22/09/2016

.
HOJE NO 
  "JORNAL DE NEGÓCIOS"
Portugal entre os melhores do mundo 
nos indicadores de saúde

Entre 188 países, Portugal é o 22.º país com melhores resultados no que respeita à saúde. Portugal é melhor do que França, EUA ou Japão. As notas são elevadas, com a obesidade infantil e a SIDA a serem dos factores que mais pesam neste retrato.

Portugal está entre os melhores países do mundo no que respeita à saúde dos seus habitantes, de acordo com um estudo, divulgado pelo jornal britânico especializado em saúde, The Lancet, e financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates.
 .
O estudo avaliou 188 países, tendo analisado 33 indicadores ligadas à saúde, como a subnutrição infantil ou a obesidade, a mortalidade infantil, os problemas de álcool, violência, guerra.

No topo surge a Islândia, com um índice geral de 85 pontos (a escala vai de 0 a 100), sendo que dos 33 indicadores analisados, 17 têm um resultado acima dos 90 pontos. Com o mesmo resultado geral, em segundo lugar surge Singapura, seguida pela Suécia.

Portugal surge em 22.º lugar neste "ranking", com 78 pontos, com 13 categorias a registarem mais de 90 pontos. Questões como subnutrição, a qualidade da água, mortes por desastres naturais ou guerra estão entre as categorias com valor máximo. De todas as categorias, apenas duas têm uma pontuação inferior a 50 pontos, são elas: o excesso de peso em crianças entre os dois e os quatro anos e as novas infecções por HIV. O tabaco, o álcool e o número de suicídios também são factores com leituras baixas, ainda que superiores a 50 pontos.

No "ranking" publicado na quarta-feira, 21 de Setembro, França surge em 24.º lugar, o Japão em 27.º e os EUA em 28.º. Em último lugar surge a República Central Africana, com 20 pontos, com apenas um indicador com uma leitura de 100 pontos, tratando-se das mortes por desastres naturais.

* Sempre dissemos ser defensores do nosso SNS, esta investigação comprova o que defendíamos.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário