30/03/2016

.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS
 DA MADEIRA"

Mais de 3.000 casos de AVC encaminhados 
pelo 112 para Via Verde em 2015

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) informou hoje que registou, no ano passado, 3.115 casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) encaminhados, através do 112, para o sistema Via Verde do AVC.

A informação consta numa nota enviada às redações, depois de a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna ter alertado para a necessidade de os doentes reconhecerem os sintomas e ligarem de imediato o 112, número europeu de emergência.
.

A coordenadora do Núcleo de Estudos da Doença Vascular Cerebral da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Teresa Cardoso, disse hoje à Lusa que apenas 43 por cento dos doentes entram nas unidades de AVC através da Via Verde.

O sistema de Via Verde foi criado para reduzir o tempo entre a deteção do AVC e o atendimento adequado num hospital.

Na nota, o INEM reforça que, através do 112, "coordena a assistência pré-hospitalar e encaminha as vítimas para a Via Verde do AVC, que permite um tratamento mais rápido e eficaz da doença nos hospitais adequados".

O Instituto Nacional de Emergência Médica aconselha as pessoas a ligarem o número perante os sinais e os sintomas de AVC, como falta de força num braço, boca ao lado ou dificuldade em falar.

* Sigam o conselho, 112 Emergência Médica.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário