Cansados de blogs bem comportados feitos por gente simples, amante da natureza e blá,blá,blá, decidimos parir este blog do non sense.Excluíremos sempre a grosseria e a calúnia, o calão a preceito, o picante serão ingredientes da criatividade. O resto... é um regalo
22/12/2015
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HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Maria Luís acusa supervisão.
BdP culpa governo PSD-CDS
Existe "claramente um problema de
supervisão" no sistema financeiro, admitiu ontem, numa entrevista à TVI,
a ex-ministra das Finanças, quando questionada sobre o papel do Banco
de Portugal (BdP)nas crises dos bancos nos últimos anos, desde o BPN ao
BES e agora o Banif. Embora, logo a seguir, tenha tentado corrigir,
sublinhando a sua "confiança" no atual governador Carlos Costa -
reconduzido pelo seu governo (em maio), sob uma chuva de críticas -, a
verdade é que esta é a primeira vez que Maria Luís Albuquerque deixa
cair publicamente uma acusação ao BdP.
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ESTA BANCA QUE VOS DEIXO |
O
comentário caiu como uma bomba no BdP, onde a ex-governante não goza da
melhor popularidade: "A culpa do que aconteceu ao Banif é do governo
anterior PSD-CDS porque não fez sentir, junto da Direção-Geral da
Concorrência da Comissão Europeia, o seu peso e a sua pressão para que
os planos de reestruturação fossem aprovados e houvesse uma solução mais
rápida", disse ao DN fonte próxima desta entidade. Mas as relações
entre Carlos Costa e Maria Luís Albuquerque entraram em rota de colisão
já em outubro, com o governador a apelar, sem êxito, à então ministra
para que encontrasse uma solução. De acordo com o jornal Público, na
origem da desavença estava uma auditoria externa a alertar para os
riscos do atraso a encontrar uma solução.
A
crítica de Maria Luís à supervisão é acompanhada, de resto, pelo CDS, e
não é de agora. "A recondução de Carlos Costa como governador mereceu
todo o sentido crítico do partido. Paulo Portas, aliás, disse que só
compreendia aquela recondução à luz das circunstâncias da altura, que
era o processo de venda do BES. Não se mudava o vendedor a meio de uma
venda", recordou ao DN fonte da direção centrista.
O
CDS assumiu agora uma atitude mais ofensiva do que o próprio PSD,
contra a decisão do governo PS. O presidente do grupo parlamentar, Nuno
Magalhães, manifestou "fundadas" dúvidas sobre a solução encontrada,
nomeadamente sobre os valores em causa (2,2 mil milhões)tendo em conta a
dimensão do Banif, bem como sobre a repartição dos custos, a pesar mais
nos contribuintes. Apesar de nenhum partido ter ainda assumido qual vai
ser a sua posição de voto no orçamento retificativo, o CDS deixa aqui
um sinal de crítica.
Nem CDS, nem PSD,
quiseram comentar a carta, de dezembro de 2014, ontem divulgada pela
TSF, na qual a comissária europeia da concorrência alertava Maria Luís
Albuquerque para a necessidade de uma solução célere e atribuía a falta
de decisão à necessidade do governo conseguir a "saída limpa" do
programa de reajustamento. Essa "saída" foi em abril desse ano.
Maria
Luís Albuquerque negou a falta de "esforço", lembrando que o seu
governo apresentou a Bruxelas oito planos de reestruturação que foram
todos chumbados.
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Para a esquerda não há
dúvidas sobre a responsabilidade do anterior governo e de Carlos Costa
no caso Banif. "Não é a resolução agora apresentada que tem custos para
os contribuintes. Esta é a conta que recebemos da intervenção do Estado
em 2012 e do papel da autoridades nos últimos três anos, apenas com
objetivos eleitorais, sem acautelar o interesse dos depositantes e dos
contribuintes e dos depositantes", salientou Ana Catarina Mendes, do PS.
Já
PCP e BE classificaram de "criminoso" o comportamento do anterior
governo, com a bloquista Mariana Mortágua a mostrar a porta de saída a
Carlos Costa. "Não tem as mínimas condições para se manter na sua
posição", afirmou.
O PCP, por sua vez,
lembrou que desde 2012 que o seu partido alertava para a situação ao
Banif e para as posições do Estado no capital. Quanto ao Banco de
Portugal, "esteve sempre à margem da regulação efetiva" e que o
governador "sabia há três anos da situação".
* O problema é que quem paga a incompetência deste bando de energúmenos vai ser o povo português que não votou PàF, os pacóvios que votaram PàF, pois os responsáveis são quase sempre inimputáveis.
* O problema é que quem paga a incompetência deste bando de energúmenos vai ser o povo português que não votou PàF, os pacóvios que votaram PàF, pois os responsáveis são quase sempre inimputáveis.
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1 - SAQQARA
O documentário original está dividido em 10 capítulos:
Capítulo 1: A Escola dos Mistérios.
Capítulo 2: O Senhor da Reencarnação.
Capítulo 3: A Esfinge, Guardiã do Horizonte.
Capítulo 4: A Flor da Vida.
Capítulo 5: O Complexo de Cristal.
Capítulo 6: A Máquina Quântica.
Capítulo 7: O Amanhecer da Astronomia.
Capítulo 8: O Caminho da Compreensão.
Capítulo 9: O Portal da Liberdade.
Capítulo 10: O Princípio Feminino.
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V-OLHO DE
HÓRUS
1 - SAQQARA
O COMPLEXO
DE CRISTAL
O documentário apresenta a história de uma suposta organização sacerdotal hermética,
pertencente à escola de mistérios conhecida como Olho de Hórus. Esta
escola teria sido responsável pela orientação espiritual e a direcção dos
destinos do povo egípcio durante milhares de anos.
Seu
objectivo
principal teria sido o de promover a elevação do nível de consciência
dos egípcios através, principalmente, da construção de diversos templos
sagrados ao longo das margens do rio Nilo. Além disso, os sacerdotes
eram os zelosos guardiões da sabedoria acumulada desde tempos
imemoriais, quando ainda "existia" o continente perdido da Atlântida.
A
série foi baseada nas investigações do egiptólogo e matemático R. A.
Schwaller de Lubicz e nas realizações da escola Olho de Hórus.
Para os antigos egípcios, havia um plano divino
baseado na reencarnação destinado a que o homem experimentasse em sua
própria carne as leis que determinam o funcionamento do universo.
Vivendo um processo evolutivo através da acumulação de experiências ao
longo de 700 "reencarnações", o ser humano, inicialmente um ser
instintivo, ignorante, inocente e primitivo, poder-se-ia transformar
num super-homem, um sábio imortal.
Assim se produzia uma iluminação temporal do discípulo, durante a qual podia viajar conscientemente pelo tempo e pelo espaço.
O documentário original está dividido em 10 capítulos:
Capítulo 1: A Escola dos Mistérios.
Capítulo 2: O Senhor da Reencarnação.
Capítulo 3: A Esfinge, Guardiã do Horizonte.
Capítulo 4: A Flor da Vida.
Capítulo 5: O Complexo de Cristal.
Capítulo 6: A Máquina Quântica.
Capítulo 7: O Amanhecer da Astronomia.
Capítulo 8: O Caminho da Compreensão.
Capítulo 9: O Portal da Liberdade.
Capítulo 10: O Princípio Feminino.
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HOJE NO
"RECORD"
Ticha Penicheiro sonhava
ser atleta olímpica
A ex-basquetebolista Ticha Penicheiro, homenageada esta terça-feira pelo
Comité Olímpico Internacional (COI), revelou que em pequena sonhava vir
a ser atleta olímpica e competir na liga profissional norte-americana
de basquetebol (NBA).
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"Quando era pequena tinha muitos sonhos, um
era jogar na NBA e outro era ser atleta olímpica. Não consegui, joguei
na WNBA [a liga feminina]. Temos de lutar pelos nossos sonhos", disse
Ticha Penicheiro, agradecendo o Prémio COI Mulheres e Desporto 2015
entregue na Figueira da Foz pela ex-atleta e campeã olímpica Rosa Mota.
Na
cerimónia, realizada nas instalações do Ginásio Clube Figueirense, o
primeiro emblema (1984) que Ticha Penicheiro representou, José Manuel
Constantino, presidente do Comité Olímpico Português (COP), destacou o
exemplo da ex-basquetebolista, referindo que não foi necessário ser
atleta olímpica para que o reconhecimento na promoção da prática
desportiva feminina e igualdade de género no desporto fosse feito.
O
presidente do COP disse ainda que não havia melhor local para
homenagear Ticha Penicheiro do que no clube que foi o seu "berço
desportivo", destacando o facto de o Ginásio Clube Figueirense, fundado
em 1895 e o sexto emblema mais antigo do país, ser presidido por Ana
Rolo e ter na direção quatro mulheres, uma das quais na
vice-presidência.
"Também isto é uma referência, do ponto de vista da promoção da mulher no dirigismo desportivo", frisou José Manuel Constantino.
* Uma senhora e grande jogadora.
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Por dia, o valor médio levantado foi de 66 euros, tendo o valor médio dos pagamentos das compras em lojas sido de 40 euros.
* Os portugueses estão mais ricos, não é verdade mas parece.
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HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Portugueses estão a gastar mais
com Multibanco neste Natal
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Segundo a empresa gestora da rede Multibanco, entre 23 de novembro e 20 de dezembro, nos terminais de pagamento automático foram feitos levantamentos no valor de 2.257 milhões de euros, um montante 0,5% acima do registado no período homólogo.
Segundo a empresa gestora da rede Multibanco, entre 23 de novembro e 20 de dezembro, nos terminais de pagamento automático foram feitos levantamentos no valor de 2.257 milhões de euros, um montante 0,5% acima do registado no período homólogo.
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No
total, o montante transacionado na rede Multibanco, incluindo
levantamentos de dinheiro e compras feitas nos terminais das lojas,
aumentou 3,5% em termos homólogos, somando 5.194 milhões de euros.
Por dia, o valor médio levantado foi de 66 euros, tendo o valor médio dos pagamentos das compras em lojas sido de 40 euros.
* Os portugueses estão mais ricos, não é verdade mas parece.
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VALTER HUGO MÃE
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IN "PÚBLICO"
20/12/15
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Desabrigo
Paradoxalmente, a era da comunicação, da propagação ao infinito da
notícia, é boicotada pela sua própria abundância e voracidade. Como
diria Eduardo Lourenço, o esplendor do caos, como aprendemos a cada
passo, a limitação humana perante o esplendor e a vitória eminente do
caos como o grotesco do costume. A verdade é que não consumimos mais do
que um nico de cada história. Lemos parangonas e vemos fotografias ou
vídeos até 30 segundos. Somos apenas o imediato das coisas. A demasia
não é para cidadãos comuns. Apenas os heróis fazem da demasia uma
normalidade.
O jornalismo precioso é aquele que está muito para lá da boutade sedutora.
O jornalista precioso é um pesquisador permanente, aturado, um que
comparece no texto como alguém que não esquece, um detentor da memória
para encontrar, tanto quanto possível, o sentido profundo e a ironia de
cada versão do presente.
A facilitação dos meios, no entanto,
parece induzir o público a uma simplificação que reduz insuportavelmente
os assuntos e os toma como alaridos momentâneos e não como construções
responsáveis. Não sei o que pode vir de uma sociedade que se demite de
uma melhor informação em prol de uma espécie de entretenimento
aparentado com o ser-se informado. Estaremos, como colectivo, numa
realidade perigosamente superficial, desmemoriada, sem referências, uma
débil ou nenhuma identidade.
A magnífica virtualização dos
suportes de comunicação pode ser tão absoluta na democratização dos
conteúdos quanto fatal. A frenética competição online, onde o
público inteiro se tornou também emissor, sem ratificação por terceiros
nem mesmo lúcida consciência da liberdade de expressão, acaba por criar
uma urgência sensacionalista, onde o clique inicial é tudo quanto se
pretende. Na verdade, são cada vez mais as notícias sem conteúdo com que
nos seduzem. Títulos que servem de isco para uma visualização
contabilizada para impressão de patrocinadores e anunciantes. Os jornais
do tempo da Internet arriscam-se a ser frentes de casa para espectáculo
nenhum ou, de facto, um nico de espectáculo.
Já todos entendemos
que a facilidade com que se debita um texto imenso na Internet é
proporcional à dificuldade de lhe granjear leitores. O cidadão comum não
se empenhará mais do que brevíssimos minutos, talvez até apenas
segundos, na percepção do que parece estar em causa. Por algum motivo,
ainda não conferimos à informação disponibilizada na Internet a validade
suficiente para nos convencer ao empenho e, pior, o nosso mecanismo de
memória fragiliza-se dramaticamente nos conteúdos apreendidos no formato
virtual. Descartamos o que nos é apresentado numa lógica descartável. A
corrida para o espanto seguinte não se compadece com a preservação de
nada.
A nossa imprensa está a estreitar-se. Fico a pensar que
estreitamos o pensamento, estreitamos o país. Recebemos cada vez mais as
grandes matérias em traduções do que se pesquisa em outras latitudes, a
dimensão portuguesa, ou o modo como Portugal vê o mundo, caminha
tragicamente para um circuito que se fecha num universo mais e mais
académico. Talvez o país se torne algo cada vez mais teórico, uma
questão progressivamente do foro da discussão filosófica e menos
aferível no quotidiano de cada um. Subitamente, vivemos
territorializados, medidos como consumidores e pagadores de impostos,
mas não como um colectivo detentor de uma qualquer identidade.
Viver
assim é, de certo modo, estar ao desabrigo. Perigando as forças e
mantendo ao nível da sobrevivência os objectivos. O problema é que a
humanidade começa um pouquinho depois da fome. Até à fome somos bichos
como outros quaisquer.
IN "PÚBLICO"
20/12/15
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2 - Porque não foi resolvido antes?
3 - O que precipitou a intervenção do Estado?
4 - Porque custou tanto dinheiro?
5 - Quem é que paga a intervenção?
6 - O Banif acabou?
7 - O Estado ainda pode recuperar dinheiro?
8 - O que ganha o Santander Totta?
10 - Qual a diferença em relação ao BES?
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HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
10 respostas para
perceber a queda do Banif
A implosão do Banif foi tão surpreendente quanto uma longa deterioração
financeira pode ser. Na ressaca da decisão do Governo, o Negócios
explica os temas mais elementares da nova crise bancária.
1 - Qual era o problema do Banif?
