09/12/2015

.


HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS

PCP quer ministro 
a explicar "saque" na TAP

O deputado comunista Bruno Dias denunciou, esta quarta-feira, que o alegado investimento estrangeiro na TAP está, na verdade, a ser "espremido da própria" companhia aérea. "É um saque", disse, anunciando um pedido de audição do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, no Parlamento, sobre o assunto. 
.
ESPERTO BUÉ
"Há dias, Fernando Pinto, "gestor público-privado" da TAP dizia que o consórcio tinha colocado 180 milhões de euros na companhia. Não explicou que o dinheiro vem dos credores da TAP, que já eram e continuam a ser credores da TAP, mas desta vez com garantias do Estado, que sempre foram negadas à TAP pública", disse Bruno Dias, após aludir à venda dos edifícios da companhia no aeroporto de Lisboa e à possibilidade de a TAP subcontratar "com "low costs" voos nacionais".

"É esta a TAP mais forte que nos prometeram!" sublinhou, referindo que "o processo que foi levado a cabo tem a agravante de ter sido conduzido em flagrante violação da lei e da Constituição".

Segundo Bruno Dias, o Estado, ao assumir a dívida da empresa "que ascenderá a 766,7 milhões de euros de dívida contingente, ao contrário do estipulado no caderno de encargos", alterou "materialmente as condições do concurso, já em fase de venda direta, em menos de 24 horas, sem autorização da Assembleia da República e sem qualquer controlo prévio".

Perante este isto, o PCP anunciou que vai apresentar na Comissão de Economia a proposta para que o ministro das Infraestruturas, Pedro Marques, seja ouvido sobre as condições existentes que possam "anular e reverter esta privatização".

* O sr. Fernando Pinto é mais esperto que todos os ministros do governo anterior no seu conjunto, manobrou, politicou, sempre pela "surrelfa" até que os vendilhões do país assinaram, só não sabemos das alvíssaras, mas vão aparecer.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário