HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"
Mau tempo castiga culturas
Campanha das frutas e legumes em risco.
A chuva que nas últimas semanas tem caído de forma consistente está a colocar em risco culturas em várias zonas do País.
A situação mais complicada vive-se na zona do Ribatejo, onde o caudal do rio Tejo transbordou e inundou muitos campos agrícolas - comprometendo a campanha do tomate - e na Beira Interior, onde está a colocar em causa a produção da cereja - há casos de produtores que falam em perdas de 100 por cento.
.
.
A continuação do tempo frio no início da primavera e a chuva intensa das últimas três semanas está a deixar os agricultores à beira de um ataque de nervos e já fazem contas à vida. Todas as culturas estão a ser afetadas com o clima considerado anormal para esta época do ano. As árvores floriram, mas o processo de produção do fruto não avançou devido ao frio e à chuva. São os casos da cereja, pêssegos e maçã.
Na Cova da Beira, a campanha da cereja está atrasada um mês. "Há variedades onde a quebra em relação a 2015 anda perto dos 50 por cento, mas há outras em que é total", queixa-se José Castello Branco, proprietário da Quinta da Porta, que no ano passado produziu 60 toneladas de cereja.
A situação pode piorar ainda mais, explica o empresário, "se depois a temperatura subir repentinamente".
* Uma desgraça!
.
Sem comentários:
Enviar um comentário