O Banif foi um dos quatro bancos nacionais a recorrer ao dinheiro
emprestado para cumprir os rácios de solidez. No último dia de 2012, foi
acordada a injecção de 1,1 mil milhões (700 milhões em acções, que deu a
maioria do capital ao Estado; 400 milhões por instrumentos híbridos, os
CoCos), autorizada provisoriamente pela Comissão Europeia. Um dos
compromissos assumidos pelo banco fundado por Horácio Roque era a
reestruturação, com a redução da estrutura. O banco teria de ir
devolvendo a ajuda estatal, para que a autorização de Bruxelas fosse
permanente. Foram devolvidos 275 milhões de euros em CoCos. Não foram
reembolsados, na data marcada, os 125 milhões em falta. Motivo que levou
Bruxelas a uma investigação aprofundada, para averiguar se a ajuda
estatal era ilegal por conferir um benefício concorrencial ao Banif.
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O
Estado não foi capaz de encontrar um comprador para a sua participação
accionista no banco e, no final de 2015, Bruxelas pressionou para uma
solução. Sem a venda, e se Bruxelas considerasse a ajuda ilegal, o
Estado teria de ir buscar o dinheiro ao banco, o que colocaria os seus
rácios em risco e obrigaria a uma intervenção, que poderia ser
desordenada.
2 - Porque não foi resolvido antes?
A Direcção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia não aceitou nenhum
dos oito planos de reestruturação apresentados pela gestão de Jorge
Tomé. E só com um plano aprovado é que era viável a salvação da
instituição. Ao mesmo tempo, o Governo de Pedro Passos Coelho
também se foi deparando com a dificuldade de vender a participação de
60,5% que o Estado detinha no Banif. A antiga ministra das Finanças,
Maria Luís Albuquerque, defendeu que havia interessados mas nunca
chegou, ao Ministério das Finanças, qualquer proposta de compra. Jorge
Tomé lamentou, na semana antes da queda do Banif, em entrevista à SIC,
que nunca tenha sido lançado um processo formal de venda (a não ser
aquele que ocorreu na última semana de vida da instituição, em Dezembro
deste ano). Entretanto, um processo de alienação, a ocorrer na primeira
metade do ano, teria colidido com o concurso, falhado, de venda do Novo
Banco. A ex-governante defende que os dois processos não estavam
relacionados e nenhum colocou obstáculos ao outro.
3 - O que precipitou a intervenção do Estado?
No início de Outubro, a auditora do banco escreveu ao Banco de
Portugal avisando para novas dificuldades de capital na instituição,
nomeadamente para garantir rácios de capital mais exigentes que entrarão
em vigor no próximo ano. Injectar mais dinheiro público sem uma
resolução da instituição não era uma opção permitida por Bruxelas, que
exigia também que o Estado não perdesse dinheiro na venda do Banif. Além
disso, as novas regras de resolução de instituições financeiras, que
entrarão em vigor em 2016, poderão obrigar ao envolvimento dos
depositantes com mais de 100 mil euros, o que não era desejado pelo
Governo de António Costa que tomou posse no final de Novembro. Foi assim
tomada a decisão, apoiada por Bruxelas, de encontrar uma solução para o
banco até ao final do ano. Uma corrida aos depósitos na última semana
após uma notícia que dava conta do risco de fecho da instituição,
precipitou a necessidade de uma solução urgente.
4 - Porque custou tanto dinheiro?
O Estado poderá ter de mobilizar 3.001 milhões de euros nesta
intervenção. Com a intenção de salvaguardar a estabilidade financeira
(uma liquidação representaria, para o Banco de Portugal, "um enorme
risco sistémico e uma séria ameaça para a estabilidade do sistema
financeiro e dos interesses públicos em presença"), o Estado pagou 2.100
milhões para que o Santander
Totta ficasse com o negócio tradicional do Banif (foram gastos 2.255
milhões nesta parte da operação, mas o banco devolveu 150 milhões pela
compra). O montante é elevado porque o Estado tem de fazer face à
desvalorização dos activos do Banif (perdem valor no contexto de uma
resolução) e também porque o Totta compra o negócio do Banif a cumprir
os requisitos mínimos a serem exigidos, pelos reguladores, no próximo
ano. Há mais 323 milhões numa garantia, para o caso dos activos
transferidos sofrerem uma desvalorização adicional. A somar a isto, 422
milhões de euros foram aplicados no veículo de gestão de activos, onde
está por exemplo a participação na Açoreana. Só que o auxílio do Estado
ainda é maior porque há a acrescentar ainda os 825 milhões que o Estado
não viu serem-lhe devolvidos da injecção de 1,1 mil milhões do final de
2012.
5 - Quem é que paga a intervenção?
Na sua grande maioria pagam os contribuintes. A medida de resolução
implica perdas para os restantes accionistas (os 450 milhões de euros
que foram injectados no aumento de capital em 2013), assim como os
detentores de obrigações subordinadas (268 milhões de euros), mas os
cofres públicos são os que mais sofrem. Para começar, perderam-se os 825
milhões de euros que estavam no banco desde a recapitalização pública
de 2013. A esse valor juntaram-se agora 1.776 milhões de uma nova
recapitalização feita pelo Tesouro (dinheiro irrecuperável) e 489
milhões de euros de uma injecção de capital pelo Fundo de Resolução (que
teve de pedir emprestado dinheiro ao Tesouro, mas que depois o pagará
ao longo dos anos com as contribuições que forem pagas pelos bancos).
