13/07/2016

.

HOJE NO    
"CORREIO DA MANHÃ"
Biblioteca Pública
 mostra livro com cinco séculos

 Entre os mais de 500 mil volumes que esta biblioteca possui 54 são incunábulos. 

A Biblioteca Pública de Braga inicia hoje, pelas 16h30, a celebração do 175º aniversário, que decorre até meados do próximo ano. A primeira iniciativa tem lugar por volta das 16h30 e consta da exibição de um livro com mais de 500 anos. 
 .

Trata-se do incunábulo ‘Hortus Sanitatis’, de 1496, um dos primeiros livros ilustrados impressos sobre medicina e história natural. A par da exposição desta raridade, poderão observar-se fotografias literárias de Ana Carneiro e uma mostra evocativa do escritor David Mourão Ferreira, quando passam vinte anos sobre o seu falecimento. 

A biblioteca, criada por decreto de Almeida Garrett e várias vezes visitada por Alexandre Herculano, vai assinalar a efeméride com diversos eventos, como conferências, exposições, concertos, visitas e vários projetos editoriais. "São 175 anos de preservação da memória e de promoção da cultura e do conhecimento. 

Queremos reforçar a vitalidade desta biblioteca e sensibilizar a sociedade para o que a diferencia, como um espólio de 500 mil volumes, que inclui preciosas raridades", diz o diretor, Elídio Araújo. A Biblioteca Pública de Braga tem 54 obras das origens da imprensa, como a que vai ser hoje exposta no átrio da Reitoria da Universidade do Minho, a ‘Hortus Sanitatis’. 

Produzido em Estrasburgo, o incunábulo tem mais de mil entradas sobre plantas, animais, pedras e fármacos. Já no átrio da biblioteca, David Mourão Ferreira é homenageado com uma mostra de mais de 50 obras do autor, como ‘As Lições do Fogo’ ou ‘Um Amor Feliz’. 

* Verdadeiros tesouros, toca a conhecê-los.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário