24/01/2016

.
ESTA SEMANA NA
"SÁBADO"

O que não dizer a um amigo 
que se divorciou

Há clichés que deve evitar, apesar de querer dar uma ajuda. Uma terapeuta dá algumas sugestões de frases 

A primeira coisa que os amigos tenham fazer por alguém que passou por um divórcio é tentar arranjar soluções. 
 .

A terapeuta Kat Forsythe publicou um artigo na Divorce Magazine em que indica que isso acontece porque a sociedade valoriza "a acção e os resultados, a lógica em vez das emoções". A verdade é que apesar de ninguém gostar de ver um amigo a chorar, tal é necessário para as emoções serem processadas. Descubra os clichés que deve evitar. 
 
1-Não fiques assim" ou "não fiques triste"
Kat Forsythe diz que é impossível: claro que após o divórcio, as pessoas se sentirão mal. O seu amigo ou amiga já amou, ou ainda ama a pessoa de quem se separou. Será melhor dizer algo como "eu sei que deves estar a sentir-te muito magoado(a) agora". 

2-"Podes substituí-lo(a)"
Ninguém substitui ninguém. Só depois da dor que a pessoa sente depois do divórcio ter diminuído é que se interessará por alguém. Essa nova pessoa será completamente nova, sem nada a ver com a última relação. Diga antes ao seu amigo(a): "Toma conta de ti agora."

3-"Vais ficar bem"
Sim, isso vai acabar por acontecer, mas pouco tempo depois de uma separação, o que importa? Ficar bem é uma ideia distante e numa altura de fragilidade, tem de apoiar as pessoas de quem gosta no momento. "Esta tristeza vai acabar eventualmente, mas agora, parece que te partiram o coração" é mais verdadeiro. 


4-"Deixa passar o tempo"
Que remédio, indica Kat Forsythe. É claro que será necessário dar tempo ao tempo, mas agora também é preciso agir. Diga antes: "Eu estou aqui para te ajudar em todos os passos para ultrapassares isto."

5-"Sê forte por eles"
Admita: esta é uma das frases mais usadas com quem se separa e tem filhos. Numa situação má, é melhor que as crianças (que percebem melhor tudo do que as pessoas imaginam) vejam a mãe ou o pai a separar-se, a enfrentar a dor e a conseguir ultrapassá-la. Kat Forsythe defende que assim, também elas conseguem sobreviver a tempos difíceis. A terapeuta sugere que diga que não gosta que os filhos vejam os pais tão tristes, mas que "saberão que a vida é dura – e que é possível superar isso". 

6-Mantém-te ocupado(a)"
Isto apenas mascara tudo o que a pessoa que quer tentar ajudar sente. Se calhar, haverá momentos em que o seu amigo ou a sua amiga precisará de não fazer nada e de ficar triste, para lidar com o que sente. "Diz-me quando precisares de estar comigo, e quando precisares de estar sozinho(a)" é uma melhor alternativa. No final, o mais importante é que o seu amigo saiba que você está lá para ele e para o ouvir.

* E  que tal dizer "Ai aguenta, aguenta!"

.

Sem comentários:

Enviar um comentário