06/07/2016

.

HOJE NO  
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Quadrilha violenta 
organizava-se pelo Facebook

Uma quadrilha protagonista de assaltos armados cujo principal ponto de contacto era o Facebook foi desmantelado pela Polícia Judiciária de Lisboa.

O grupo constituído por onze elementos autodesignava-se "La Familia", numa referência à máfia italiana, mas sem que houvesse ligação familiar entre os membros.
.
O grupo é responsável por inúmeros assaltos a residências, estabelecimentos comerciais, como ourivesarias, e empresas, onde o principal alvo eram os cofres. Estão referenciados por forçar os funcionários das firmas a abrir os cofres, sob ameaça de arma de fogo.

Os golpes não eram preparados no Facebook, mas esta rede social era o principal meio de ligação e forma de cimentar a relação entre os vários elementos da quadrilha, que incluía uma mulher e que integrava indivíduos entre os 22 e os 44 anos.

Daí que a rede social tenha sido um importante elo de ligação na quadrilha, que vivia em zonas distintas, em concelhos como a Amadora, Sintra e Loures. O grupo operava pelo menos desde finais do ano passado e terá causado prejuízos da ordem das centenas de milhares de euros, entre dinheiro e bens, que rapidamente entravam no circuito de mercado negro.

A quadrilha tinha ainda na sua posse centenas de doses de cocaína e haxixe, daí que os seus elementos estejam também indiciados por tráfico, além de associação criminosa, roubo à mão armada, furto qualificado e falsificação de documentos, associado à alteração de matrículas de carros furtados usados nos golpes.

Na operação, designada "La Familia", participaram 150 inspetores e foram realizadas 34 buscas domiciliárias, um número associado ao facto de os vários elementos do grupo pernoitarem em distintas residências, uma forma de melhor escaparem às autoridades.

* Mais uma vez um grande trabalho da PJ, não nos cansaremos de a elogiar. Não confundimos estes bandidos com facebook, o "crime" da rede é o estímulo à banalização da privacidade

.

Sem comentários:

Enviar um comentário