01/03/2016

.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"

Doentes com apneia do sono têm 
risco acrescido de neoplasias 

A apneia do sono é um distúrbio provocado por frequentes obstruções parciais ou completas das vias respiratórias. 

Os doentes com síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) têm um risco acrescido de neoplasias, disse esta terça-feira à Lusa Marta Drummond, presidente do Congresso de Pneumologia do Norte, que começa quarta-feira no Porto. "Ficou demonstrado que os doentes com apneia têm mais risco de ter neoplasia de todo o tipo do que os que não tem apneia. Agora é preciso saber quais são os tipos de neoplasia mais prevalentes e se há rastreio que se possa fazer", sublinhou a pneumologista do Hospital de São João, no Porto. Segundo Marta Drummond, este será um dos temas principais em debate no XXIII Congresso de Pneumologia do Norte e será abordado pelo investigador espanhol responsável pelo estudo que demonstrou a relação entre a apneia do sono - doença com prevalência elevada em Portugal - com o aumento de risco de neoplasia. 


A apneia do sono é um distúrbio provocado por frequentes obstruções parciais ou completas das vias respiratórias durante o sono, o que leva a episódios repetidos de cessação da respiração enquanto o paciente dorme. "É um tópico recente mas, sobretudo, o que sabemos é que temos de tratar a apneia do sono e diagnosticá-la o mais precocemente possível para evitar complicações", sublinhou a pneumologista. 

A relação da apneia do sono com a doença cardiovascular já há muito é conhecida e "agora sabemos também que tem mais riscos de neoplasias. Quais neoplasias e que tipo de rastreio temos de fazer ainda não sabemos, mas sabemos que temos de tratar estes doentes o quanto antes", frisou. 

Segundo explicou, "o tratamento é absolutamente eficaz para controlar as pausas respiratórias e com isso controlar as consequências nefastas dessas pausas".

* Sabe se tem apneia do sono? Fale com o seu médico de família.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário