20/05/2016

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“Fumar pode matar o seu filho antes dele nascer”. Saiba o que muda nos maços

A partir de hoje os maços de tabaco vão passar a conter imagens e advertências para sensibilizar os fumadores. “Fumar pode matar o seu filho antes dele nascer” é uma delas.
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A partir de hoje começam a ser vendidos maços de tabaco com imagens chocantes e advertências ainda mais fortes do que o já conhecido “fumar mata”. As imagens, que já circulam noutros países, incluem fotografias de tumores, de crianças e duas cenas ainda mais fortes: um casal à beira do berço do filho vazio e uma mãe com o filho ao colo junto de um caixão. Entre as advertências, poderá passar a ler-se frases como “fumar pode matar o seu filho antes dele nascer”, “‘Fumar provoca 9 em cada 10 cancros do pulmão” ou mesmo “fumar agrava o risco de impotência.”

Como está previsto na Lei n.º 109/2015, publicada a 26 de agosto, a nova rotulagem vai começar a ser usada nos maços, de forma gradual, estando estabelecido um período de um ano, para escoar as embalagens antigas.

As tabaqueiras podem optar entre uma biblioteca de 42 imagens a cores para imprimir nos maços e nove advertências. Mas todas as embalagens passam a ter incluir as seguintes informações: “Fumar mata – deixe já” e “O fumo do tabaco contém mais de 70 substâncias causadoras de cancro”.

Segundo adiantou o Ministério da Saúde, hoje começa também a estar disponível apoio para deixar de fumar através da Linha de Saúde 24 (n.º 808 24 24 00).

Lá fora as imagens ajudaram a diminuir o consumo de tabaco?
Segundo o último balanço da Organização Mundial de Saúde, o Canadá foi o primeiro país a introduzir imagens chocantes nos maços de tabaco, em 2001. Desde então, vários países alargaram os avisos nos maços. A nível europeu, a Bélgica começou a usar imagens nos maços em 2006, o Reino Unido em 2008 e a Suíça em 2010. Em 2014, foi aprovada uma diretiva europeia para reforçar as advertências e controlo da venda de tabaco, regulamentação transposta para Portugal na legislação de 2015.

De acordo com a OMS, há a perceção de que a existência de imagens a par da apresentação de uma linha telefónica de apoio leva mais pessoas a procurar ajuda para deixar de fumar. Segundo a mesma análise, publicada em 2009, apesar de os alertas tenderem a perder impacto com o tempo, o efeito das imagens parece ser mais duradouro e é particularmente importante junto de grupos populacionais com menor nível de literacia em saúde.

“Países que usam avisos pictoriais parecem ter menos disparidades no conhecimento sobre saúde entre os diferentes níveis educacionais”, acrescenta análise da OMS.


* Fumar mata, mata mesmo.

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