Foram ainda concedidas garantias públicas de 750 milhões de euros a
activos que transitaram para o Santander, e que constituem perdas
potenciais para os contribuintes.
6 - O Banif acabou?
O Banif não acabou, mas não durará muito. O Banif passa a ser um
banco de transição no qual "permanecerá um conjunto muito restrito de
activos, que será alvo de futura liquidação, bem como as posições
accionistas, dos créditos subordinados e de partes
relacionadas", como anunciou António Costa. É um "zombie". Depois há
ainda a sociedade de gestão de activos criada pela resolução – a Naviget
– como fundos imobiliários, a Açoreana ou a Banif Imobiliária, bem como
a rede de balcões e a de banca empresarial, que foi comprada. O
Santander Totta aceitou pagar 150 milhões de euros para ficar com a
carteira de clientes do Banif. Isto é, ficou com os depósitos das
famílias e empresas, mas também com os créditos que estes contraíram
junto da instituição. Os clientes do Banif passam a ser do Santander
Totta que só a prazo irá realizar a integração da rede agora adquirida.
Até Março, os balcões roxos passarão a adoptar o vermelho do banco
detido pelo grupo espanhol Santander.
7 - O Estado ainda pode recuperar dinheiro?
Pode, mas pouco. O Governo garante que com esta operação as perdas dos
contribuintes ficam limitadas a 2,4 mil milhões de euros de injecções de
capital (o resultado das injecções de capital de 825 milhões de euros
em 2013 e 1.776 milhões em 2015, subtraídas dos 150 milhões de euros
pagos pelo Santander para ficar com o negócio do Banif). A este montante
podem somar-se as garantias de 750 milhões de euros concedidas pelo
Estado. O Governo tem no entanto a expectativa de conseguir realizar
algum dinheiro com a venda de activos de um veículo financeiro que
transitou para o Fundo de Resolução. Esses ganhos são no entanto
incertos. O dinheiro injectado pelo Fundo de Resolução na sequência da
resolução – 489 milhões de euros financiados com um empréstimo do
Tesouro – será recuperado ao longo dos anos com contribuições da banca.
8 - O que ganha o Santander Totta?
Ao comprar os activos bons do Banif, o Santander Totta ganha dimensão no
sistema financeiro nacional. Consegue superar o Banco BPI,
considerando-se o "segundo maior banco privado português". Fica atrás do
privado BCP e também da CGD e do Novo Banco, que continua na órbita do
Estado já que o Fundo de Resolução é o accionista. Ficará com "uma quota
de mercado de 14,5% em créditos e depósitos", diz. São mais 2,5 pontos
percentuais do que antes da operação. Considerando os dados do Banif ao
final do terceiro trimestre, o Totta conquista um total de 3.211 milhões
de euros em crédito só de clientes particulares, a que se juntam mais
6.182 milhões de euros em depósitos das famílias. E aumenta a sua rede
de balcões, mas essencialmente conquista geografias. O Banif contava com
161 agências bancárias no final de Setembro que agora vão passar para o
Totta, sendo que uma parte substancial destas são na Madeira, de onde o
banco é originário. O Santander Totta contava com apenas 10 balcões na
região. O Banif tem 26.
9 - Quem é o responsável pela queda do Banif?
É uma pergunta de difícil avaliação e com muitos "se" e vários
intervenientes. O banco cai agora na sequência de, em 2012, ter recebido
um auxílio estatal decidido pelo Executivo de Pedro Passos Coelho. Na
altura, o compromisso assumido era o de apresentar-se um plano de
reestruturação que limitasse a distorção da concorrência. A equipa de
Jorge Tomé e de Luís Amado nunca foi capaz, ao longo destes anos, de
apresentar um plano que recebesse a aprovação da Comissão Europeia. O
anterior Executivo não encontrou comprador para a posição do Estado. O
actual Governo de António Costa decidiu, numa semana, aplicar uma medida
de resolução ao banco porque, defendeu, estava sob pressão da Comissão
Europeia para o fazer. Fê-lo com a venda do negócio ao Totta, recebendo
150 milhões mas pagando 2.225 milhões. Também o Banco Central Europeu
teve uma palavra a dizer porque terá ameaçado deixar de reconhecer o
Banif como seu contraparte. Em todos estes anos, o Banif esteve sempre
sob o olhar do Banco de Portugal, que não impediu a queda.
10 - Qual a diferença em relação ao BES?
Resolução: a palavra entrou nos últimos anos no léxico português e
europeu e deve-se ao facto de a Europa querer deixar de impor perdas aos
contribuintes para salvar bancos; as perdas devem ser impostas a
accionistas e detentores de dívida subordinada (a partir de 2016, os
prejuízos ficarão também a cargo de quem tem dívida sénior e depósitos
com mais de 100 mil euros). O BES foi alvo de uma medida de resolução em
Agosto de 2014 e o Banif foi-o em Dezembro de 2015. No primeiro, a
decisão deveu-se a operações descobertas pouco antes da resolução, que
colocaram o banco em incumprimento face às exigências do BCE. Uma
situação de pressão que impediu encontrar-se um investidor privado que
capitalizasse o banco. Além de tudo isto, o Banco de Portugal falou em
indícios de fraude na administração de Ricardo Salgado. Não há esses
indícios no Banif; mas, de resto, há algumas parecenças. O que estava em
causa era a possibilidade de o Estado ser obrigado a "ir" buscar ao
banco o dinheiro que emprestou, se Bruxelas considerasse a ajuda de 2012
ilegal, o que destruiria a viabilidade da instituição, obrigando a uma
liquidação e colocando-a em incumprimento face às exigências do BCE (o
que teria impacto nos depósitos e nos postos de trabalho).
* Muito bem explicado.
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HOJE NO
"DESTAK"
Portugal e Espanha querem investir 3 ME
. na Reserva da Biosfera Meseta Ibérica
. na Reserva da Biosfera Meseta Ibérica
O agrupamento de cooperação transfronteira ZASNET anunciou hoje que vai candidatar a fundos comunitários projetos de três milhões de euros para promover o território ibérico declarado há meio ano Reserva da Biosfera pela UNESCO.
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O montante destina-se a concretizar o plano de ação da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica com um território equivalente à área de atuação do agrupamento, que reúne municípios do distrito de Bragança, em Portugal, e de Salamanca e Zamora, em Espanha.
A classificação, em junho, pela UNESCO, a organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura, deste território como Reserva da Biosfera "representa um "selo" de excelência e uma oportunidade de promoção do território", segundo os responsáveis.
* Uma boa notícia.
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Depois de insistir junto da bastonária da
OMV, Laurentina Pedroso, José Oom Vale Henriques teve acesso às contas
de 2013. O médico veterinário analisou os registos da organização e o
resultado foi um levantamento exaustivo, mês a mês, de despesas pagas
pela Ordem mas que poderão não ter cobertura legal, se tiverem sido
aproveitadas em benefício pessoal. Foi precisamente esses dados que
apresentou no MP e que a Polícia Judiciária está a investigar.
O levantamento inclui todo o tipo de despesas: de facturas de pastelaria e restaurantes a cheques-prenda, passando por portagens e outras despesas.
Uma das dúvidas prende-se com o pagamento das deslocações. O tesoureiro, José Prazeres, terá feito quase 24.700 quilómetros, mais três mil que a própria bastonária. Por esses quilómetros recebeu quase 6200 euros da Ordem (Laurentina Pedroso não chegou aos 5500).
Mas também há registo de cheques-prenda no El Corte Inglés e no Continente, com respectiva data e número, que, ao todo, somam quase 10 mil euros - alguns dos quais poderão ter um valor unitário de 2500 euros.
Há ainda gastos em gabinetes de estética (um conta de 40 euros), refeições individuais, portagens. Tudo isto faz parte do relatório ainda sob análise.
Mas há outras questões que nunca mereceram uma explicação clara. Por exemplo, o projecto “Cliente Mistério”. O projecto serviria, segundo a bastonária, para avaliar situações de “usurpação de funções” de farmácias aos médicos veterinários. Custou mais de 14.600 euros mas os resultados nunca foram conhecidos. Como aconteceu com outro projecto, o “cheque-solidário”, uma iniciativa já de 2014, que contava com verbas autárquicas para garantir cuidados veterinários a animais de famílias carenciadas.
Auditorias anuais abertas
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HOJE NO
"i"
Médicos veterinários.
Ordem poderá ter dado prendas
de 2500 euros
Durante o ano de 2013, a bastonária da Ordem dos
Médicos Veterinários e o Tesoureiro da instituição percorreram, em
conjunto, 46580 quilómetros, e receberam 11.645 euros por essas
deslocações em nome da Ordem. Esta é uma das parcelas das contas de 2013
que suscitaram dúvidas ao autor da queixa apresentada junto do
Ministério Público (MP) em Janeiro deste ano, e que já levou a uma
investigação da Polícia Judiciária.
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SERÁ ALVISSAREIRA? |
O levantamento inclui todo o tipo de despesas: de facturas de pastelaria e restaurantes a cheques-prenda, passando por portagens e outras despesas.
Uma das dúvidas prende-se com o pagamento das deslocações. O tesoureiro, José Prazeres, terá feito quase 24.700 quilómetros, mais três mil que a própria bastonária. Por esses quilómetros recebeu quase 6200 euros da Ordem (Laurentina Pedroso não chegou aos 5500).
Mas também há registo de cheques-prenda no El Corte Inglés e no Continente, com respectiva data e número, que, ao todo, somam quase 10 mil euros - alguns dos quais poderão ter um valor unitário de 2500 euros.
Há ainda gastos em gabinetes de estética (um conta de 40 euros), refeições individuais, portagens. Tudo isto faz parte do relatório ainda sob análise.
Mas há outras questões que nunca mereceram uma explicação clara. Por exemplo, o projecto “Cliente Mistério”. O projecto serviria, segundo a bastonária, para avaliar situações de “usurpação de funções” de farmácias aos médicos veterinários. Custou mais de 14.600 euros mas os resultados nunca foram conhecidos. Como aconteceu com outro projecto, o “cheque-solidário”, uma iniciativa já de 2014, que contava com verbas autárquicas para garantir cuidados veterinários a animais de famílias carenciadas.
Auditorias anuais abertas
A polémica passa ao lado de Jorge Cid, o novo bastonário da OMV que
venceu Laurentina Pedroso nas eleições de dia 12 de Dezembro. O médico
veterinário diz que não tinha informação sobre irregularidades nas
contas da Ordem e que foi apanhado de surpresa com a notícia do i onde
se dava de uma investigação em curso.
Ainda sem data para a tomada de posse, Jorge Cid garante que não vai
assumir funções com ideias pré-concebidas a este respeito. “As pessoas
são sérias até prova em contrário”, diz.
No seu mandato, o futuro bastonário fará a defesa dos princípios de
“rigor e transparência”. Por isso mesmo, “todos os anos as contas serão
auditadas e estarão disponíveis para consulta sempre que tal for
solicitado” pelos membros da OMV, garante o médico veterinário.
Jorge Cid quer implementar algo que já constava no seu programa: um
limite de custos para as despesas realizadas em nome da Ordem, que terão
sempre de ser “devidamente justificadas e documentadas”.
* O exemplo vem de cima, se tínhamos um ministro que recebia 7% de comissão nos vistos gold e mais uns quantos titulares de topo com semelhantes alvíssaras, o caso da bastonária não espanta ninguém.
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HOJE NO
"A BOLA"
ONU
Guterres responde a Donald Trump
O Alto-comissário da ONU para os Refugiados, António
Guterres, disse, esta segunda-feira que todos «aqueles que rejeitem os
refugiados sírios, principalmente se forem muçulmanos, tornam-se nos
melhores aliados da propaganda e do recrutamento dos grupos
extremistas».
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O discurso de Guterres é a resposta ao candidato
republicano, Donald Trump, na corrida às presidenciais norte-americanas,
que sugeriu que fosse bloqueada a entrada a muçulmanos nos Estados
Unidos.
De acordo com o The Guardian, António Guterres lembrou que mais de 4,3 milhões de sírios já fugiram do país, que é fustigado pela guerra civil desde 2011, e que essas pessoas, que são vítimas do conflito, não podem ser culpadas pelos atos terroristas.
De acordo com o The Guardian, António Guterres lembrou que mais de 4,3 milhões de sírios já fugiram do país, que é fustigado pela guerra civil desde 2011, e que essas pessoas, que são vítimas do conflito, não podem ser culpadas pelos atos terroristas.
* Nem outras palavras se poderiam esperar de Guterres.
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HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS
DA MADEIRA"
Morreu Madame Claude, a proxeneta
mais conhecida de França
A proxeneta mais famosa de França, Fernande Grudet,
conhecida como Madame Claude e que, nas décadas de 1960 e 1970, geria
uma rede de prostituição que servia políticos, altos funcionários e
artistas, morreu sábado em Nice, noticiou a AFP.
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De acordo com a agência noticiosa France Presse, Fernande Grudet, que faleceu com 92 anos, viveu a última década e meia naquela localidade mediterrânica, tendo permanecido hospitalizada nos últimos dois anos.
Nascida em Angers, no oeste de França, Madame Claude liderou, durante cerca de duas décadas, uma rede com 500 mulheres e alguns homens que se prostituíam por entre 1.500 e 2.300 euros por noite, ficando ela com 30% do ganho, a título de comissão.
Fernande Grudet instalou-se no distrito XVI da capital francesa e, segundo o diário The Huffington Post, nunca revelou a identidade dos seus clientes.
Em 1970, acossada pelas Finanças, que lhe exigiam 11 milhões de francos de impostos, a mulher que dizia não forçar ninguém a trabalhar para ela refugiou-se nos Estados Unidos.
Ao regressar a França, em 1985, convencida de que o seu processo havia prescrito, foi detida, passando quatro meses na prisão.
Reconquistada a liberdade, Madame Claude reativou o negócio, o que lhe valeu, em 1992, uma nova estada no cárcere, sob a acusação de "proxenetismo agravado".
Após esta detenção, Fernande Grudet retirou-se, sozinha, para um pequeno apartamento na Côte d'Azur.
* Claro que a senhora nunca obrigou ninguém a prostituir-se, tal como o BPN, BPP, BES e BANIF nunca obrigaram ninguém a depositar lá o dinheiro, mas também é uma espécie de proxenetismo.
