01/05/2016

.


ESTA SEMANA NO
"DINHEIRO VIVO"

10 sinais típicos de quem tem 
elevada inteligência emocional

A inteligência emocional é mais importante do que a simples inteligência: permite-lhe colocar as suas melhores qualidades ao seu serviço e dos outros.

Já se sabe que não adianta ser um génio com um quociente de inteligência que rebenta com a escala se não souber viver da melhor maneira – aliás, pode inclusive ter problemas profissionais se tiver falta de outro tipo de capacidades. 
 .

 Definida como a capacidade de identificar e gerir as suas próprias emoções e as dos outros, a inteligência emocional (IE) é o segredo do sucesso pessoal e profissional. Aqui ficam 10 sinais típicos de quem tem elevada IE.

1. Não são perfecionistas Ser perfecionista pode dificultar o cumprimento de tarefas e objetivos, dado que pode dificultar o começo dos mesmos, criando procrastinação e a busca incessante por soluções perfeitas que não existem. As pessoas com elevada IE não são perfecionistas porque sabem que a perfeição não existe e que é necessário continuar a tentar mas se cometerem erros terão de fazer ajustes e aprender com ele.
 .
2. Sabem equilibrar trabalho e lazer. Trabalhar sem parar e não tomar conta de si mesmo só acrescenta problemas de saúde e stress desnecessários à sua vida. As pessoas com elevada EI sabem quando é tempo de trabalhar e quando é tempo de descansar ou divertir-se. Frequentemente, precisam de desligar-se do mundo por algumas horas ou mesmo durante o fim-de-semana para reduzir os níveis de stress.
 .
3. Aproveitam as mudanças. Em vez de temer as mudanças, as pessoas com elevada EI sabem que a mudança faz parte da vida e que temê-la impede o sucesso. A solução é adaptarem-se às mudanças que vão ocorrendo e ter sempre um plano para cada uma delas.
 .
4. Não se distraem facilmente. As pessoas com elevada EI têm a capacidade de se concentrar profundamente na tarefa em mãos e não se distraem facilmente com o que as rodeia, seja mensagens de telemóvel, seja pensamentos aleatórios. 
 .
5. São empáticas. A empatia é um dos cinco principais componentes da EI. A capacidade de a pessoa ser capaz de se relacionar com outras, demonstrar compaixão e perder tempo a ajudar os outros são componentes fundamentais da EI. Além disso, a empatia das pessoas com elevada EI leva-as a serem curiosas sobre os outros e a fazer-lhes muitas perguntas quando conhecem pessoas novas.
 .
6. Conhecem as suas forças e fraquezas. As pessoas emocionalmente inteligentes sabem em que é que são boas e em que é que não são assim tão capazes. Aceitaram as suas forças e fraquezas e, por isso, sabem equilibrá-las escolhendo trabalhar com as pessoas certas para cada situação.
 .
7. São auto-motivadas. Se foi um daqueles miúdos ambiciosos e trabalhadores que se motivava a atingir determinado objetivo só porque sim e não porque houvesse uma recompensa no fim, então é porque possui a elevada IE que se nota, frequentemente, desde tenra idade.
 .
8. Não vivem no passado. As pessoas com elevada IE não têm tempo para viver no passado porque estão demasiado ocupadas a contemplar as possibilidades que o amanhã trará. Não deixam que os erros do passado as consumam com negatividade e não guardam ressentimentos. Ambos acrescentam stress e impedem-nos de seguir caminho. 
 .
9. Concentram-se no positivo. As pessoas com elevada IE preferem dedicar o seu tempo e energias à resolução de problemas. Mas, em vez de se focarem no negativo, olham para o lado positivo e do que conseguem controlar. Também preferem passar tempo com outras pessoas positivas e não com aquelas que passam o tempo a queixar-se.
 .
10. Fixam limites. As pessoas com elevada IE podem parecer "graxistas" devido à sua educação e compaixão pelo próximo, no entanto são pessoas com capacidade de estabelecer limites e dizer que não. Isto porque saber dizer que não aos outros permite-lhes defender-se de se sentirem assoberbados, esgotados e stressados por terem demasiados compromissos. Sabem que dizer que não lhes permite libertar-se. 

* Tome boa nota.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário