e do PNR de António Costa, por considerar que os dois diplomas têm o apoio claro e inequívoco das bancas do BE e do PCP.

* Ontem no programa "Quadratura do Círculo" António Lobo Xavier do CDS, afirmou que sufragava o Programa de Estabilidade, percebe-se que Assunção Cristas está sedenta de protagonismo mesmo que seja apenas foguetório.

.
.



5-O CANCRO


DA EUROPA

CATASTROIKA


* Enterrado o papão da Guerra Fria que funcionava como "regulador" nas relações entre Ocidente e Leste, foi "confeccionado" um instrumento novo com maior abrangência, exterior à soberania dos países, que os manietasse para sempre a uma nova ordem mundial, dá pelo nome de DÍVIDA.

...
.
3-NÃO MATARÁS


CONTRA OS TESTES EM ANIMAIS


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


.
.


HOJE NO
"A BOLA"

«Mundo Deportivo» 
destaca Estádio da Luz


Na sequência da remodelação do Camp Nou, em Barcelona, o jornal catalão «Mundo Deportivo» destacou vários recintos espalhados pelo globo, entre os quais o Estádio da Luz.

«O desenho do novo Camp Nou estará à altura dos estádios mais espectaculares, modernos e sofisticados do mundo na atualidade», pode ler-se na notícia, que destaca então:

Wembley (Londres), ArenA (Amesterdão), Estádio da Luz (Lisboa), Donbass Arena (Donetsk), Allianz Arena (Munique), Maracanã (Rio de Janeiro), Ninho de Pássaro (Pequim) e Century LinkField (Seattle).

* O Estádio da Luz é um belo recinto.

.
.


Rita Maria,

Eleanora Bianchini,

María Tejada

Elé la Mapa Señora


.
.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS 
 DA MADEIRA"

'Papel por Alimentos' já rendeu 
3 toneladas de alimentos ao
. Banco Alimentar da Região

 O primeiro contentor de papel recolhido com a ajuda de todos os madeirenses, no âmbito da Campanha Papel por Alimentos, "regressou" à Região na passada quarta-feira, dia 20 de Abril.
As 26 toneladas de papel enviadas para o porto de Lisboa, em Janeiro do corrente ano, transformaram-se em 3.134 kg de alimentos.
.
A Campanha, baseada numa lógica de solidariedade social e sustentabilidade ambiental com o objectivo de angariar papel usado em troca de alimentos, teve o seu inicio em Abril de 2015, através de um protocolo firmado entre três entidades: Banco Alimentar Contra a Fome da Madeira(BACFM), Câmara Municipal dos Funchal e Grupo Sousa.

Os produtos serão distribuídos, pelas instituições protocoladas e chegarão à mesa dos cidadãos e famílias comprovadamente carenciadas muito em breve.

"Esta campanha de âmbito nacional, lançada em 2012, pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, constitui uma das maiores fontes de angariação de alimentos e espera-se que a participação massiva dos madeirenses continue a alimentar mais famílias, dando provas do seu Papel na luta contra a fome. Neste momento e à conta do próximo contentor já estão recolhidas 53 toneladas de papel", refere o Banco Alimentar em comunicado.

* Tudo o que se fizer pelo Banco Alimentar Contra a Fome é pouco.

.
.

HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Terceiro leilão de energia permite 
poupar até 167 euros na luz e 
362 euros no gás, diz a Deco

Na electricidade, a Goldenergy apresentou a melhor proposta a nível nacional, que representa uma poupança média anual na tarifa simples e bi-horária de 42 euros e oito euros, respectivamente, face às tarifas transitórias. 
 .
O terceiro leilão de energia da Deco teve ofertas que podem representar uma poupança anual de 167 euros na tarifa simples de luz e de até 362 euros no gás natural, anunciou hoje a Associação de Defesa do Consumidor.

Em comunicado, a Deco informa que a Goldenergy, a Galp Energia e a Energia Simples apresentaram as melhores propostas no terceiro leilão de energia, que pela primeira vez acolheu propostas regionais e para condomínios.

Na electricidade, a Goldenergy apresentou a melhor proposta a nível nacional, que representa uma poupança média anual na tarifa simples e bi-horária de 42 euros e oito euros, respectivamente, face às tarifas transitórias.

Já os consumidores dos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Porto, Viana do Castelo e Vila Real podem contar com descontos ainda mais altos se optarem pela Energia Simples, operador regional, que oferece uma poupança que pode chegar aos 167 euros anuais.

Para os condomínios, uma das novidades deste leilão, a Goldenergy também apresentou a melhor proposta, a nível nacional, e Energia Simples, nos concelhos do norte e centro onde opera.

No gás natural, a melhor oferta foi a da Galp Energia, que representa uma poupança entre os 50 e 362 euros face às tarifas transitórias (no mercado regulado), garantindo uma redução entre os 14 e os 25% do total da fatura.

A Goldenergy também apresentou a melhor proposta para quem prefere manter um único fornecedor e factura, que permite poupar mais de 60 euros anuais, face ao que seria possível obter com a combinação de energias nas tarifas transitórias, acrescenta a associação de defesa do consumidor.
A partir de 23 de maio, todos os consumidores e condomínios que se registaram no leilão serão contactadas, por correio electrónico, com uma estimativa personalizada da poupança que podem obter.

"As nossas comunicações serão sempre feitas por e-mail, nunca porta-a-porta", adverte a associação de defesa do consumidor.

Nesse sentido, a Deco apela aos consumidores que indiquem - se ainda não o fizeram - os dados de consumo para que a estimativa a efetuar seja o mais fiel possível.

Além da poupança, a Deco sublinha que "os contratos a celebrar não incluirão cláusulas abusivas".
O primeiro leilão de energia da DECO realizou-se em Maio de 2013, tendo-se inscrito 600 mil consumidores, e o segundo foi em Junho de 2014, que contou com mais de 150 mil inscrições.

* Os pensionistas do blogue confiam na DECO.

.
.


ENIGMAS PARA RESOLVER








Nota da Redacção: A resposta será publicada às 20:15

.
.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Desempenho do turismo demonstra
. sustentabilidade do setor 

Estudo relativo ao mês de fevereiro.  

A secretária de Estado do Turismo considerou esta sexta-feira "particularmente importante" o "muito positivo" desempenho do setor em fevereiro porque "demonstra que está a deixar de ser uma atividade sazonal" para se assumir como "sustentável ao longo do ano". 
 .
Em declarações à Lusa, Ana Mendes Godinho destacou que o setor turístico português manteve em fevereiro - segundo os últimos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e pelo Banco de Portugal - "crescimentos na ordem dos dois dígitos", com aumentos de 14,1% nos hóspedes, 15,1% nas dormidas, 9,5% nas receitas e 17% nos proveitos dos hotéis. "Isto é particularmente importante porque se trata de um mês de época baixa, o que demonstra alguma mudança no nosso turismo, que deixa de ser uma atividade só sazonal e começa a ter um efeito de crescimento e de atividade sustentável ao longo do ano", afirmou a governante. 

Para a secretária de Estado, trata-se do materializar do "grande objetivo" assumido de "diversificar cada vez mais a oferta, para garantir que a atividade turística é sustentável ao longo de todo o ano, criando emprego não só na época alta". Destacando, em fevereiro, o aumento de 42% do mercado espanhol e os "crescimentos muito significativos" do Reino Unido (21%), da Alemanha (16%) e da França (15%), Ana Mendes Godinho considerou que "é o reflexo da diversificação dos produtos" turísticos oferecidos por Portugal: "Cada vez mais estamos a apostar em produtos associados ao turismo cultural e ao turismo de congressos e de negócios, turismo natureza e passeios a pé e de bicicleta, criando atrativos ao longo do ano para além do sol e praia", disse à Lusa. Esta estratégia, associada a "fortes campanhas de promoção de rotas aéreas e de operações turísticas", tem vindo a dar frutos, confirmando que "as acessibilidades são cruciais para aumentar o volume de tráfego dos passageiros desembarcados em Portugal". 

A este propósito, a secretária de Estado destacou o "crescimento fantástico" atingido em fevereiro na região dos Açores, cujos proveitos hoteleiros e movimentos aéreos aumentaram cerca de 60%, enquanto o número de hóspedes subiu 37,8%, um desempenho "completamente associado às acessibilidades aéreas". 

Para o resto do ano, Ana Mendes Godinho diz manter, com base nas reservas já existentes, "expectativas bastante boas" que permitem antecipar um novo "ano recorde nas receitas turísticas", com "crescimento a dois dígitos". "Nomeadamente no mercado alemão os operadores já nos transmitiram que estão com dificuldades em fazer reservas para o Algarve no verão, porque há muita procura", revelou, sustentando que tal confirma que "cada vez tem que se apostar mais no turismo como atividade económica em Portugal", atualmente já responsável por 15,3% das exportações nacionais. 

No âmbito da estratégia de inovação e diversificação dos produtos turísticos, a governante salientou que "este mês, pela primeira vez, o Turismo de Portugal levou 'startups' [empresas em início de atividade] de turismo às feiras internacionais" do setor, numa "iniciativa inovadora" que visa "reconhecer o papel que estas empresas têm tido na reinvenção da oferta turística" nacional.

* Sem dúvida que os profissionais desta indústria mantém há anos muito bom desempenho, natureza, cultura, história e gastronomia são ingredientes principais do sucesso, mas, o terrorismo islâmico, tem dado um forte contributo ao afastar turistas de outras rotas.

.
.
DIABETES/1



FONTE: AFPBr

.
.
  HOJE NO
"OBSERVADOR"

Vítor Constâncio diz que não
 vai responder aos deputados da
. comissão de inquérito ao Banif

O vice-governador do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio, recusa-se a responder às perguntas dos deputados portugueses que integram a comissão parlamentar de inquérito ao Banif.
.
De acordo com o Diário de Notícias e o Expresso, o ex-governador do Banco de Portugal disse que não “presta contas” aos parlamentos nacionais dos Estados-membros, só ao Parlamento Europeu.

“Não recebemos qualquer pedido nesse sentido”, disse aos jornalistas, para depois sublinhar que, “como se sabe”, o BCE “não responde perante comissões de inquérito de parlamentos nacionais”.

Na comissão de inquérito ao BES, Constâncio respondeu a algumas perguntas por escrito — devido ao facto de ser ex-governador do banco nacional –, mas 17 ficaram sem resposta pelo mesmo motivo agora invocado.

* De Vitor Constâncio,  um dos maiores "flops" nacionais tudo se espera. Considerado um grande político e economista assistimos à sua neurasténica passagem como Secretário-Geral do PS, depois como Governador do BdP vimo-lo aos papéis nos casos BPN e BPP, recusar-se a falar no Parlamento Português escudando-se na qualidade de empregado do BCE é sinal de mediocre atitude.

.
.
ANGOLA






















.
.
HOJE NO  
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Venezuelanos vão ficar sem eletricidade
. quatro horas diárias durante 40 dias

Suspensão será feita ao longo do dia, em blocos de quatro horas

A Venezuela anunciou hoje um novo plano de racionamento de energia elétrica que passa pelo corte de fornecimento doméstico durante quatro horas diárias durante 40 dias a partir de 25 de abril.
 .
 O ministro da Energia Elétrica, Luís Motta Dominguez, explicou que a medida poderá prolongar-se até o nível da principal barragem do país (El Guri) recuperar ou até começar a época das chuvas (finais de maio).
"Com estas quatro horas diárias, os venezuelanos vão colaborar para deter a descida do nível [de água] da Central Hidroelétrica no Guiri", explicou à televisão pública VTV.

Segundo o ministro, a suspensão será feita ao longo do dia, em blocos de quatro horas, estando o serviço elétrico garantido para todos os venezuelanos apenas entre as 20:00 e a meia-noite.

Luís Motta Dominguez afirmou que a seca provocada pelo fenómeno climático El Niño fez descer o nível de água da barragem de El Guri a um mínimo histórico.

A 06 de abril, o Presidente da Venezuela anunciou a redução do horário de atendimento da administração pública, que passou a funcionar apenas até às 13:00, e decretou as sextas-feiras como dia não trabalhável até junho.

Em março, Nicolas Maduro decretou dias feriados o período entre 19 e 27 de março, coincidindo com a época da Páscoa.

As duas medidas tiveram como propósito poupar energia e água.

* Este é um exemplo do desenvolvimento  nacional-socialista de Nicolas Podrérrimo.

.
.

12-OS PAPELEIROS
DO PANAMA

Parentes e associados
de líderes de países


Um trabalho notável da equipa do JORNAL DE NEGÓCIOS sobre os nomes mais conhecidos encontrados nas listas do "Consórcio de Investigação Jornalística" acerca dos off-shores.




.
.

HOJE NO 
"RECORD"

Lopetegui:
 «Jesus é um treinador extraordinário»

Tiveram desentendimentos quando Jorge Jesus treinava o Benfica mas esses tempos foram completamente ultrapassados e agora Lopetegui deixa muitos elogios ao técnico leonino.
.
"É um treinador extraordinário. Tudo aquilo que parece espontâneo é calculado. Éum homem que controla absolutamente tudo. Tem uma forma de entender o futebol muito interessante. Tivemos jogos em que nos confrontámos mas isso faz parte.Tenho um respeito muito grande pelo treinador Jorge Jesus e penso que também tem por mim", disse em entrevista à RTP.

* Estes elogios soam a farpas contra Pinto da Costa, afinal quais são os triunfos  no curriculum de Lopetegui nas equipas seniores, ZERO, ele que vá pentear macacos.

.