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De acordo com a agência noticiosa France Presse, Fernande Grudet, que faleceu com 92 anos, viveu a última década e meia naquela localidade mediterrânica, tendo permanecido hospitalizada nos últimos dois anos.
Nascida em Angers, no oeste de França, Madame Claude liderou, durante cerca de duas décadas, uma rede com 500 mulheres e alguns homens que se prostituíam por entre 1.500 e 2.300 euros por noite, ficando ela com 30% do ganho, a título de comissão.
Fernande Grudet instalou-se no distrito XVI da capital francesa e, segundo o diário The Huffington Post, nunca revelou a identidade dos seus clientes.
Em 1970, acossada pelas Finanças, que lhe exigiam 11 milhões de francos de impostos, a mulher que dizia não forçar ninguém a trabalhar para ela refugiou-se nos Estados Unidos.
Ao regressar a França, em 1985, convencida de que o seu processo havia prescrito, foi detida, passando quatro meses na prisão.
Reconquistada a liberdade, Madame Claude reativou o negócio, o que lhe valeu, em 1992, uma nova estada no cárcere, sob a acusação de "proxenetismo agravado".
Após esta detenção, Fernande Grudet retirou-se, sozinha, para um pequeno apartamento na Côte d'Azur.
* Claro que a senhora nunca obrigou ninguém a prostituir-se, tal como o BPN, BPP, BES e BANIF nunca obrigaram ninguém a depositar lá o dinheiro, mas também é uma espécie de proxenetismo.
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HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"
UTAO:
Bruxelas pode dar a Portugal mais
um ano para cumprir défice de 3%
Portugal não deverá abandonar este ano o Procedimento por Défices
Excessivos, em resultado do impacto da venda do Banif no défice. No
entanto, a Comissão Europeia pode dar a Portugal mais um ano para sair
daquele procedimento, diz a UTAO, no relatório de análise ao Orçamento
rectificativo, a que o Económico teve acesso.
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"Caso se venha a apurar que o não cumprimento daquele prazo resultou
da ajuda ao sector financeiro, o país poderá beneficiar de uma extensão
do prazo para a correcção do défice excessivo previsivelmente por um
ano, adiando o encerramento do Procedimento por Défices Excessivos",
lê-se no relatório que já foi distribuído aos deputados.
De acordo com os cálculos da UTAO, o apoio público para a
viabilização da venda do Banif ao Santander terá um impacto negativo no
défice deste ano de 1,25 pontos percentuais do PIB.
Este impacto pode ser maior, por exemplo, se for registado este ano a
perda de 125 milhões de euros (0,1 pontos percentuais do PIB) pelo não
pagamento da última tranche do empréstimo de 400 milhões de euros feito
no início de 2013.
Assim, o défice deste ano deverá ficar "claramente" acima do limite
de 3% do PIB definido no Procedimento por Défices Excessivos. O anterior
Governo tinha previsto um défice de 2,7% este ano, mas o Executivo de
António Costa já disse que o défice não ficará nesse patamar,
comprometendo-se a fazer tudo para que o défice ficasse abaixo de 3%.
Tendo em conta o impacto do Banif, o défice ficará sempre acima de 4% do PIB.
No relatório, os técnicos do Parlamento referem que as regras
europeias estabelecem que, "se não for possível a um país corrigir o seu
défice excessivo dentro do prazo acordado em resultado do apoio ao
sector financeiro, é considerada no âmbito do procedimento dos défices
excessivos a possibilidade de extensão do prazo por um ano".
E acrescentam que esta regra foi "particularmente relevante no
contexto do debate que ocorreu em 2013 e 2014 acerca da prorrogação dos
prazos para o encerramento do défice excessivo em alguns países".
As regras europeias definem pré-requisitos para o adiamento do prazo:
"a ocorrência de um acontecimento económico adverso e imprevisto com
impacto desfavorável nas finanças públicas" e "o estado-membro ter
tomado as "medidas eficazes" requeridas, tendo por base os esforços de
ajustamento estrutural anual".
No entanto, os técnicos do Parlamento deixam um alerta: "é importante
salientar que quando se avalia a questão da revogação do PDE o apoio ao
sector financeiro não é excluído, uma vez que essa avaliação se baseia
no défice global nominal, o qual não é ajustado do apoio ao sector
financeiro".
Os técnicos da UTAO estima em 1,66 pontos percentuais do PIB o
impacto da venda do Banif na dívida pública. O impacto no rácio da
dívida explica-se pelo aumento do défice (1,25 pontos percentuais) e
pela emissão de obrigações pelo veículo de gestão de activos, a
Navigest, que vale 0,41 pontos percentuais do PIB (0,23 pontos
percentuais do PIB associadas à transferência de activos problemáticos
do Banif e 0,18 pontos percentuais do PIB para cobrir variações do valor
dos activos transferidos para o Santander).
* A situação é mesmo uma desgraceira, vamos ver se os pacóvios que votaram na PàF voltam a votar em quem lhes deu esta maravilhosa prenda de natal.
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